Porque motivo as actualizações da Xbox One são tão lentas?

Para um utilizador Xbox elas podem parecer normais. Mas para quem também possui uma PS4, elas são desesperantes!

Como tudo na vida as coisas são relativas. E o que pode parecer normal rapidamente fica anormal quando comparado com outras situações semelhantes.

Tal é o caso das actualizações da Xbox, que demoram largos minutos… mas largos, largos minutos! Mas se isso pode parecer normal para muitos, quando comparamos com a PS4, esse tempo fica difícil de explicar.

O video que se segue mostra as diferenças de tempo requeridos para actualizar a consola da Microsoft, e a consola da Sony. Convêm notar que no tempo usado pela Xbox inclui-se o download do ficheiro, algo que não acontece na PS4. No entanto o download não demora mais do que 50 segundos, e o video… demora mais de 19 minutos!

Basicamente a actualização da PS4 demora 2m 30 segundos. A da Xbox One demora mais de 18m.



Eis o video:

Qual o motivo desta tão grande diferença?

Apesar de os firmwares usados possuírem tamanhos diferentes (325 MB na PS4 e 384 MB na Xbox One), a diferença não é a causa.

A forma como se realizam os updates é um dos factores da diferença!

Basicamente a PS4 descarrega o seu firmware e instala-o. Em caso de falha torna-se necessário descarregar novamente o firmware usando um PC, colocando-se o mesmo numa PEN, e forçando a sua re-instalação.

Já na Xbox, apesar de esta consola estar intimamente ligada ao PC, a Microsoft resolveu não contar com a ajuda dele. Daí que a consola faz um backup da EPROM que contêm o firmware antes de instalar a nova versão, permitindo a recuperação sem recurso ao PC caso a atualização falhe.

Esta EPROM possui uma dimensão de 4GB, o que requer que 4GB sejam escritos no disco antes de se proceder. Estes 4GB são um dos responsáveis pela grande diferença de tempo, apesar de não explicarem tudo uma vez que muitos jogos que escrevem muitos mais GB demorarem menos de 18m a instalar.

Basicamente, mesmo com a diferença em causa, o tempo que demora a actualizar a consola é difícil de ser explicado. Com um disco SATA II a 5400 rpm que deveria ser capaz de velocidades de escrita de 80 MB/s (ver as velocidades do Samsung Spinpoint M8 HN-M500MBB ), este tempo não se explica, mas mesmo que este se ficasse por um pouco menos, como pelos 70 MB/s, este ficheiro não deveria demorar mais de 1m (58s) a criar.

Nota: As consolas usadas são uma PS4 Pro e uma XBox One S. Mas o tempo de atualização é basicamente o mesmo com a PS4 e Xbox One bases!



Posts Relacionados