Programador fala sobre a PS4 e a Xbox One e dá a conhecer realidades interessantes.

Um suposto programador que refere lidar à sete anos com consolas deu no Reddit deu a conhecer dados interessantes sobre a Xbox One e PS4.

vs

Um suporto programador com sete anos de experiências com consolas e títulos AAA, deu no reddit uma série de respostas em uma sessão por ele iniciada e onde deu a conhecer uma série de dados interessantes, e dentro daquilo que o NDA que o limita deixa revelar.

Não vamos colocar aqui todas as afirmações ali referidas, seleccionando apenas as mais relevantes. Há contudo que notar que não há qualquer confirmação que este senhor seja efectivamente quem afirma ser, apesar de as suas afirmações baterem certas com outras de programadores confirmados. Há contudo que ler estas declarações com uma certa dose de desconfiança!

No que toca a relações programadores empresas, este senhor dá a conhecer o seguinte:



A Sony é complexa por ser várias companhias e pelo que percebo as pessoas no negócio sofrem com isso quando percebe, por exemplo, que há a Sony America e a Sony. Eles estão a fazer coisas muito porreiras para os devs e preocupam-se bastante com eles. Para um indie isso é fabuloso.

A Microsoft é uma grande instituição. Não sei o que dizer sobre eles, nunca foi fácil trabalhar com eles mas agora sofrem igualmente do problema que não sabem ao certo a direcção em que rumar o barco (por exemplo, para a parte indie o que eles estão a fazer é algo bizarro, as pessoas pediam por auto publicação à anos e isso via-se em todas as conferências, mas até a Sony nunciar algo do género a sua política era que era preciso um publicador. Todas as interacções com eles passam por um pessoa proxy.

A quilometragem com eles pode variar dependendo do interesse que eles possuem por ti.

Quanto a uma eventual venda da divisão Xbox e os despedimentos na Sony, refere:

Bastante irrelevante pois essas empresas não vão desaparecer, e mesmo que o fizessem o mercado ajustar-se-ia mas não desapareceria.

A Sony não vai desaparecer. A Microsoft também não. Ninguem está preocupado com o futuro de qualquer das plataformas. O desenvolvimento Multiplatforma é extraordinário e eles estão a sair-se muito bem na PS4 com uma média de lucro por utilizador superior à do PC. Se a Microsoft vendesse a divisão, alguem a iria comprar e teria uma nova liderança, mas isso não vai acontecer. Ouçam o que digo. Que eles estão condenados? Não estão.



Sobre os Kits de desenvolvimento, esta fonte refere:

Compilas no PC e corres no devkit. No caso da PS4 é tudo bastante directo, mas no caso da Xbox One o devkit está cheio de problemas. Por exemplo, se o desligares da corrente ele esquece que é um devkit e tens de “configurar” de novo.

Os Devkits são usualmente empréstimos. Um custo insignificante para um estúdio AAA. Os indies, pelo que sei, levam-nos e graça.

A sua preferência pessoal vai para trabalhar com a PS4, reconhendo porém que no que toca a renders (algo que ele não faz), a maior parte dos programadores prefere o DirectX:

PS4 sem dúvidas. Os devkits da Xbox One estão cheios de problemas e o stack de software é um estúpido alvo em movimento. Mas eles são uma empresa de software e vão resolver isso, mas actualmente é uma seca.

A PS4 é algo familiar, apesar de uma arquitectura diferente da PS3. Mas a Xbox One é complicada. No que toca ao Rendering isso não me importa muito pois não escrevo esse tipo de códígo. Mas estou seguro que a maior parte das pessoas prefere o DirectX.

Esta fonte refere ainda que poderemos esperar mais consolas no futuro:

Inicialmente a Microsoft falava como se esta geração de consolas fosse a última, mas penso que isso mudou. A Sony aponta para uma vida útil igual à anterior, mas poderá ter uma nova consola antes disso. A Sony adora que os devs desenvolvam para as consolas antigas pois pode vende-las nos mercados emergentes.

Não sei porque as pessoas não acreditam que vai haver um salto. As consolas não pareciam poderosas na ultima geração por causa do PowerPC. As consolas parece fabulosos no final das gerações porque pessoas inteligentes descobrem algoritmos inteligentes e conceitos que as explorar, e como toda a gente possui o mesmo hardware que pode ser “enganado”. Para além disso tem acesso de baixo nível. Tal como nesta geração.

Estes foram os pontos mais relevantes referidos. Tudo o resto ou é já conhecido, ou menos relevante, mas podem ler todas as perguntas seguindo o link de cima.

Não há nada de chocante ou de desconhecido no que é referido, excepto ter real consciencia daquilo que já se referia, que os devkits da Microsoft são maus face aos da Sony. Mas isso é típico da Microsoft, basta olhar para qualquer software da empresa e os patches para os mesmos que estão constantemente a sair!



Posts Relacionados