Possibilidade de futuras consolas trazerem drives híbridas com SSD aumenta devido à quebra dos custos.

Neste momento um disco Standard tem um custo de produção de 2 centimos de dólar por Giga. Os SSD estão nos 10 cêntimos de dólar!

O custo de produção dos SSD tem vindo a cair, atingindo em 2018 um mínimo histórico de 10 centimos por Giga, sendo no entanto de se prever quem em 2019 possam alcançar os 8 cêntimos de dólar por Giga dada a comercialização de unidades baseadas na tecnologia QLC (quad-level cell), que podem armazenar até quatro bits por célula.

Estes preços permitem a criação de discos SSD de 2 TB por cerca de 200 euros, e explicam como é que os discos Crucial MX500, de 2TB foram vendidos a 209 dólares na Black Friday.

Apesar de uma solução de 2 TB standard ficar por 40 euros, ou seja bem mais económica, a possibilidade de discos Híbridos, com um misto de SSD e HDD, gerido inteligentemente pelo sistema tornam-se uma possibilidade acessível. Mas o certo é que mesmo que não sendo fornecidos de origem, os discos SSD poderão ser uma alternativa acessível e capaz para as consolas de futura geração, algo que não se verificava no início desta geração.



Em Portugal ainda não sentimos muito a quebra destes preços, mas recorda-se que cá temos a acrescentar ao preço do vendedor a taxa da cópia privada a que são submetidos os media de armazenamento, e que aumentam de discos rígidos em 0.5 centimos por Giga (limite máximo de 10 euros). Ao preço final ainda teremos o Iva de 23%.



Posts Relacionados

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of