Programador da ID dá a conhecer que DirectX 12 da One é mais profundo que o do PC

directx-12

ID revela de forma clara: O DirectX 12 do PC não tem a mesma capacidade da versão consola. E na sua opinião, usar o mesmo no PC é um erro!

O DirectX 12 é um API de baixo nível para PC e que traz as vantagens das consolas para o mesmo. No entanto, apesar de as vantagens estarem lá, o nível de optimização que é possível obter-se com ele no PC e na consola são diferentes!

Segundo Axel Gneiting o uso do DirectX 12 no PC acaba por ser um contra-senso, sendo que o Vulkan é uma melhor escolha uma vez que oferece performances semelhantes e não requer o uso de duas versões do API (DX 11 e DX 12) para o Windows 7 e 10.

Basicamente Gneiting diz que a escolha dos criadores que optam pelo DirectX 12 em vez do Vulkan “literalmente não faz sentido“. E isto graça às grande fatia do mercado que o Windows 7 ainda representa e à incompatibilidade do DirectX 12 com ele.

Foi neste sentido que Gneiting falou da consola Xbox One. Segundo ele o argumento de que programar para a Xbox One e para o Windows 10 se tornou mais simples graças ao DiretcX 12 é uma falácia pois caso se pretendam optimizações e performance máxima na consola torna-se necessário o uso de códigos separados dê lá por onde der.

Basicamente só abdicando das optimizações específicas da consola é que ambas as versões são iguais. Mas dada a necessidade de optimização de performances, ter o DX 12 ou não na consola e no PC, basicamente representa pouco.

Ou seja, ambas as versões são compatíveis, mas a versão da One é mais elaborada e mais capaz, indo ao metal do hardware da consola. E só abdicando dessas optimizações é que poderia haver vantagens no uso comum do DX 12.

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (7)

  1. Valerio Fernandes 15 de Julho de 2016 @ 11:35

    E para RIR ou para CHORAR???
    Mais uma vez a Microsoft sendo Microsoft!

  2. Um pouco óbvio o que ele disse. O DirectX sempre foi algo exclusivo do Sistema operacional da Microsoft e a ID sempre foi puxa saco do Open GL e agora naturalmente do Vulkan.
    Resta saber se o Vulkan terá suporte ao mesmo nível do DirectX pois o OpenGl nunca teve.

    • A ID nunca foi puxa saco (se bem que não conheço a total extensão do significado que vocês dão ao termo). Foi uma empresa inovadora que criou dos maores sucessos a nível de videojogos, de sempre. E uma coisa que nunca ninguem se queixou nos seus jogos foi da performance… fosse ele open gl ou outro api qualquer.
      A questão é que, mais frame ou menos frame que um dos APIs possa dar face ao outro, o que eles referem é uma realidade. Para suporte ao Windows o Vulkan é o API a usar. Se for só ao Windows 10, o DX 12 então pode ser a alternativa.

      • Puxa saco nesse caso seria tipo uma preferência. A ID sempre deu preferência ao open gl, assim como a Valve. Eu acho que o Vulkan é o caminho natural para devs que pretendem ter os jogos rodando no máximo possível de dispositivos, seja Windows ou Linux e o DirectX 12 será algo mais voltado a plataforma Xbox e os jogos da Microsoft. Existe um grande mercado de Windows 7 ainda.
        Mas eu acredito que a longo prazo, os jogos perderão suporte a versões anteriores ao Windows 10 pois os fabricantes de hardware estão parando de apoiar os sistemas antigos.

  3. O que eu temia parece estar se tornando realidade, o DirectX 12 é uma porcaria. Já vi tudo quanto é análise e vídeo no YouTube, e a opinião é geral que o Vulkan é a API que realmente entrega resultados, e muito melhor por atender Windows 7, Linux… A Microsoft pode dar um jeito porquê dessa vez, ela decepcionou seriamente, o que vem se tornando uma coisa comum, como Windows 8, One perante o PS4, Windows Phone… E até o Windows 10 já me deu dor de cabeça, quando atualizei pro W10 descobri que alguns jogos mais antigos que eu jogava no W7 não funcionavam de jeito nenhum, agora uso um dual boot pra resolver a situação. PS; o Windows XP e principalmente o Windows 7 nunca me deram problema. Só não fico no 7 porquê o 10 acaba sendo mais rápido/leve enfim, mas pelo menos isso né?! Eles podem usar a desculpa que quiserem, mas um produto/serviço quando é bom, já nasce bom, não precisa de tanto remendo.

    • Olha eu também tive um problema ao atualizar do 8.1 pro 10, parece que o sistema não foi instalado a 100% e algumas funções básicas ficaram inacessíveis, tive de restaurar o windows 8 por isso, e agora tenho um certo temor em instalar novamente o 10 no meu note, já no meu micro nunca deu problema.

Os comentarios estao fechados.