Porque motivo as actualizações da Xbox One são tão lentas?

Para um utilizador Xbox elas podem parecer normais. Mas para quem também possui uma PS4, elas são desesperantes!

Como tudo na vida as coisas são relativas. E o que pode parecer normal rapidamente fica anormal quando comparado com outras situações semelhantes.

Tal é o caso das actualizações da Xbox, que demoram largos minutos… mas largos, largos minutos! Mas se isso pode parecer normal para muitos, quando comparamos com a PS4, esse tempo fica difícil de explicar.

O video que se segue mostra as diferenças de tempo requeridos para actualizar a consola da Microsoft, e a consola da Sony. Convêm notar que no tempo usado pela Xbox inclui-se o download do ficheiro, algo que não acontece na PS4. No entanto o download não demora mais do que 50 segundos, e o video… demora mais de 19 minutos!

Basicamente a actualização da PS4 demora 2m 30 segundos. A da Xbox One demora mais de 18m.



Eis o video:

Qual o motivo desta tão grande diferença?

Apesar de os firmwares usados possuírem tamanhos diferentes (325 MB na PS4 e 384 MB na Xbox One), a diferença não é a causa.

A forma como se realizam os updates é um dos factores da diferença!

Basicamente a PS4 descarrega o seu firmware e instala-o. Em caso de falha torna-se necessário descarregar novamente o firmware usando um PC, colocando-se o mesmo numa PEN, e forçando a sua re-instalação.

Já na Xbox, apesar de esta consola estar intimamente ligada ao PC, a Microsoft resolveu não contar com a ajuda dele. Daí que a consola faz um backup da EPROM que contêm o firmware antes de instalar a nova versão, permitindo a recuperação sem recurso ao PC caso a atualização falhe.

Esta EPROM possui uma dimensão de 4GB, o que requer que 4GB sejam escritos no disco antes de se proceder. Estes 4GB são um dos responsáveis pela grande diferença de tempo, apesar de não explicarem tudo uma vez que muitos jogos que escrevem muitos mais GB demorarem menos de 18m a instalar.

Basicamente, mesmo com a diferença em causa, o tempo que demora a actualizar a consola é difícil de ser explicado. Com um disco SATA II a 5400 rpm que deveria ser capaz de velocidades de escrita de 80 MB/s (ver as velocidades do Samsung Spinpoint M8 HN-M500MBB ), este tempo não se explica, mas mesmo que este se ficasse por um pouco menos, como pelos 70 MB/s, este ficheiro não deveria demorar mais de 1m (58s) a criar.

Nota: As consolas usadas são uma PS4 Pro e uma XBox One S. Mas o tempo de atualização é basicamente o mesmo com a PS4 e Xbox One bases!



Posts Relacionados

Readers Comments (34)

  1. Teria algo a ver com a instalação de jogos também, nunca entendi que mesmo sendo em mídia física.

  2. Interessante… Sabia que no Xbox demorava mais, mas não sabia porque.
    Como tudo que tem uma segurança “BackUp” sempre deixa as coisas mais lentas.

  3. Demora muito mesmo, neste exato momento estou atualizando o One da minha sobrinha, e como o console estava em uma versão da firm bem antiga me foi solicitado baixar 3.5gb, comecei lá pelas 9:30 a até o presente momento desta msg nada ainda, um parto de demorado.
    O curioso é que pra update e instalação de jogos digitais a velocidade é top, mas quando é update do sistema?

  4. Por que primeiro o Xbox One faz um backup da imagem do sistema na memória Flash e segundo por que certamente o sistema operacional do Xbox é um bocado mais complexo que o firmware do PS4.
    Convém lembrar que o console não faz atualização de firmware todo dia e geralmente as taxas de download de games no Xbox One costumam ser bem mais rápidas que o do PS4. Enquanto dificilmente é possível baixar um game a mais de 40Mbps no PS4, é comum fazer o mesmo a 70-80mbps ou até mais no Xbox One.

    • Falou tudo Fernando! Isso ninguém fala.

      • Eu falei, pra baixar update de jogos e digitais a velocidade é top, mas quando é o update do SO, putz qualquer arquivo de 400mb demora demais, isso não é incompreensível.

    • Não explicaste nada Fernando! E até fugiste ao tema!
      A complexidade do sistema operativo não tem nada a ver com o caso. Estamos a falar de uma escrita para uma EPROM… Nada mais!
      Gravar numa PEN 10 GB de Windows ou um ficheiro de texto com anedotas de 10 GB é a mesma coisa. São 10 GB e a complexidade do gravado não vem ao caso!
      A diferença, e o artigo refere, é que a Xbox One faz o backup da EPROM, ao passo que a PS4 não! É um ficheiro de 4GB! E isso diz-se no artigo!
      Agora, o disco da PS4/ Xbox é capaz de escrever e ler a pelo menos 70 MB/s, e isso quer dizer que escrever 4 GB é algo que demora 58 segundos!
      Vamos aceitar que demora 5 vezes mais… são 5 minutos!
      Sem contar com downloads, a instalação demora mais de 18 minutos na Xbox. Na PS4 demora 2m 30 s!

      Agora falas-me de velocidade de download… E isso nada tem a ver com a consola, mas sim com a rede. Que ninguem nega ser melhor na Xbox! Mas que aqui não é o assunto em causa.
      O assunto é a atualização ser mais de 7x mais lenta, um problema que se repete na instalação dos jogos e na execução dos mesmos.
      https://www.youtube.com/watch?v=vWbm15XSoxA
      O disco debita mais ou menos o mesmo em ambas… logo há sub-aproveitamento de qualquer coisa em qualquer sitio!

      • Fora que também não sei qual console faz atualização de firmware todo dia, gostaria de saber qual é.

      • Me desculpe Mário,mas penso que o video em questão só teria validade se o USER colocasse os dados de velocidade da rede usado nos dois aparelhos,pois sem estes dados fica muito difícil avaliar se não há predisposição para uma plataforma em questão
        Sei que meu Xbox é um pouco mais lento em comparação ao meu PS4,mas não demora na mesma proporção deste video pelo que me recorde,até acho ele(XBOX) bem rápido,minha net aqui é de 10M o que para mim esta muito bom.Mas acho eu que a Mic deixou nestas condições o sistema mais segura caso ocorra problemas.

        • Ewerton… Esquece a rede. Após o download a Xbox demora quase 18 minutos a escrever o firmware e re-iniciar pronta para funcionar.
          E no vídeo do comentário a rede não tem, ou pelo menos deveria ter nada a ver pois estamos a falar de arranques basicos de software. Mais ainda neste segundo vídeo, as consolas estão no mesmo local, usando a mesma rede.
          Quanto às segurança do sistema, nem a discuto. Eu concordo com isso. A questão que continuo a por é: Mesmo com uma escrita de 4GB, como se explica 18m?

  5. É verdade mesmo, no PS4 tudo funciona de forma primorosa. Se algo não funciona como deveria não é culpa do console ou da Sony.
    Não tem comparação!

    • Phil Spencer, máximo responsável pela divisão Xbox, reconheceu que os tempos de instalação na Xbox One deixam muito a desejar e que a Microsoft tem actualmente como máxima prioridade resolver esse problema.

      Numa entrevista com o IGN, Spencer contou que, “A mudança de ter de lidar com um estado desconectado significou que todo o fluxo de códigos de instalação não foi tão perfeito como devia”. De relembrar que a Xbox One originalmente foi desenhada para permanecer sempre conectada, mas a comunidade não viu com bons olhos essa ideia e a Microsoft acabou por descartá-la.

      “Será que existem razões de sistema por detrás disto? O nosso disco tem a mesma velocidade que o da PS4, e mover coisas para a memória demora o mesmo tempo; as velocidades dos discos rígidos são praticamente as mesmas, por isso o que é que se está a passar?” disse ele.

      “Estou a recolher dados. Quero que os tempos de instalação estejam ao melhor nível para que as pessoas possam começar a jogar tão rápido quanto possível. Isso está no topo das minhas prioridades,” concluiu Spencer.

    • Pelo visto, para você, uma imagem não vale mais que mil palavras.

      Aqui não está questionando que um sistema é melhor que outro, mas questiona que produtos com parâmetros semelhantes possuem uma discrepância enorme para fazer o mesmo trabalho, no caso a atualização do sistema. Na instalação de jogos é a mesma coisa.

      Não assisti o vídeo para comprovar que isto é uma realidade pois possuo os 2 aparelhos e noto que há a demora no caso do One.

      Mas para quem duvida do vídeo pode ter esta experiência nos próximos dias. O PS4 terá um grande update à vista, a 5.0 e o One pelo visto terá também, já que foi noticiado que a dash terá uma alteração.

      @Ewertontenho uma internet de 50MB, claro que não recebo em casa esta velocidade de transferência que deve ser entre 35 e 45MB, mas mesmo assim presencio a demora. Se formos ver os dados de rede de cada console aí que o PS4 teria mais vantagem porque os dados apresentados por ele são sempre inferiores aos do One.

  6. PS4 multi tarefa? Como se ao tentar abrir outro aplicativo ele pede para fechar o que está rodando.
    Só se for no papel!

    • 1- Fazer o download de um jogo em segundo plano é multi tarefa;

      2- Escutar música Spotify enquanto joga é multi tarefa;

      3- Gravar 10 ou mais minutos gameplay do seu jogo é multi tarefa;

      4- Realizar o stream do seu jogo é multi tarefa;

      5- Jogar enquanto esta numa party é multi tarefa;

      6- Enviar e receber mensagens enquanto joga é multi tarefa.

      Com esses exemplos a multi tarefa ainda está no papel?

    • Muitos tem uma definição errada do que é a multi tarefa e acham que é ter 2 ou mais aplicativos rodando ao mesmo tempo.

      Multi tarefa tem como sua rápida definição de ter 2 ou mais processos rodando ao mesmo tempo. Embora em alguns sistemas use o paralelismo, que alterna rapidamente a execução dos processos dando a impressão de multi tarefa.

      Será que os 8 núcleos da CPU do PS4 são somente para rodar o jogo e nenhum aplicativo ou processo a mais? Pense nisso.

      Há professores que dão a definição de programas, que são processos em execução e alocados em posição de memória, ou seja ocupando-as.
      Se o One permite que 2 aplicativos sejam executados ao mesmo tempo ao meu ver está desperdiçando espaço em memória. No vídeo que vi (citando 7 coisas que o PS4 perde para o One) chegam a citar que deixam o Netflix e um jogo rodando ao mesmo tempo no One, se é verdade não sei e nem irei testar pois não vejo sentido deixar 2 aplicações que utilizam recursos de áudio e vídeo rodando ao mesmo tempo.

  7. Boa tarde, eu acompanho o PC Manias já tem um bom tempo mas não escrevo.
    Sempre vejo o Site Imparcial escreve as analises e artigos da forma que tem que ser.
    Algumas pessoas se machucam com algumas verdades ou parecem que não tem personalidade própria por deixar afetar com o que os outros pensam.
    Eu tenho Xbox One, meus amigos estão no Xbox One, gosto dos exclusivos, sendo que alguns ainda não terminei como Dead Rising 4 e Forza Horizon 3, encontro partidas cheias no BF1 e Overwatch.
    O que me falta é tempo para poder jogar mais, então em hipótese nenhuma cogito em pegar um PS4 ou Nintendo porque me falta tempo.

    Quando escuto alguém falando algo do Xbox pouco me importa se é bem ou mal, não vai mudar em nada, falando bem vou ter que continuar comprando os jogos porque a Microsoft nunca me deu nada, se alguém fala mal pouco me importa também opiniões dos outros não fere e não muda a minha ideologia que o Xbox está bom para o que eu procuro.

    Vídeo Game é um “brinquedo” de luxo para ficar disputando qual é o melhor, cada um deveria saber pra si mesmo qual é o melhor e não se importar com os outros, mas também não ser cego, Kinect é um periférico que eu nunca usei, totalmente dispensável não tem o porque eu defender algo extremamente inútil.

    Mas o pior de tudo e nós consumidores deixar as empresas fazer acordos que está ferindo nosso bolso, nossa experiencia como jogador.
    Destiny eu adoro, vou comprar o Destiny 2 , mas é totalmente errado ter armas, conteúdo dentro do jogo somente para o Playstation 4, eu quero a experiencia completa também vou pagar o preço cheio do jogo, e eles estão tirando de mim uma parte do jogo somente porque estou em outra plataforma? Isso não pode existir o jogo é multiplataforma não é exclusivo, eu não me conformo de nós jogadores aceitarem isso.
    Ficar discutindo qual plataforma é a melhor enquanto isso as empresas fazem acordo para tirar a experiencia de uma parte do jogo de alguns..

    O pior de tudo que alguns não todos os idiotas me desculpa a palavra acha legal essa atitude somente porque tem a plataforma que vai ter todo o conteúdo, mas pode ser contrario em algum outro jogo e ai como fica?
    Contratos deveria somente poder fazer a propaganda do jogo e Bundle somente isso, não tirar conteúdo.

    Call of Duty vai sair a Beta primeiro no PS4 depois no Xbox, isso é ridículo, eles estão pensando no dinheiro e não em nós, essas coisas nunca existiram e eu não me conformo de preferirem brigar um com os outros no lugar de se unir e acabar com essa palhaçada.
    Assassins Creed vai ter conteúdo exclusivo para Xbox e quem jogo no PS4 é ridículo não ter sendo que vai pagar o mesmo preço.

    Eu sou Gamer, hoje em dia me falta tempo porque tenho trabalho, namorada, contas para pagar uma vida, mas já tive muitos consoles, Atari, Mega Drive, Super Nintendo, Nintendo 64, Playstation, 1, 2 entre outros.

    Nunca foi desse jeito, mas infelizmente as pessoas preferem ficar brigando para ver qual tem alguns frames a mais ou um pouco de resolução, do que ver que as empresas estão roubando nosso dinheiro, posso estar errado, mas se eu pago por um jogo o mesmo preço que um amigo paga que joga em outra plataforma, e ele tem mais conteúdo, na minha concepção estou sendo roubado, enganado.

    Desculpa o desabafo.

    È que eu vejo você sempre sendo imparcial, nos artigos, e as pessoas sempre leva como uma afronta para algo que é verdade, do que querer mudar algo que está tudo errado.

    • Boa tarde Gustavo.
      Deixa que te diga que após ler o teu comentário te achei um caso raro nos dias que correm.
      Na falta de palavras melhores diria que és um Gamer e uma pessoa com personalidade. Gostas de jogos e tens uma preferência que é tua por direito. Mas nem por isso deixas de ver as coisas como elas são.
      E este tipo de comentários são atualmente raros.
      Posso-te garantir que nunca escrevi aqui algo com a intenção de denegrir ou manchar a imagem de seja que consola for. Assim como sempre tentei não passar uma imagem que defenda seja que consola for.
      No entanto isso é complexo, especialmente quando se pretende ter uma página que pretende informar. E torna-se dificil dizer as coisas sem passar a imagem que o lado que está por cima está a ser beneficiado e/ou que o que está por baixo está a ser denegrido. As pessoas veem as coisas preto ou branco, esquecendo que há tons de cinza, e que o branco mais branco pode ser escuro se mudarmos a escala de cores.
      As coisas tem um contexto, e as pessoas tem tendência a fugir dele. Ainda recentemente se falou do excessivo tempo que a Xbox leva a fazer atualizações de firmware e já havia quem achasse que se estava a comparar as redes ou as consolas, dizendo-se mal de algo.
      Tenho uma Xbox One… comprei-a porque quis… e ainda a tenho! Não, não sou maluco! Não a tenho para ocupar espaço. Uso-a. Não mais e nem menos que as outras (talvez menos ultimamente pois não tem havido jogos exclusivos), mas não pretendo desfazer-me dela pois é uma excelente consola.
      Agora as coisas são o que são, e o mercado está como está. Ao contrário do que muitos pensam, que as coisas estão assim por causa dos media, é ao contrário. Os media apenas relatam os motivos pelo qual o mercado está como está. As pessoas é que distorcem a coisa porque dessa forma ficam mais felizes e tem argumentos para se enganarem a si mesmas.
      Agradeço por isso o comentário. A PCManias existe para informar! Evito publicidades e outros fatores que possam alterar a minha parcialidade. E aqui digo o que acho conforme analiso as coisas.
      Quem gosta gosta… quem não gosta não gosta! Mas como refiro, não é por não gostarem que a realidade se altera!

    • Gustavo, parabéns pelo excelente comentário. Também não entendo como alguém pode se doer por algo assim. Quando a gente está jogando nem lembramos de nada dessa besteira.
      Antigamente as seções de comentários eram um espaço cheio de discussão inteligente, e hoje tenho que garimpar alguma coisa no meio de tanta bobagem.

      Mas tudo isso é em parte culpa inclusive dos sites, que as vezes criam títulos que já estimulam a guerra entre esses grupos, pois querem audiência, não importa a qualidade dos comentários.

  8. Mário,

    Sinceramente, não discordo da sua opinião, mas que existe um VIÉS, existe! Basta ver o numero de matérias direcionada para a console da Sony, se bem que o mercado local é massivamente PS4, e quanto a isso, torna-se natural mais publisher do console da Sony, que da Microsoft. Confesso que antes de conhecer o PCmanias, andava triste com sites que postavam informações acerca do mundo dos games, agora não consigo ficar sem acessar, até porque o que colocas (opiniões pessoais) é correto e verdadeiro. Abraço

  9. Nem sabia que demorava tanto tempo pois deixo o console com as atualizações automáticas ativadas, então normalmente ele faz o processo de atualização durante a noite e ao ligar ele está sempre atualizado.

    • Eu tambem a tinha assim… mas após uma das últimas atualizações quando acordava a consola ela perdia a ligação à rede e era obrigado a desencaixar o cabo e voltar a ligar para ela re-detectar.
      Desde essa altura coloquei normal, mas estou-me agora a queixar do enorme tempo de boot que antes não existia.

Os comentarios estao fechados.