Programadores de Uncharted 4 dizem estar a colocar os visuais à frente dos 60 fps. Mas será essa a realidade?

Uncharted4

A Naughty Dog dá a conhecer que atingir os 60 fps é algo que será difícil. E sem descurar a possibilidade de tentar alcançar essa meta, afirma que actualmente se está a concentrar nos visuais. Mas será mesmo isso, ou estaremos perante mais um caso onde os programadores falaram mais do que o que deviam?

Uncharted4

Em entrevista à Game Informer os dois co-directores de Uncharted 4, Bruce Straley e Neil Druckmann foram questionados sobre qual a dificuldade que teriam em atingir os 60 fps. A resposta foi a seguinte:

Realmente muito difícil. Quero dizer, isso é verdade para qualquer jogo. Foi realmente difícil no The Last of Us Remastered. E esse foi um jogo que acabaos. E para o qual sabiamos exactamente como teriam de parecer os resultados finais. E aqui estamos a tentar quebrar barreiras sobre o impacto visual deste jogo, fazendo cutscenes em tempo real… E tentar alcançar os sessenta é algo muito difícil.

A Game Informer não deixou a questão por aqui. E questionou sobre se a equipa irá efectivamente tentar ou não os 60 fps. A resposta deixa tudo em aberto:

Não sei! O objectivo para nós é criar a melhor experiência. Para já estamos a puxar pelo aspecto. E depois veremos onde estamos, e re-avaliaremos. Estamos constantemente a fazer escolhas durante a produção. O que fizer o jogo jogar melhor e ter o melhor aspecto.

A equipa não confirmou se este será o último Uncharted, uma vez que o Francising é tanto deles como da Sony, mas esta será certamente o final da história de Natham Drake. Tudo até agora foi acumulado até este momento, e a equipa está a trabalhar para lhe fornecer um final satisfatório.

Numa nota pessoal, não consigo deixar de pensar que no fundo Uncharted é mais um dos jogos que vai deixar de cumprir. Apesar de nunca ter prometido que tal seria uma realidade, a Naughty Dog referiu várias vezes que os 60 fps seriam o seu objectivo, e é inegável que tal não foi apenas uma mera indicação. A intenção estava claramente lá, como se lê na frase que se segue:

Penso que [1080p/60fps] é o que queremos puxar para tudo o que fizermos esta geração. Esse é o objectivo com que estamos a criar o nosso motor para a PS4. Vamos ver se conseguimos fazer isso e atingir. Atingimos com The Last of US, pelo que não manter isso? fonte.

E mesmo deixando a coisa em aberto, com ou sem promessas, o certo é que cada vez menos os 60 fps poderão ser vistos como uma realidade. Não que este jogo alguma vez precisasse deles pois nunca nenhum Uncharted foi a mais de 30 fps. Mas a realidade é que a geração está cheia de intenções/promessas não alcançadas/cumpridas, e Uncharted 4 parece que será mais um na lista. E a ser assim, mais vale estarem calados!

Publicidade

Posts Relacionados