Portugal Telecom implementa IPv6

Custou, mas chegou… O IPv& está aí.

A Portugal Telecom foi pioneira na implementação deste novo protocolo IP (IPv6). Desta forma os sites associados a esta empresa como é o caso da página da própria telecom.pt, do meo.pt, sapo.pt e tmn.pt estão igualmente associadas a IP’s da versão 6.

Note-se que esta situação não é verdadeiramente uma inovação, mas sim uma necessidade para a qual as empresas de telecomunicações terão de se adaptar mais cedo ou mais tarde. A data de entrada no IPv6 dependerá do numero de endereços IPv4 ainda disponíveis, mas uma vez estes terminados a passagem para o IPv6 terá de ser imediata.



Recorde-se por exemplo que a ZON adquiriu à uns tempos uns bons milhares de endereços IPv4, pelo que enquanto possuir ainda endereços livres não necessitará de fazer a transição.

Mas o IPv6 tornou-se uma inevitabilidade a nível mundial pois se contabilizarmos todos os utilizadores e websites existentes, apercebo-nos que o número de IP’s que o IP versão 4 poderia gerar se esgotou, pelo que todas as empresas se estão a preparar para a transição. Aliás mesmo os nossos sistemas operativos estão já preparados para ele à bastante tempo.

No caso da PT a empresa prepara-se para a mudança já há 3 anos, tendo para esse efeito formado 900 colaboradores para que a transição entre os dois protocolos seja feita de forma natural e sem interrupções.

Esta passagem poderá contudo ser problemática para equipamento mais antigo onde o protocolo de IP’s na versão 6 não seja suportado.



Posts Relacionados