Programadores de Forza 5 confirmam anteriores afirmações de que o jogo possui iluminação estática.

Antes do lançamento das novas consolas Forza 5 foi criticado por não possuir uma iluminação dinâmica. E essa restrição acaba agora, de forma indirecta por ser confirmada.

forza5

Quando Forza 5 foi apresentado, muitos criticaram o jogo por ele possuir “atalhos de performance”. Neste caso, o jogo era acusado de ter luzes “pré-cozinhadas”, isto é, uma iluminação geral estática e não calculada em tempo real.

Sabendo-se que Gran Turismo usa uma iluminação totalmente dinâmica, algo que é levado ao extremo em Gran Turismo com o ciclo dia noite, essa foi a maior crítica apresentada ao jogo que se denomina de nova geração.

Mas mais ainda, Forza 5 não possui efeitos de tempo, e em parte devido exactamente à mesma situação que levaria a que esses efeitos alterassem a iluminação geral. E essa é mais uma característica igualmente apresentada em Gran Turismo 5 e 6.

Publicidade

Retomando o nosso artigo


 


Se considerarmos que durante o jogo Gran Turismo 6 faz tudo isso em 1080p NATIVOS (apesar de cortar a resolução quando o motor se encontra mais saturado – Fontes: Gameradar e Eurogamer), e isto em hardware de 2006, certamente há que se perceber um pouco a crítica.

No entanto se há algo que todos concordamos desde já, é que se esta restrição existe, certamente não é por falta de potência.

A Turn10 refere que o grande problema que teve com o jogo se deveu ao enorme tempo dedicado ao pormenor das pistas e à conversão para os níveis de qualidade desejados para o jogo.

E segundo eles, esse é o motivo pelo qual não se vêem efeitos de tempo ou ciclos dia/noite no jogo. E isso será algo que não será visto brevemente em Forza 5… se é que alguma vez será visto neste jogo.

Segundo a equipa, adicionar um ciclo dia/noite não é uma coisa menor, não bastante acrescentar um contador de tempo e atirar a coisa para lá. Tal alteração dentro do realismo que este tipo de jogos apresenta implica física, alterações das condições, e muito mais. Não é exactamente o tipo de coisa que facilmente se apresente num patch.

Questionada sobre a possibilidade de se acrescentar uma pista criada de propósito com essa alteração, a equipa referiu que isso seria uma situação criada sob medida, e que apesar de eles fazerem isso regularmente, tal alteração exigiria pelo menos 9 meses de criação apenas para a pista. E isso sem tomar em conta a iluminação e a física do carro com a presença de água, por exemplo.

Por outras palavras, Forza 5 não foi criado com um motor de iluminação dinâmico que permita essas situações. E nesse aspecto as criticas que lhe foram feitas tinham efectivamente razão. Para um jogo de nova geração, Forza fica nesse aspecto atrás de GT6, e mesmo GT5.

Fonte: IGN

Publicidade

Posts Relacionados