Programadores de The Witcher: Seria preciso mais do que o DX 12 para a versão Xbox One ser mais de 900p

witcher3

O DirectX 12 será uma grande ajuda na libertação do CPU, mas quando é o GPU que se encontra no limite, o DirectX 12 pouco ou nada pode ajudar.

witcher3

O DirectX 12 é um API de baixo nível que permitirá libertar CPU. E isso quer dizer que quando os jogos estão limitados pelo CPU poderemos ter mais ciclos de processamento disponíveis. Esses ciclos poderão ser usado para processamento genérico, ou para a solicitação de mais trabalho gráfico.

Mas esse é um ganho que só ocorre quando o CPU é o elemento que está a limitar as performances do sistema. No caso de o GPU ser o elemento limitador, o DirectX 12 poucos ganhos oferece.

Tal parece ser o caso com The Witcher onde as consolas se encontram limitadas pelo GPU e não pelo CPU. Isso quer dizer que ali o problema não é a ESRAM ou sequer o CPU, mas sim o facto de o GPU estar a atingir os seus máximos para os cálculos que está a efetuar.

E numa situação como essa, o facto de o API ser de baixo nível não ajuda absolutamente em nada.

Há no entanto alternativas. Soluções que no entanto não passam pelo DirectX 12 mas pelo uso de técnicas de programação inovadoras que usam menos recursos para resultados iguais.

A equipa de The Witcher já conseguiu algo do género com as sombras usadas no jogo. E caso seja possível haver melhorias idênticas em outros campos, poderá ser que futuramente, num patch, o jogo possa vir a libertar recursos gráficos suficientes para lhe permitir subir a resolução.

E nesse aspecto a equipa promete que irá tentar fazer mais e melhor!

Questionados sobre o DX 12, Damien Monnier refere:

O objectivo é numa ficar dependente desse tipo de coisa. Essa é uma das razões pelas quais puxamos. Queriamos que o jogo fosse tão bom como é, isto é, saido da caixa. Não precisarão de um patch para ele correr.

Mas vocês sabem, iremos continuar a trabalhar nele. A nossa equipa do motor nunca para de trabalhar. Talvez apareçam novos métodos, tal como aconteceu recentemente com as sombras, onde encontraram uma nova forma de as fazer.

Temos um Guru das sombras que veio com um novo método que permite sombras melhores e menos exigentes, pelo que mudamos isso e as sombras melhoraram. Mas sabem, não vamos dar isso como certo, mas tenho a certeza que a nossa equipa apresentará coisas novas.

Fonte: Dualshockers

Publicidade

Posts Relacionados