Portas de abertura automática ao estilo Start Trek estão a chegar.

Portas que apenas se abrem quando alguém que efectivamente quer passar se aproxima será algo bem real no futuro.

star-trek-door-

No filme Star Trek encontramos portas que se abrem quando alguém se aproxima. Mas no entanto há diferenças bem grandes essas portas e as tradicionais portas electrónicas que abrem com sensor de movimentos ou com tapete com detector de peso. E diferenças bem grandes.

Numa tradicional porta de abertura automática a mesma abre-se quando alguém calca o tapete com sensores existente de ambos os lados, ou quando os sensores de movimento detectam alguém a uma certa distância. Essa situação não dá origem a aberturas desnecessárias, mas igualmente a que se alguém se aproximar a maior velocidade terá de abrandar para a porta abrir.

Mas em Star Trek as portas são bem mais inteligentes. Se alguém vier a correr a porta abre com a antecedência necessária para a deixar passar, algo actualmente impossível de acontecer com as actuais portas de abertura automática que requerem ou peso ou proximidade.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Mas mais ainda, em Star Trek vemos pessoas a circular pelos corredores junto às portas. E as mesmas não abrem pois na realidade quem está a passar não quer entrar.

Mas no futuro essas situações vão passar a ser igualmente tomadas em consideração.

Vejam um video com o estudo e desenvolvimento realizado nesse tipo de portas que muito brevemente chegarão até nós.


Publicidade

Posts Relacionados