Posição da Samsung no mercado dos smartphones deverá piorar

A agência de ratings Fitch acredita que a quota de mercado global da Samsung no mercado de Smartphones vai cair para 25% no próximo ano.

samsunglogo

A Fitch partilhou o seu sentimento negativo face à posição da Samsung no mercado global de smartphones. Nitin Soni, o director corporativo da empresa prevê que a quota da Samsung desça dos 31% deste ano para os 25% no ano que vem.

Essa ideia acaba apoiada por Mark Newman, analista da da Bernstein Research que refere que a Samsung poderá ter sérios problemas que não tiver uma mudança radical de estatégia, aconselhando os seus investidores a reagir antes que seja tarde.

A Samsung abrange a totalidade do mercado, criando smartphones para todas as gamas de preços e contemplando todas as realidades mundiais. Mesmo assim, apesar de já ter dominado o mercado Chines e Indiano, a empresa perdeu a segurança em ambos os mercados, especialmente na China onde passou para segundo lugar dada a entrada de telefones chineses de baixo custo da Xiaomi, sendo que a Samsung era lider ali deste o quarto trimestre de 2011.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Em Julho a Samsung tinha apresentado um relatório de contas já problemático, com os lucros operacionais a cairem para 25 por cento, uma descida que acontecia pelo terceiro mês consecutivo. E nesse relatório a própria Samsung reconhece que enfrenta um desafio vindo do número crescente de empresas que estão a  investir fortemente no mercado.

 A frase exacta da Samsung foi a seguinte:

As perspectivas de crescimento permanecem pouco claras à medida que a competição por uma quota no mercado global se intensifica na indústria dos aparelhos móveis. A Samsung espera ver as vendas dos seus aparelhos móveis aumentar com o lançamento de novos topos de gama e novos modelos, mas as margens de lucro podem sofrer dada uma corrida algo quente entre preços e especificações de produtos.

Publicidade

Posts Relacionados