Portugal viveu apenas de energia renovável por 4 dias

Eolicas

Não é costume falarmos de Portugal e muito menos pelos bons motivos! Mas o nosso País acaba de bater um recorde, produzindo durante 4 dias energia renovável capaz de cobrir todas as nossas necessidades!

Portugal ficou mal visto na Europa nos anos 90 quando da construção da fábrica de energia a carvão que construiu em Sines. A situação levou a que Portugal fosse considerado um dos maiores poluidores no que toca à emissão de CO2 de toda a Europa. Aliás na lista “Dirty 30” de 2007, Portugal ficou em 13º.

Nada de memorável aí!

Mas com o fecho da fábrica de sines em 1994, Portugal tem investido tremendamente em energias renováveis, especialmente a eólica. Aliás o nosso parque de eólicas é enorme, e o investimento continua a crescer, mas o investimento na hídrica e na solar tambem não é de ignorar!

Ora de acordo com dados fornecidos Portugal produziu durante 4 dias energia “verde” o suficiente para cobrir todas as necessidades do país.

A União Europeia criou recentemente uma diretiva que refere que os países que aderiram à mesma necessitam de produzir pelo menos 31% das sus necessidades de forma ecológica. Mas Portugal parece estar um grande passo à frente, mostrando a capacidade de produzir 100%.

De acordo com os relatórios, desde as 6:45 de Sabado dia 7 de Maio até às  5:45 PM da quarta feira seguinte, dia 11 de Maio, ou seja, durante 107 horas consecutivas, Portugal consumiu apenas energia produzida de forma ecológica, sem a queima de gás ou de carvão.

Este é o segundo maior feito a este nível produzido na Europa, apenas batido pela Alemanhã que no mês passado anunciou que num dia de sol bastante ventoso produziu mais do que o que conseguia consumir. Mas a realidade é que se nessa altura as centrais a gás e carvão foram encerradas, as nucleares demoraram mais a fechar pelo que houve uma acumulação de energias na rede que tornam o feito Alemão algo discutível.

O curioso é que devido a isso, foi o governo Alemão a pagar às pessoas para usarem a eletricidade, em vez de ser o contrário, como é habitual.

Eolicas

Foto: Parque eólico de Torre de Moncorvo.

Fonte: Electrk.co

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (4)

  1. Fantástico!!! Parabéns a Portugal e sua conscientização quanto à sustentabilidade.

  2. enquanto isso aqui no Brasil, nossa energia é produzida principalmente por hidrelétricas de grande porte… temos grande capacidade de ampliar e produzir energia eólica e solar, mas os investimentos são baixos e as perspectivas também… Brasil é uma vergonha…

    • O problema no Brasil é que quando há um problema há 2 opções: A solução mais cara e praticamente definitiva e a solução mais “barata” e que resolve temporariamente o problema. Nem preciso dizer qual a escolha deles.

Os comentarios estao fechados.