Primeiras avaliações a Uncharted são extremamente positivas

Uncharted 10

Os websites arrancaram o dia com a publicação das suas análises a Uncharted 4. E as avaliações são extremamente positivas!

Uncharted 4

Estou a escrever este pequeno artigo são agora 11 horas da manhã em Portugal. Neste momento Uncharted 4 já teve direito a uma avalanche de análises que se encontram espalhadas pela Internet, sendo que todas tem sido extremamente positivas.

Há naturalmente pessoas que gostam mais do jogo, outras que gostam menos, e irão igualmente aparecer pessoas que pelo simples facto de este ser um jogo exclusivo da consola da Sony, irão deitar o mesmo para baixo. Esta é uma realidade atual, num mundo onde os fanboys parecem imperar, e aplica-se em ambos os sentidos!

No entanto, neste momento, analisando o Metacritic, vejo que o jogo já teve direito a 61 análises registadas, com notas que vão dos 8 aos 10, contando atualmente com quatro (4) 80/100, um (1) 85/100, dezasseis (16) 90/100, um (1) 91/100, um (1) 93/100, um (1) 94/100, oito (8) 95/100, três (3) 93/100, dois (2) 97/100, três (3) 98/100 e vinte (20) 100/100.

Ora o que chama a atenção aqui são as vinte notas máximas… que colocam a média atual nos 94, mostrando que apesar de haverem websites que gostaram menos do jogo, a maior parte está a avaliar o mesmo como uma obra prima.

Naturalmente esta situação pode mudar, especialmente depois de que esta notícia se espalhe, com websites menores a propositadamente cortarem nas avaliações. Mas os grandes websites já falaram e tal como esperado, Uncharted 4 é um jogo de 9 a 10, neste caso, 9.4!

 

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (45)

  1. É NaughtyDog, é Uncharted, é candidatissimo a GOTY.

    Tem que se tirar o chapéu para esta dev, não tem como ser diferente, é um estudio diferenciado e tudo o que eles tem colocado nas mãos é no minimo excelente. Dos seus ultimos quatro jogos todos ficaram acima de 90+ e participaram pelo menos dos melhores do ano, e em duas venceu (ou 3 quem sabe).

    Tai Uncharted 4, o fim de um ladrão com a melhor nota de um jogo nesta geração, como ainda faltam muitas notas a serem incluidas acredito que pelo menos deve se manter em 94, mas se alcançar Uncharted 2, bom ai podemos dizer que TLOU 2, também já é candidato a GOTY. Parabens a Sony e NaughtyDog pelo excelente trabalho. O resto é choro.

  2. Valerio Fernandes 5 de Maio de 2016 @ 11:52

    Os 80 dados as este jogo só pode ter sido dado por uma fanbase de utilizadores de Xbox, é o caso da videogamer dar 80 ao Uncharted e meter o Quantum Break no mesmo nivel 80 neste caso. Peço desculpa mas a ignorancia destes gajos tira-me do serio, tal como em tempos vi uma analise de um tipo ja não sei k site foi em que ele dava 60 ao Forza 6 e deu um 90 ao GT6? isto não são jornalistas de videojogos isto são uns tristes. Forza 6 no caso esta anos luz a frente do GT6… É como Quantum Break para mim tem uma boa narrativa (historia), apesar de não ser excelente mas depois peca em todos os sentidos, ai sim um 80 poderia aceitar, agora uncharted tem historia, Graficos, jogabilidade, detalhe atrás de detalhe e leva um 80 tambem. Só podem ser burros ou o trabalho deles esta mal feito ponto.

    • Ou não gostaram do jogo, análise reflete a opinião pessoal de quem escreve. Se esse site fosse caixista, teria dado um 9 ou mais à Quantum Break que só tem a média mais baixa por que foi derrubada por 4 sites que deram nota 40. Oras, eu ainda não joguei toda a campanha mas conheço muita gente que jogou e o que pior avaliou disse que é um jogo nota 7.

      • Eu peço desculpas, mas quando me coloco na posição de analista de algo, eu não posso ir para lá dizer se gosto ou não gosto!
        Isso não é ser analista, é dar a minha opinião!
        Há parâmetros muito claros nos videojogos que podem ser avaliados. Ambiente, grafismo, som, jogabilidade, história, etc!
        Podemos gostar mais ou menos, mas se o ambiente é bom, se os gráficos são bons, se o som é bom, se a jogabilidade é boa, e a história encaixa nisso tudo, dar uma má nota não é uma opinião, é falta de profissionalismo!

        Quantum Break não merece um 40.
        40 é um jogo abaixo da média. E note-se que isso não implica forçosamente qualidade gráfica ou sonora, implica diversão jogabilidade, valor pelo dinheiro, história e a forma como o jogo cativa e faz voltar para mais.
        A avaliação gráfica tem de ser dada dentro dos parâmetros da arte escolhida para o jogo, pois se assim não fosse, qualquer indie tinha nota negativa nos gráficos! E isso seria o mesmo que dizer que as obras do Raffaello Sanzio da Urbino (o célebre pintor e artista renascentista que pintou a capela Sistina) são obras de arte pois refletem o corpo humano de forma perfeita e que o cubismo dos quadros do Pablo Picasso são uma valente porcaria.

        Resumindo, 40 é uma idiotice que só pode ser dada por pessoas pouco profissionais!

        • Mas é algo sendo feito tanto para bem como para mal. Um pode não gostar do jogo e dar uma nota muito baixa, outro pode gostar e dar uma nota mais alta. Existem jogos AAA nos últimos anos que receberam notas como 20, 40 e games indies recebendo 95. Não que não existam bons games indies, mas eles geralmente não tem valor de produção semelhante à um AAA e acabam perdendo em vários quesitos técnicos, mas como as reviews hoje apenas estão refletindo a opinião de uma pessoa, se ela achar a melhor coisa do mundo vai colocar a nota que quiser e se achar a pior também.

          • Nesse ponto eu concordo, o que acontece é que por exemplo se eu fosse fazer a analise deste jogo como um grande fan que sou mesmo que o jogo fosse uma bosta (que não é o caso de uncharted) eu no minimo dária 6 por ser fan, e de forma igual se vc fernando fosse analisar uncharted acredito que no maximo dária um 8 mesmo sendo um masterpiece geracional, porque vc tem as franquias da mic como preferencia, entende. Isso deve acontecer e muito nesta geração, lembro da polygon dar 6 pra TLOU alias foi esta bendita nota que derrubou a qualificação pra 95.

          • Muito provavelmente, eu não daria 8, até por que avaliaria quesito por quesito e a nota final seria a média. Pelo que vi nao da pra negar que pelo global a nota doa graficos seriam 10 e pelo gameplay tem cara de outro 10. Onde eu poderia descontar alguma coisa é em relação a história, mas seria dificil de nao ser um jogo 9+ pra mim.

        • Desculpa mas os quadros do Picasso São sim uma valente porcaria,se o Picasso eh pintor qualquer um pode ser,os seus quadros se equiparam a de uma crianca do primario,qualquer um pinta seus quadros,pintores de verdade São Salvador Dali(adoro surrealismo) e Van Gogh este ultimo usava so cores frias mas fzia quadros bonitos,desculpem o off topic.

    • Meu caro amigo, a serie Uncharted é das mais imunes a notas troll, o quantum break teve notas de 20 e de 40 e essas sim nitidamente são notas troll pois um jogo de 20 nem passava no control de qualidade da MS e nunca veria a luz do dia, agora 80 é nota de fanboy da xbox?? eu só vou comprar o jogo terça-feira como todos os outros, mas a eurogamer.pt que é toda sonysta deu recomendado assim como a eurogamer.net, um jogo de 94 é um jogo de grande qualidade e para mim vai ser compra certa, mesmoque alguns trolls ainda venham a dar notas de 20 ou 30

  3. Quando um site da nota 80 para um jogo da Sony é burro, ou trabalho está mal feito!
    E desde quando 8 é nota ruim, o que pode ser perfeito para um, pra outro pode não ser, eu achei The witcher 3, Fallout 4 jogos perfeitos, existe pessoas que não acharam!!

    Notas baixas como 5, 6, é estranho, provavelmente está querendo se aparecer de alguma maneira.
    Mas Existem muitos sonystas que tem mania de perseguição, e principalmente achar, que tudo que a Sony faz é melhor do que os outros, e se não tiver nota máxima é porque fanboy da concorrência, ou trabalho é mal feito lol!
    Então quem deu nota 8 para The witcher 3, ou Fallout 4, vou achar também que fez trabalho mal feito, somente porque eu acho que merecia 10.

    Eu tenho um site favorito, para acompanhar analise a Gamespot, eles deram 10 para Uncharted 4, já me daria por satisfeito!!
    Eu gosto de ver as analises de sites que eu gosto, dos outros lugares tanto faz.

    • Valerio Fernandes 5 de Maio de 2016 @ 13:08

      Quando se lança uma nota dum jogo, não pode ser por gostos pessoais! Mas sim a nota real dentro do estilo de jogo e todo o seu conteudo (graficos-jogabilidade-historia), se fosse assim para mim por exemplo qualquer MOBA (LOL-DOTA-Smite-Paragon), ou jogos de estratégia é zero porque não me identifico com os jogos, 8 é uma nota boa, mas para um jogo deste calibre é pouco, é a mesma coisa que o Witcher 3 que eu tanto adorei darem um 8, simplesmente não encaixa, é mesma coisa que um gajo não perceber nada de carros e dar um 9 ou 10 ao need for speed e um 6 ou um 7 ao Forza6… As notas dos jogos tem que ser justas para cada tipo de jogo. E action-adventure como este nenhuma plataforma tem PONTO. Possuo PC-Ps4, mas ja tive a Xbox One acabei por vender, Halo para mim é zero! Achas que se fosse analisar o jogo dava essa mesma nota? Claro que não! Mas o 8 ou mais era certo…

      • 8 não é uma nota ruim independente do jogo que for mas as análises hoje não são baseadas em cada critério do game e refletem só a opinião pessoal de quem escreveu. Basta ver que em 95% dos sites de hoje o review é uma dissertação com um score no final onde quem escreve diz que a justificativa do score está no texto.

  4. Não são meia duzia de notas entre 9 e 10, são muitas o que significa que o jogo é acima da média e não há margem para discussão sobre isso.

  5. Decepcionado… Esperar um 98+ =/

    Agora, para muitos aqui do brasil a IGN é um site sonysta e por enquanto deu 8,8.

    Se bem que aqui a moda é dizer que a mídia é sonysta…

    • Até onde me lembro, o unico jogo exclusivo que chegou perto foi Halo com 97 e esperar uma nota dessa não faz sentido. 8,8 continua sendo uma nota mais alta que o padrão da geração.

      • Pq não faz sentido esperar uma nota dessas?

        E com cordo quando falas que 8.8 para geração é uma nota alta para o padrão da geração. 🙂

        • Por que é muito raro. Halo surgiu em uma epoca que FPS em consoles não davam certo com gameplays horríveis. Halo foi o primeiro fps com mecânicas bem sucedidas em um joystick. Essa inovação que hoje em dia pode não parecer nada, foi revolucionário em 2001.
          Dificilmente algum game irá acima de 95 sem ser o precursor de alguma grande revolução.

          • Ah sim concordo. 🙂
            Sem falar que naquela época eu acho que os reviews eram mais levados a sério.

            Outra coisa que eu acho errado são as quantidades de reviews para jogos distintos.

            Tipo

            Tem jogos com 22 reviews, outro com 70 e outro 105.

            Acho isso totalmente errado pq quanto maior o número de reviews a média tem a cair.

            Enfim, para o padrão dessa geração que anda devagar foi bom.

          • Sera Fernando,voce nao se esqueceu do Goldneye do N64 nao,acho eu que este jogo mudou a forma dos jogadores de consoles verem os FPS.Eu sou um exemplo desta mudanca.Mas voltando ao assunto o que voce tem achado desta mania que virou U4 na midia mundial,desde o seu anuncio.Tambem tenho um Xone(ta no concerto)e foi meu primeiro console fora da Sony e ja falei aqui to curtindo muito a Microsoft.Mesmo sabendo deste dia,pois sou um fa desta serie.Mas eu gostei demais de Halo 5(caramba que jogo louco)e tava comecando a jogar o QB e meu Xone deu pau na saida HDM apos uma forte chuva em minha cidade.

  6. A nota esta otima o jogo parece fantatistico chega desta tentativa de mostrar que o jogo é o melhor do universo joguem e tirem voces suas conclusoes

    • Tentativa de dizer que o jogo é o melhor do universo? Oo ??

      As vezes eu acho q os elogios a ND incomodam alguns

      • A ela encomoda e muito, será que é muito difícil dar o braço a torce?

        • Mario

          Não estou Off Topic mais so respondendo alguns trolls, o jogo E um deslumbre já estará na minha humilde residência e jogarei com muito gosto, notas é notas o que se ve aqui em alguns comentários é querer mudar a visão pessoal de quem não analisa o game desta maneira, como já falamos esta semana Tecnicamente o jogo esta impecável. Estamos falar de fatos e o jogo merece todo estes elogios.
          Mais concordo hoje em dia rewies são dadas por opiniões técnicas e são poucas que analisam tudo em seu devido contexto. Hoje esta dando do do pessoal da Eurogamer PT o fans estão massacrando nos comentários por que o jogo recebeu nota de recomendável. O povo la esta atacadando xigando etc , que atitudes ridículas estas, isso ocorre semelhante com alguns usuários aqui quando ve uma ´pespectiva diferente deles.

          • A galera é doente kkkk
            Ameaçar alguém por causa de um jogo? Puts.. Lastimável.
            Está parecendo o pessoal do Xbox mil graus :'(
            Lá já vi o pessoal desejar a morte da ND.

  7. @fernando ue nao entendi,voce quis me convencer que a droga do gears era boa pq os reviews foram favoraveis e agora voce fala que eles nao São ponto de partida.Reviews eh oq Eu sempre digo São pessoas Como nos,se eles gostam de jogo de simulado(ex: the sims) e eles gostaram do jogo eles dao boa nota,agora se eles odeiam luta eles vao dar nota baixa pro jogo de luta

    • A *droga” do gears não é um jogo pra vc, é para muitos outros. O que eu quis dizer é isso, é que um jogo não é ruim pq existe um dois que o acham. Pata ter uma média de 95, é pir que houveram varias pessoas concordando com as notas altas.

  8. Enquanto alguns começam a briga QB contra U4, um membro da Remedy elogia o jogo:

    http://www.eurogamer.pt/articles/2016-05-05-uncharted-4-e-o-melhor-da-serie-diz-membro-do-remedy

    Teve um usuário do PC Manias que disse semana passada que U4 era zerado em torno de 8 horas, e este usuário está presente em todo artigo sobre Uncharted 4, o cara da Remedy levou quase 20. Em quem confiar?

    • ERROR: Ele não disse 8 horas e sim 6:
      “Agora a parte que realmente é preocupante é que dizem poder terminar o jogo em menos de 6 horas e isso é pessimo em um game que define uma saga.”

      • Pois eu lembro deste user também, ainda bem que somos sensatos e esperamos a realidade vir a tona pra comprovar a verdade, a eurogamer terminou o jogo no modo normal em 14 hrs sem explorar tudo é ir em busca dos tesouros, acredito que pra consegui a platina do jogo seja necessário no mínimo umas 18 hrs no modo Hard.

      • Eu disse que o jogo é terminado em 6 horas ou eu disse que quem jogou disse que poderia ser terminado em 6 horas?

        Vocês procuram também…

        Na boa, para evitar aborrecimentos, não colocarei mais comentários. Valeu.

        • Nao faca isso Fernando,gosto da maneira que nos informa(explica) os meios de producao utilizados nos games,tenho aprendido pacas.Ao contrario que muitos pensam voce nao e um critico da Sony,voce e um gamer que analiza por menor os detalhes na tela,que nos meros mortais nao percebemos.Valeu mesmo e me orgulho de saber que tu e BR,nos temos que aprender a respeitar pessoas com um pouco a mais de conhecimento que nos e tem a humildade de nos ensinar.Valeu

          • Infelizmente estou a tomar o mesmo caminho que o fernando, gosto por demais do blog Mario mais estar a beira por parte de alguns users e vc sabe quem, uma forma de imposicaco de palavras e questionamentos que passa a querer nos ditar oq ue tem que ser dito.

        • Tambem não me lembra de teres dito isso!
          E os teus comemtários são muito válidos Fernando. Sempre foram, apesar de picardias casuais que por vezes existem.

          • HUmmm.. já me lembra… até fiz um comentário sobre o speedrun de Halo 5 ser mais curto!
            Mas o que percebi não era que o Fernando estivesse a falar do Uncharted 4, mas sim de um Uncharted anterior qualquer, até porque penso que ele não iria fazer essa afirmação sabendo que com a fanboyada que há para aí, tudo isso deve ser encarado com cepticismo!

          • O problema foi que a citação que ele fez, de um usuário da internet, foi em relação ao Uncharted 4 e não a outros da série.

        • Peço desculpas em ter colocado toda a responsabilidade das horas de gameplay para você, pois quando lembrei desse comentário lembrei logo de quem o postou no PCManias e não da pessoa original que citou isso, que até hoje não sei quem foi e nem sei de que lugar você obteve essa informação.

          O problema da citação de comentários de outros users é que você tem 2 opções, aliás 3: concordar, discordar e aceitar entre partes, e da maneira que você citou só fez expressar que você concordaria com o que foi dito sendo que a última parte da frase: “…e isso é pessimo em um game que define uma saga.” na minha opinião soa como uma ironia, pois o jogo em questão foi anunciado como sendo um dos maiores da franquia.

          O comentário foi feito dia 28/04, 2 dias após o “roubo” de cópias e a Amazon ter distribuído para alguns clientes, engraçado que na mídia/internet não houve comentários sobre isso. Podem até zerar o game nesse tempo, mas será em Speedrun.

          Eu não concordo em que você deixe de comentar, pois vocẽ enriquece o debate, mas é como um ditado “quem diz o que quer ouve o que não quer”, você citou, demonstrou opinião favorável. Logo quando saíram as análises foi informado gameplay tem uma duração entre 14 e 20 horas, que parece depender do modo de dificuldade, e, quem recebe esta informação lembra do quê? Das pessoas que informaram o contrário.

          Mas o que esperar de um comentário de uma pessoa que diz que houve downgrade e até agora nas análises que li não foi tocado nesse assunto e nem foi falado por quem obteve uma cópia antes do lançamento? Vídeos vazados de gameplay, mesmo que não reflitam a qualidade real, mostram que um jogo do PS4 que se compara a qualidade de games de PC.

          Já estou esperando o próximo embate em n° de cópias vendidas a exemplo dos atuais comentários na Tecmundo e também do que já foi visto anteriormente aqui mesmo no PCManias (e não precisa dizer quem abordou o assunto).

          IGN levou 16 horas para terminar o jogo.

          • @Livio

            Concordo contigo plenamente quando dizes que:

            ”quem diz o que quer, ouve o que não quer”

            O problema aqui é que em primeiro lugar ele acha-se dono da razão, aquilo que ele diz é que é, ele é que está certo, os outros estão errados, depois quando é apanhado a mentir ou finge que não leu ou tenta dar ainda mais tanga.

            Desde de que o Uncharted 4 foi anunciado que ele tem feito uma campanha contra o jogo, primeiro começou por implicar com a questão dos 60fps, que a Naughty Dog tinha prometido e que são uns mentirosos, ignorando toda a qualidade visual ostentada sem igual. uma lengalenga que durou mais de um ano, o Quantum Break também fez promessas e afinal de contas teve que recorrer a truques de resoluções dinâmicas, e ele como de costume amenizou a coisa.
            Depois foi a questão da cor, o jogo tinha muita cor para o gosto dele, na volta devia querer tons mais cinzentos em Madagascar, mas o Quantum Break tinha uma iluminação mais ao gosto dele…

            Agora que o jogo sai e toda a gente já percebeu que o Quantum Break parece um jogo da geração passada quando comparado ao Uncharted 4, que o jogo da Naughty Dog está noutro nível, numa liga à parte, e porque até ele tem olhos na cara, agora ataca o jogo como pode, na longevidade, citando um qualquer fanboy na net como uma fonte supostamente credivel, e mais uma vez se percebe o quão mentiroso é, e o que faz?
            Birra.
            Isto de ah e tal não comento mais não passa disso mesmo, uma birrinha, como a das crianças, porque já percebeu que não vale a pena cair ainda mais no ridiculo e parte para o choradinho gratuito, e como eu detesto cinismo, de mim não tem palmadinha nas costas, porque se quer ir embora, adios muchacho, agora devia era de aprender a comentar mais sem o auxilio do próprio umbigo e deixar de ser tão cinico, enfim gostar de videojogos, mesmo que sejam de Playstation.

          • Lamentável sua visão amigo referente ao Fernando.Voce programa jogos.Trabalha com renderização.Utilização de shaders na modelagem tanto do personagem ou cenários.Tenho certeza que não e vamos refletir juntos,a que ponto nosso amigo desmereceu o jogo pois,quando U4 foi mostrado em video,toda a imprensa especializada após alguns meses afirmou que aquilo mostrado não era em tempo real e que o Ps4 não suportava até o presente momento com as adequações do hardware aqule gráfico mostrado e que somente o Fernando relatou aqui e que posteriormente houve a realidade dos fatos mostrndo sim um dowgrade daquele video.Acho eu que você as vezes não lê tudo que esta escrito e tira conclusóes precipitadas.Deixa disto amigo relaxa e vá jogar seu jogo de boa.Parece uma criança de 8 anos quando tiram o doce da boca.Venho dizer a voce que o próprio Fernando disee aqui que o jogo merecia sim uma nota excelente pois é isso que o jogo é.Respeito amigo é bom e tudo muito gosta,mas sem ofender pois cada um tem seu pensamento próprio e idéias própias e conheciemntos próprios ok,de resto o jogo esta excelente,sorte de quuem tem um PS4 e falo que quem tem curtam esta obra prima.

          • De acordo com as novas regras dos comentários, fica o primeiro aviso. Como referido, não haverá segundo antes da aplicação da moderação.
            Abtenham-se de atacar ou de tecer comentários sobre os outros leitores.
            Este alerta tem uma duração de 30 dias, após o que deixará de contar!

          • Não quero começar uma discussão sem fim ok,somente disse isto a voce Galvão para voce refletir um pouco que cada um tem uma visão e pensamentos diferentes.Pois neste site excelente pelo para mim as duas pessoas entendidas do assunto são o Mário e o próprio Fernando onde ele nunca discordou de algo relatado aqui e que somente mostrou fatos de pogramação de alguns jogos que o caminho direcionado pelo desenvolvedor e ferrameantas disponibilizadas poderiam atingir um alto nivel tanto do PS4 e Xbox,esmo estes tendo um hardware fraco blz.Espero não telo chateado ok pois esta é minha visão hoje da sua pessoa(algo a crescer,assim como eu blz).

          • Ewerton, não trabalho com jogos, porém lembro que o próprio Mário e até um outro link de vídeo que postei aqui, afirma que o motor do jogo é capaz sim de colocar imagens na mesma qualidade do teaser, a diferença se dá pela iluminação(isso lembro que o Mário comentou).

            Então se o motor gráfico é capaz de gerar imagens daquelas, mas o jogo não a possui devido a diferenças de iluminação concluimos que não há downgrade.

            O link que tinha postado pegou uma imagem do jogo e aplicou alguns efeitos para simular a iluminação do teaser, e o que foi obtido foi similar a imagem do teaser.

  9. Já está no metacritic com 78 análises e com uma média estupenda de 94. Possivelmente será goty neste ano!

  10. Bem, vendo a análise da IGN BR, vi que eles apontaram esses pontos como negativo

    -Previsível d+
    -Combate corpo a corpo
    fraco.

    A história é bem construída e se encaixa bem a narrativa.

    O combate corpo a corpo, não tem mais a opção de esquiva e vc também não pode mais jogar de volta as granadas para o inimigo.não sei pq a ND não deixou =\

    Bem, da história só vou saber quando jogar.
    9.3 foi o veredito deles.

  11. Como era de se esperar,Uncharted sendo mais que noticia no seu lancamento.As tecnologias aplicadas neste game sao impressionantes a nivel tecnico.O aprimoramento(amadurecimento)da tecnologia em maos traz grandes beneficios,tanto para a equipe de desenvolvimento,tanto para quem se dispoe a jogar uma obra prima.Nao tenho o Ps4 ainda,mas fica a duvida U4 batera o historial do U2 pois este ultimo deixou marcas grandes demais.Com enredo brilhante e desenrolar espetacular,fora os graficos mesmo estando a 720p,foram um avanco sentidos ate os dias de hoje.Como falei aqui e repito.Parabens a Sony que mesmo perdendo pessoas ligada a serie desde o inicio,se preocupou em entregar ao meu ver uma continuacao digna do Drake.

Os comentarios estao fechados.