Programadores mal intencionados andam a comprar plugins Chrome para os alterar

Infelizmente os plug-ins são apenas úteis enquanto tiverem suporte. Mas o que está a acontecer é que programadores mal intencionados compram plug-ins abandonados e transformam-nos em Malware.

google-chrome-os[1]

Quantas vezes um vossos plug-ins para Browser que se usa para uma situação qualquer, e que até era, pelo menos para quem o usava, o melhor do seu género, acaba por ser descontinuado e não recebe actualizações, tornando-se limitado ou mesmo inutil ou incompatível com novas versões do navegador?

Se isso é algo que nos entristece e nos deixa por vezes sem saber como o substituir uma vez que as alternativas não funcionam da mesma forma a que estávamos habituados, pior seria se o plug-in se mantivesse a funcionar, mas passasse a ser um malware.

Mas felizmente isso não acontece. Ou acontece?



Infelizmente acontece. Uma vez aprovados pela Google, os plug-ins mantém-se na Chrome Store. E sabendo-se que plug-ins mal intencionados não são aprovados, há quem opte por comprar plug-ins aprovados e em vias de serem abandonados, para os alterar para outros fins.

E de forma a rentabilizar o investimento, esses plug-ins tornam-se malware.

Se estás a receber popups ou a verificar comportamentos do Browser indesejados e não tens nada instalado no teu Chrome senão aqueles plug-ins que já te acompanham à anos e sabes serem de confiança, então é melhor começares a desconfiar deles. A realidade é que um deles pode agora estar a fazer mais do que o que era suposto fazer.

Curiosamente tive a oportunidade de ver alguns desses plug-ins em acção, sendo que alguns deles dignaram-se colocar uma opção para desactivar a publicidade. Mas a opção necessita de acção manual, e independentemente de tal, um plug-in que sofreu essa alteração deixa de ser de confiança. Afinal sabe-se lá que mais é que ele pode estar a fazer de forma mais encoberta.

Sendo o Chrome relativamente seguro, e os seus plug-ins somente instaláveis pela Chrome Store (salvo alteração dos parâmetros normais do navegador), esta é uma forma de se contornar alguma segurança previamente efectuada até o plug-in ser removido pela Google. Mas entretanto milhares de computadores já o terão instalados.

 



Posts Relacionados