Preços de consolas.. um ano depois!

Mais uma análise a um ano das novas consolas no mercado. Desta vez as variações de preço!

price drop

A PS4 foi lançada a 399 dólares/euro! E um ano depois está a ser vendida a 399.99 dólares/euros com oferta de um jogo.

Basicamente com o custo do jogo (GTA V) nos 69.99 dólares/euros, podemos dizer que em um ano a Sony descontou esse dinheiro na sua consola vendendo-a a 330 dólares/euros. Uma variação que podemos considerar normal face à natural descida de preços dos componentes e à necessidade de promoção e competitividade.

Já do lado da Microsoft a situação é bem diferente!

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A consola iniciou as suas vendas a 499 dólares/euros. O motivo para o acréscimo de custo devia-se ao caro Kinect, um elemento dado como essencial na consola e fazendo parte da experiência Xbox. Uma peça essencial sem a qual a consola não podia sequer funcionar. “A Xbox é o Kinect, e o Kinect é a Xbox”, era assim que a Microsoft definia o periférico.

Mas um ano depois a situação é bem diferente. Apesar de ser algo que se profetizou ao longo dos tempos e que sempre foi negado pela Microsoft, o Kinect acabou retirado da consola. As negações era algo necessário para que se pudesse continuar a vender a consola a 499 euros, e a fuga de informação sobre a remoção do Kinect seria um rude golpe sobre todas as vendas da consola.

Daí que a Microsoft apenas anunciou oficialmente a existência de uma versão da consola sem Kinect o mais perto possível da data de colocação do Bundle no mercado.

E a consola desceu assim o seu preço para os mesmos 399 euros da concorrência, passando o Kinect de um periférico essencial para algo completamente secundário e opcional. Certamente um rude golpe para quem pagou os 100 euros extras por algo que lhes foi vendido como obrigatório e parte da experiência Xbox e que se tornava então em algo de pouco interesse.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Actualmente a Xbox One encontra-se em promoções em vários locais do mundo a 349 dólares (Promoção não disponível em Portugal). Ou seja, menos 50 euros do que a consola concorrente. E junto com ela até há bundles como o de Assassins Creed onde junto com a consola se oferece não um, mas dois jogos. Um valor que a verificarmos o custo actual atinge os 119.98 dólares em oferta software (69.99 em AC: Unity e 49.99 em Black Flag).

Xbundle

Basicamente, pela mesma lógica aplicada à PS4, para o utilizador, o custo real da consola Xbox One fica diluído no custo total, atingindo os 230, 01 dólares (280.01 euros em Portugal onde o Bundle custa 399.99 euros).

Sem dúvida uma oferta bem superior à da concorrência (desde que se goste dos jogos). No entanto, com uma consola a este preço, certamente haverão muitos dos compradores que não voltarão a comprar uma Xbox no seu lançamento. Há actualmente uma diferença de 268.99 dólares no custo da consola face ao que foi pago em Novembro de 2013. E isto passa os 50% do custo da consola!

Naturalmente que estes preços não se conseguem sem se absorver bastante prejuízo por consola vendida. Mas dada a vantagem da Playstation 4, tal é certamente encarado como um investimento promocional da consola que há é que aproveitar.

Publicidade

Posts Relacionados