Porque motivos achamos que a notícia da Playstation 4.5 é completamente falsa

Há vários motivos que nos levam a pensar essa situação. E vamos expor todos de seguida.

Recentemente o website Kotaku anunciou que teria recebido informações obtidas a partir de vários criadores de software, de que a Sony estaria a preparar aquilo que seria uma PS4 4.5.

Muito resumidamente, e reduzindo um largo texto a algumas palavras, esta consola, possuiria um GPU melhorado e seria capaz de executar todo o tipo de operações a 4K, incluindo jogos!

A notícia foi, naturalmente, muito badalada em todos os media, bem como em diversos foruns, tornando-se no tópico do momento. Verdade? Ou mentira? Não sabemos dizer, mas no entanto temos uma opinião, e vamos explicar de seguida o porquê da mesma:

Facto 1 – Sony e Microsoft sempre planearam uma versão da consola com suporte 4K

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Desde o lançamento da PS4 e da Xbox One que Sony e Microsoft nunca esconderam que teriam em estudo, mais cedo ou mais tarde, lançar uma revisão da consola com suporte 4K.  No entanto há que não confundir este suporte com suporte a jogos em 4K, pois na realidade o que estamos a falar é do suporte da leitura e reprodução do novo formato video 4K. – Fonte

Em novembro de 2013, altura em que as consolas foram lançadas, as especificações para o hardware capaz de reproduzir conteúdo com bitrates ao nível da qualidade blu-ray, em 4K, não estavam ainda definidos. Esta situação arrastou-se por 2014 e mesmo algumas TVs vendidas em inícios de 2015 e anunciadas como 4K, por esse motivo sofrerão enormes restrições na reprodução de conteúdo Ultra HD. – Fonte

O problema desses televisores, tal como o da Xbox One e PS4 é estarem equipadas com saidas HDMI 1.4c, um formato com uma largura de banda que limita em filmes a reprodução 4K, a 24 fotogramas por segundo (ver), e sem capacidade do uso do novo modelo HDR de cores. Há igualmente mais limitações nas consolas, mas para o caso, esta é suficiente para o que pretendemos.

Para uma reprodução a 4K 60 fps com a palete de cores alargada, algo previsto na norma, torna-se necessária uma saida HDMI 2.0, mas no entanto, para garantir compatibilidade com o futuro dadas as protecções que serão inseridas neste formato, e que requerem largura de banda extra, torna-se necessário um HDMI 2.2.

Apesar de tanto Xbox One como PS4 possuirem capacidade mais do que suficiente para descodificar e reproduzir o novo formato 4K, estão limitadas pela sua porta HDMI.

Resumindo, apesar de as consolas atuais poderem reproduzir conteúdo video 4K, tal será sempre com limitações, e daí que tenha sempre sido ponderada uma revisão ao hardware das consolas que permitisse suprimir esta restrição.

É nossa crença clara que a notícia do Kotaku se baseia nesta realidade, criando uma confusão tremenda e lançando boatos onde eles não existem.

Facto 2 – O Kotaku não é especializado em hardware ou especificações técnicas

Mesmo reconhecendo a qualidade do website Kotaku, há que referir uma realidade: o mesmo é gerido por entusiastas de videojogos que pouco ou nada percebem de especificações técnicas, e são poucos ou nenhuns os artigos deste website que façam qualquer referência às mesmas.

Apesar de atualmente o artigo presente no website, e que dá conta da notícia, ter sofrido alterações, o mesmo ainda agora contêm imprecisões inexplicáveis e que revelam total desconhecimento das especificações técnicas das atuais consolas ou dos formatos referidos.

O artigo original referia o seguinte (note-se as partes a negrito)

In layman’s terms, 4K resolution is around twice the pixel size of 1080p, which is the current standard for games on PlayStation 4 and competing consoles. The current PS4 can output 4K photos and videos, but cannot support 4K resolutions for games.

Vamos traduzir:

Em termos leigos, a resolução 4K é cerca de duas vezes o tamanho de pixels do 1080p, o que é o standard corrente para jogos na Playstation 4 e consolas concorrentes. A presente PS4 pode fazer o output de fotos e videos a 4K, mas não pode suportar a resolução de 4K para jogos.

Uma leitura da versão atual do texto do Kotaku verifica que o termo duas vezes foi agora trocado por quatro vezes, o que se aproxima mais da verdade e que aconteceu porque tal foi alertado nos comentários. No entanto mesmo com a correção há imprecisões.

O formato Ultra HD não corresponde a 4K reais, ou  4096 x 2160 pixels. Isso quer dizer que as TVs Ultra HD que se anunciam a 4K usam uma contagem de pixels ligeiramente inferior de 3840 x 2160 pixels.

Ou seja, para o contexto em causa, até porque o formato UHD é o suportado pelas TVs 4K, a resolução 4K não é cerca de duas, nem cerca de quatro vezes o tamanho dos pixels do 1080p.

Corrigindo as frases de cima, o UHD é exactamente (e não cerca) 4x a densidade (e não o tamanho), de pixels do 1080p.

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Mas mais ainda, a PS4 pode fazer o output de fotos e videos a 4K, e pode inclusive correr jogos a 30 fps a 4K. Não há qualquer limitação, excepto a performance global do sistema, ou regras internas da Sony, que impeçam isso.

Resumidamente, como acreditar numa notícia sobre hardware vinda de um website que não tem verdadeiros conhecimentos sobre o assunto?

Facto 3 – Uma nova consola 4K seria o matar da galinha dos ovos de ouro da Sony

Um dos motivos do grande sucesso da PS4 está relacionado com os sucessivos tiros nos pés da Microsoft! quer se queira quer não, a Sony tem passado uma imagem muito mais segura daquilo que pretende para a sua consola, definindo objectivos no início da geração que tem vindo a cumprir. Já do lado da Microsoft são já incontáveis as mudanças de políticas que a empresa aplica, agindo de uma forma que aparenta estar a ir ao rumo da maré, a ver onde a mesma a leva.

Caso a Sony lançasse nesta fase, e antes de 5 anos de vida da PS4, uma nova consola, a empresa não seria vista como melhor do que a Microsoft, e certamente seria bastante penalizada por muitos. Fragmentaria o mercado, desagradaria a grande parte da sua base de fans e perderia aquilo que mais necessita nesta fase de recuperação financeira. A confiança do cliente!

Nesse sentido, a notícia parece igualmente não ter fundamento!

Facto 4 – Não há hardware acessível capaz de correr jogos 4K de forma regular.

Convenhamos que para garantirmos uma consola capaz de executar os seus jogos a 4K, teriamos de apostar em processadores topo de gama e configurações Sli. Mesmo uma Titan, com o seu preço exorbitante, não é capaz de garantir 4K de forma fluida em todos os jogos.

Recorde-se ainda que mesmo que tal fosse possível, não temos placas e processadores com essas capacidades disponibilizadas sob a forma de APU, o que significaria que a PS 4.5 tivesse de usar um formato diferente. Tal mataria muitas das vantagens da PS4 como a memória unificada, e o HSA/hUMA!

Parece por isso, sob a vertente financeira, dificil de acreditar-se que uma consola deste género pudesse sair tão cedo.

Facto 5 – Há uma aparente incongruência/mentira na notícia do Kotaku

Lendo a notícia do Kotaku, deparamos-nos com este parágrafo:

As we were chasing down this story, coincidentally, Kotaku UK EIC Keza MacDonald overheard some developers casually talking about the machine while on line at GDC.

Traduzindo:

Conforme íamos averiguando esta história, por coincidência, Keza MacDonald, EIC da Kotaku UK ouviu alguns criadores a falar casualmente sobre a máquina enquanto estava na fila na GDC

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Este parágrafo soa-nos a total e completa… aldrabice! E porque?

Porque por coincidência, alguem ligado ao Kotaku, ouviu alguem a falar casualmente do assunto, em público, e em clara violação dos Non Disclosure Agreements (NDA) associados a estas revelações. Mais ainda, em plena Game Developers Conference, onde as pessoas que por lá andam são ligadas à indústria e as podiam ouvir, mas… numa outra curiosidade… mais ninguém as ouviu. Apesar de a senhora reconhecer estar numa fila com mais pessoas da industria e de estes criadores não terem sequer tido o cuidado de não violarem o NDA nas proximidades da mesma.

QUE SORTE!

Mas naturalmente surge a pergunta: Se é mentira… Porque?

Facto 6 – A Gawker Media, detentora da Kotaku, foi condenada a pagar 115 milhões de dólares a Hulk Hogan

Coincidência ou não, no mesmo dia em que sai a notícia, a Gawker Media teve conhecimento de que teria perdido um processo contra Hulk Hogan, e no qual lhe terá de pagar uma indemnização de 115 milhões de dólares.

Daí que as más línguas dizem que a Gawker terá sentido a necessidade de gerar algum tráfego adicional para receitas extras no Kotaku!

Verdade?

Não vamos ligar a más linguas, ou vamos? Mas que é curioso que o artigo surja no mesmo dia e que a senhora em questão tenha ouvido o que diz ter ouvido, nas condições que ouviu, e sem que mais ninguém tivesse ouvido. Isso é!

Conclusão

Não queremos com todas estas situações estar aqui a negar uma situação que não estamos em condições de negar. A mesma até pode ser verdade, ou ter um fundo de verdade, como por exemplo, a Sony pode ter revelado estar a trabalhar com um hardware do género do descrito para a criação de uma consola de proxima geração.

Mas que há uma série de questões que ficam no ar… isso ficam! E nestas situações, pelo menos da nossa parte, só temos tendência a acreditar em rumores quando eles são credíveis. Neste caso tudo parece apontar no sentido de não o ser!

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