Produção em massa com processo de 7 nm começou, e abre boas perspectivas a novas consolas em breve!

A entrada da produção em massa da tecnologia de 7 nm dá abertura a novas consolas já para 2019.

O rumor de uma PS5 em 2019 ganhou novo fundamento com uma nova notícia da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company que veio anunciar ter começado produção em elevados volumes de chips usando a litografia de 7nm.

A tecnologia adoptada é a de 7nm (CLN7FF) que poderá vir equipar uma futura PS5, e ao termos produção em massa isso quer dizer que há grandes produtores interessados na produção e que por isso ela é necessária. Recorde-se que a AMD deu a conhecer recentemente que um dos dois responsáveis pela produção dos seus produtos a 7nm seria a TSMC.

Aliás a AMD já tem protótipos a 7nm a funcionar.

Naturalmente que este tipo de litografia será usada em todos os tipos de chips, mas não poderá deixar-se de se referir que na conferência financeira da TMCS, o seu President, C. C. Wei mencionou especificamente a aplicação da tecnologia no “gaming”. E isso é curioso pois por norma os termos usados são CPU, GPU, que tambem foram usados, mas não o uso do termo Gaming em particular, o que poderá indiciar alguma ligação a produtos como as consolas. Mas tal é no entanto, especulação!

Eis as palavras de C. C. Wei:

Mais de 50 saídas em produtos estão já previstas até ao final do ano, para aplicações em aparelhos móveis, servidores, CPU, processadores de rede, Gaming, GPU, PGA, Criptomoeda, automoveis e IA. Os nossos 7 nm estão já em produção de volume.

A realidade é que as condições para o corte de custos que permitirá a produção de uma PS5 estão já reunidas. Agora é ver se a consola aparecerá efectivamente na data do rumor inicial, ou seja, 2019!



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Ótima notícia. Curioso pra ver as Nvidia Volta também.

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Curioso que apenas á 15 anos atrás estavamos nos 90 e já vamos nos 7, como a dimensão têm sempre que ser superior a zero já não há muito mais espaço para progressão nos próximos anos

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Vão ter que mudar de rumo, isso vai ser interessante. Acho que eles até já tem algumas idéias mas, enquanto der pra ganhar dinheiro com a tecnologia atual…

Edson Nill
Visitante
Edson Nill

Por isso que acredito que será a última geração do hardware físico, já em transição para a computação em nuvem.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Computação em nuvem já não me agrada por eu não possuir o produto, e com essa internet, só se os jogos forem como Clash Royale
E os servidores terão que evoluir também, então a tecnologia não vai parar no tempo, vão aparecer com algo seja lá o que for

Henrique
Visitante
Henrique

Na minha tv samsung 4k MU6100 tem um app “gamefly” de jogos pela nuvem, é tipo um netflix dos jogos, ate a interface é igual.

Tenho 40mb de dowload e 5 de up, joguei the witcher 3 sem lag na jogabilidade só q a qualidade da imagem era 480p, nao tinha como alterar, pelo q joguei ta bem aceitavel, se tiver investimento da Sony no setor o PS6 vai ser um app de streaming e a Sony só vai vender o dualshock.

Edson Nill
Visitante
Edson Nill

Exatamente, Henrique!