Produtor de Gears 4 tenta redefinir definição de Beta

Gears 4_3

O produtor de Gears of War 4 veio a público referir que o público pensa que uma Beta é uma demo altamente polida. Na realidade ninguém pensa isso, e só ele é que não sabe o significado de Beta.

Ao longo de toda a existência da informática os termos Alpha e Beta tem sido usados para definir a fase de desenvolvimento do software. E essa é uma realidade geral que não se aplica só aos jogos!

Assim, uma versão Pré-Alpha é uma versão ainda na fase inicial, e onde pouco ou nada está feito ou concluído. Basicamente o que podemos esperar dessa versão a nível de funcionalidades e estabilidade é Zero.

A fase Alpha acontece quando a equipa abandona os esboços e começa a desenvolver o jogo. Mesmo assim o mesmo está inacabado, totalmente incompleto e preso por arames. Não se pode esperar do mesmo muito mais do que quando estavamos em fase pré Alpha. É nesta fase que se define as características gráficas finais de um jogo. É tambem, normalmente, uma fase de testes internos, e raramente aberta ao público pelas bugs existentes e pouco polimento geral.

A Fase Beta é entrada quando o software começa a estar estável e preparado para comercialização. Aqui a fase pode ser muito curta, a algo muito longo, tudo dependendo do nível de polimento que se pretende dar. É nesta fase que se melhora as performances do jogo, procedendo-se a polimentos e optimizações.

Ora Gears of War 4 está em fase Alpha! O jogo está ainda por polir, está ainda inacabado, e está numa fase atrasada de desenvolvimento (mesmo com data de lançamento prevista para Outubro). Mas por motivos que a equipa explica serem de maior compreensão do público, a equipa resolver abrir uma fase de testes ao público, e em vez de lhe chamar de Alpha, resolveu chamar a mesma de Beta.

Ora as reacções não deixaram de se fazer esperar. Dado o nome e o suposto nível de desenvolvimento do jogo, as pessoas queixaram-se que o grafismo do jogo estava muito, mas mesmo muito, mau. Aparentemente o motor até está já estável ao ponto de não ser perceptível a fase Alpha, e desta forma as queixas ganharam ainda mais força.

Agora o produtor, o mesmo que veio dizer que resolveu chamar Beta à fase de testes, em vez de Alpha, onde realmente o jogo está, por uma questão de melhor percepção das pessoas (tomando-as por pouco inteligentes), vem dizer que as pessoas tomam a fase Beta como uma demo com elevado nível de polimento gráfico.

Caro Snr Rod Fergusson, ninguém tem culpa que o senhor se ache mais inteligente que os outros, ao ponto de ter chamando à fase de testes aberta aquilo que não é, uma fase Beta, com receio que aqueles que considera “plebe” intelectual pudessem não perceber. Mas daí a censurar as pessoas por esperarem de algo chamado Beta, resultados de uma Beta… aí parece que quem possui pouca inteligência… é o senhor!

Fonte: MCVUK

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (4)

  1. Ainda que sendo um pouco fora do contexto.. Se algo que aprendi com esta indústria é a ser ENGANADO . Comprei a PS4 agora temos uma nova que promete o dobro de potência e como ja disse mais cedo, com essa crise só poderei trocala por uma PS3. Infelizmente esta armadilha eu cai inocente pois isto foi algo inédito. Quanto aos downgrades e afins estes sempre me passaram porque sempre tento estar informado. Whatchdogs, Assassins e o tão,tão distante anúncio daquele jogo de 2009 que era para PS3 e agora é para PS4 ou melhor que será para a ps4k“NEO“… D*%\~ esqueci o nome…

    Desculpe Mario mas já nos insultam a anos.

    • O dobro não, 2,3 vezes, uma diferença de potencia de 2,4 teraflops, o PS4 Neo tera 4,2 Tflops.
      Só para comparação, a diferença do PS4 para outros sistemas:

      Xbox One: 530 Gflops
      PS3: 1,61 Tflops
      Xbox 360: 1,60 Tflops

      A diferença de potência entre o PS4 e o PS4 Neo é maior que a diferença entre o PS4 e a geração passada.

Os comentarios estao fechados.