Problemas com Joy-Cons da Nintendo Switch? Infelizmente o problema poderá afectar muitos!

Recentemente vários jornalistas que tiveram acesso à Switch tiveram problema com o uso dos Joy-Con atribuido a causa a dificuldades na sincronização destes com a consola. Mas na realidade o problema não está nos aparelhos, mas sim numa série de circunstâncias exteriores.

Nota de última hora: Foram acrescentadas duas pequenas notícias relevantes sobre a consola, no final da presente notícia.

Atualmente o numero de pessoas que tiveram acesso às consola Nintendo Switch é reduzido, limitando-se basicamente a alguma imprensa especializada de maior tiragem, mas isso não impediu que já tivessem aparecido várias queixas de desincronização dos controladores Joy-Con com a consola.

O problema não afecta todos, mas afecta alguns, e daí que se tenha tentado fazer uma pequena investigação sobre quais as causas do problema. Infelizmente, o que se descobriu mostra que o problema poderá afectar muitos dos possuidores da consola.

As queixas relatadas prendem-se maioritáriamente com o joy-con esquerdo, mas os testes revelam que na realidade o problema existe nos dois, sendo que o esquerdo é no entanto mais sensível pelo facto que é ele quem normalmente controla o movimento das personagens, tornando assim os problemas mais fáceis de se detectar.



Qual a causa? Infelizmente a causa prende-se com um sinal bastante fraco emitido pelos controladores (provavelmente relacionado com o poupar da bateria). E ao ser fraco, o sinal é perturbado por uma série de factores independentes, piorando-se a situação quando estes se acumulam. Quais são esses factores?

  • A existência ou não de outros sinais na proximidade, em frequências próximas das usadas pelos controladores. Podem ser redes Wi-Fi, internas ou externas (vizinhos), sinais de rádio, sinais de telemóvel, emissores de sinal TV, etc.
  • A distância dos controladores à consola, sendo que o problema pode começar a aparecer quando distância alcança os 3 metros. Este é um valor no entanto variável, que pode ser menor dependendo da existência ou não de um ou mesmo os dois restantes factores.
  • A forma como a mão cobre o controlador. Normalmente não problemático a custas distâncias, mas que a 3 ou mais metros de distância se revela um problema, agravando-se ainda mais no caso de interferências de sinais.

Este tipo de problemas é muito pouco comum nos controladores atuais, que normalmente funcionam bem, mesmo em distâncias grandes, e menos comum se torna pela afectação com outros sinais e, pior ainda, pela forma como a mão cobre o comando.



Se nesta fase, onde a Switch está bastante limitada em número, este problema já se revelou, o mesmo deverá tornar-se numa enchente de queixas assim que a consola venda em larga quantidade.

Esperemos por isso que a Nintendo possa resolver a situação com uma actualização de firmware. Porque se não o pode… certamente as queixas deverão aparecer em quantidade.

Fiquem com um video de análise ao problema:

Nota 1: Confirmou-se recentemente que a Switch não suporta perfis audio no seu bluetooth, o que impede o uso de auriculares BT. Os headphones a usar serão assim, forçosamente, com fio.

Nota2: A Nintendo revelou um modo de performance para a consola quando em modo portátal. Nesse modo, em vez do GPU correr a 307.2 Mhz, este sobe para 384Mhz, subindo a performance dos 157.2 Gflops para os 196.6 Gflops.

Trata-se de uma situação que trará um maior consumo de energia e bateria, mas igualmente melhores performances (25%). Curiosamente este modo oferecerá melhores performances no modo portátil (720p), do que no modo mesa (1080p), uma vez que a percentagem no aumento da performance é inferior à percentagem do aumento de resolução.

No entanto o modo não é standard, apenas sendo usado pelos jogos que necessitem.

Pedimos desculpas por introduzir este dado aqui, mas dada a proximidade do lançamento, e o facto de estas serem notícias de poucas linhas, o local pareceu o mais adequado.



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Readers Comments (18)

  1. Parece que dessa vez a Nintendo abandonou aquela qualidade de hardware a que estamos acostumados a ver em seus consoles. Tenho visto muitas criticas também a aquela peça que segura o console em pé na mesa, parece que é muito fraca e o console cai com facilidade. Tomara que a Nintendo consiga consertar o problema do joy-con com uma atualização e que não seja um problema de hardware.

    • Não estou a ver que seja um problema de hardware, e acredito que o firmware pode resolver.
      Mas há uma questão.
      O problema é claramente causado por um sinal fraco, e que foi colocado assim por um único motivo, a poupança de bateria.
      Resolver o problema significa aumentar a intensidade do sinal, algo que não duvido possa ser feito. Mas a que custo na duração da bateria?
      Basicamente a resolução pode tornar a vida útil dos comandos muito mais reduzida, e isso seria um preço alto a pagar por um problema que deveria ter sido detectado à muito tempo.

  2. Já sei porque motivo a Nintendo criou este modo de performance para a consola em modo portátil, e que daria problemas de performance ao passar para a TV.
    É que a consola vai ter jogos que só funcionam em modo portátil.
    E o primeiro já foi anunciado:
    http://www.thewolfhall.com/nintendo-switch-game-voez-becomes-first-portable-mode-game-console/

  3. pelos vistos a Nintendo já anunciou que ira lançar uma actualização no dia do lançamento da consola para resolver este problema

    • Optimo. Tenho de encontrar isso e atualizar a notícia.

    • Estive a ver as notas do que o patch de lançamento corrige e não há qualquer referência à correcção deste problema.
      Onde leste isso?

      • Pelo que li esse patch é para liberar as funcionalidades on line do console

      • tive a rever e foi erro meu, pois não tinha entrado na source da noticia, pois onde li e assumiam que ia sair um patch, mas e mais um rumor, pesso desculpa pelo me erro
        em todo o caso na sexta já verei bem se existe bem o problema e verei se havera um patch

        • Isso era óptimo… Se quiseres escrever algo sobrenatural Switch avisa. Eu revejo e caso o conteúdo seja interessante, publico com o teu nome.

          • Ja tenho a consola, mas pouco a pude usar, estes dias tenho tido pouco tempo, ate que gostaria de escrever algo mas infelizmente nao sera possivel pela falta de tempo, para usar a consola o tempo suficiente para falar sobre ela e tambem o tempo de ecrever
            Mas em todo o caso as minhas primeiras impressoes sao boas (ainda nao experimentei nenhum jogo), e o comando pro nao parece ser mau

  4. O problema ainda persiste, mesmo na versão final da consola com todos os patches de dia 1.
    http://kotaku.com/switch-owners-are-still-reporting-joy-con-connectivity-1792928040

  5. pelo tempo qu já joguei, mesmo que nao tenha sido muito, em 3 jogos diferentes não encontrei nenhum problema com os joy-con

  6. [OFF]-Switch chegou hoje em uma loja de Fortaleza-Ceará.

    Adivinhem o preço…..

    R$3000,00

    Jogo do Zelda: R$350,00

    Na conversão direta do Dólar (U$3,31 * U$299)= R$989,69.

    Se fossemos aplicar a taxa para videogames que é aproximadamente 62% teríamos um videogame de custo de quase R$1620,00, praticamente o preço de um PS4/One base.

    Mas aí os comerciantes querem tirar seu lucro em cima, e o lucro é quase o mesmo valor do console, este é um dos motivos que eles enriquecem do dia para a noite. Nem sempre a culpa é do Brasil e sim dos brasileiros(alguns)…

    Sinceramente acho que na próxima geração de consoles eu importe, pelo menos terei uma nota fiscal do produto e assim terei direito ao suporte técnico, além de adquirir com um valor abaixo do cobrado pelo mercado cinza.

    • Foi o que aconteceu comigo,um amigo meu me trouxe um PS4 pro para mim a R$1.320.00(preço que ele pagou quando o Dólar estava a 3,30)mas teve outra pessoa que me ofereceu a R$2.300.00,valor que estava no mercado livre do Brasil na época.Ou seja o cara ganha praticamente outro console em cima do consumidor,sem pagar imposto algum.Mas este R$3.000.00 reais esta anormal.

      • É como se você estivesse comprando 2 aparelhos, um ele te entrega e o outro ficou apreendido na alfândega.

        Assim é muito bom!

        Fora que estes aparelhos apreendidos na alfândega vão para leilão onde só quem participa, devido o grande número de unidades e alto valor inicial de lance, são os próprios lojistas.

        Perdem e depois recuperam.

  7. Vídeo com problemas apresentados no Switch:

    https://www.youtube.com/watch?v=Cb-srOfRqNc

    Há problemas que digamos ser simples e podem ocorrer facilmente em outros aparelhos como pequenos congelamentos ou o encerramento inesperado, mas há muitos problemas com GPU, LCd e controles

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