Porque motivo chamar PSX à primeira Playstation é errado.

Ao longo dos tempos generalizou-se o uso do termo PSX quando se fala da Playstation 1. Mas esse é um termo erróneo que nem sequer deveria ser utilizado e poucos saberão o porque!

Uma pesquisa por PSX no Google rapidamente dá a perceber a realidade. PSX é o nome genericamente associado à primeira Playstation, a Playstation 1, ou PSOne.

Mas porque motivo é errado o uso no nome PSX?

Certamente não terá a ver com o X e a possibilidade de este ser confundido com o numeral romano X que significa 10, ou terá? Claro que não!

O verdadeiro problema em se chamar PSX à Playstation 1 poderá ser visto nas fotos que se seguem:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Isto é a Playstation 1/PSOne na sua versão original:

PS1

Isto é a PSX:

PSX

As diferenças? A PS1 foi lançada e, 1994 e foi efectivamente a primeira consola da Sony. Foi redesenhada em 2000 com o lançamento da PS2.

A PSX, ou Playstation X foi lançada em 2003, ou seja três anos depois do lançamento da Playstation 2, e é para todos os efeitos uma consola Playstation 2.

A consola era uma extensão da Playstation 2 e igualmente um video digital com capacidades de gravação (incluindo DVD+RW) e um controlo por infravermelhos. Possuía capacidade de ligação por S-Video, video composto ou RF e possuía sintonizador de TV interno.

Podia igualmente ser linkada com a PSP para a transferência de videos e musica pelas portas USB e tinha capacidades de edição video, audio e imagem.

Curiosamente, e ao contrário do que muitas pessoas julgam, foi a primeira consola da Sony a usar o XrossMediaBar, o interface gráfico da Sony que seria usado mais tarde na PSP, na Playstation 3 e nas Sony Bravia pós 2008.

A consola possuía retro-compatibilidade com a Playstation 1 e ligação à internet.

Como se pode ver, PSX e PSOne/PS1 são coisas bem distintas. Mas talvez devido ao popular emulador de Playstation 1 que resolveu usar o nome PSX a confusão gerou-se. E depois é triste ver sites como o Games Radar a não saberem distinguir as coisas.

Publicidade

Posts Relacionados