Project Cars 2 – Xbox One X vs PS4 vs Xbox One vs PS4

Xbox One X e PS4 Pro são as consolas meio de gama. Como se comparam entre si em Project Cars 2… E como se comparam com as consolas base?

Dado que não temos a possibilidade de comparar estas consolas de meio de geração, quer entre si, quer com as consolas base, o nosso artigo irá resumir muito sintéticamente aquilo que a Digital Foundry referiu serem as diferenças entre as diversas versões deste jogo.

Este é um artigo que não queriamos muito escrever, mas que dada a atual confusão gerada por análise a versões que ainda não incluem a totalidade dos patches, achamos por bem escrever, de forma a reflectir a realidade final do jogo!

Note-se que este artigo aborda todas as atualizações ao artigo acrescentadas pela DF, pelo que o que vamos referir são as diferenças verificadas após todos os patches aplicados ao jogo, e que na altura da análise inicial da DF não existiam nas versões testadas, mas apenas na Demo disponível do jogo. Segundo a Slighty Mad Studios esta Demo contêm já todas as implementações em todas as consolas, ou seja, é a versão final do jogo.

As diferenças face ao constatado no artigo inicial da DF que até deu origem a um titulo de noticia curioso, “As melhorias de Project Cars 2 na Xbox One X têm um foco diferente” anulam totalmente essa frase pois na versão final todas as versões do jogo são absolutamente idênticas a nível de conteúdo, apenas modificando na performance, quer gráfica, quer de CPU criadas pelas diferentes potências dos sistemas. Vamos então analisar os vários casos:



PS4 vs Xbox One

Ambas as consolas apresentam resultados semelhantes, mas com resoluções diferentes. Ambas apresentam uma resolução dinâmica, mas com a versão da PS4 a variar entre um mínimo de 864p e um máximo de 1080p, sendo que o referido é que a consola da Sony oferece mais refinamento e performance ao longo do jogo.

A XboX One nesse aspecto porta-se pior pois a sua resolução varia entre um mínimo de 864p e um máximo de 900p, nunca passando disso.

Resoluções e performances à parte, o jogo é 100% idêntico em ambas as consolas, sendo que a PS4 é a única que consegue atingir a resolução proposta para estas consolas, os 1080p!

PS4 Pro vs Xbox One X

O jogo oferece para estas consolas três modos de jogo, que vamos analisar:

Modo resolução

Neste modo as consolas mantêm o detalhe visual das consolas base, usando a sua performance adicional para subir a resolução.

A PS4 Pro usa uma resolução dinâmica que varia entre um mínimo de 1152p e um máximo de 1440p.

A Xbox One X mantêm a resolução dinâmica e atinge um mínimo de 1440p e um máximo de 1620p.

Mais uma vez, resoluções e performances à parte, o jogo é 100% idêntico em ambas as consolas, sendo porém de realçar que ambas as consolas ficam bastante longe dos 4K, sejam eles nativos ou por checkerboard.

Modo melhorias visuais

Neste modo as consolas abdicam de alguma da sua performance adicional que no modo anterior estava dedicada à resolução, para criar melhorias adicionais no cenário, nomeadamente com o aumento da quantidade de público e árvores no circuito. A consequência é que a resolução máxima atingida decai face ao modo anterior.

Curiosamente as consolas conseguem manter as resoluções máximas anteriormente atingidas, apenas se ressentindo no que toca às resoluções mínima:

Assim a PS4 Pro maioritariamente passa a correr a 1080p, tendo quebras para mínimos de 882p e  máximos de 1440p.

A Xbox One X porta-se melhor aqui. Consegue manter o ser mínimo de 1440p e o seu máximo de 1620p, mas basicamente mantém-se quase sempre nos 1440p durante o jogo.

Mais uma vez, e ao contrário do que acontecia na versão inicialmente testada, resoluções e performances à parte, o jogo é 100% idêntico em ambas as consolas. Refere-se também que o visualizado a nível de ganhos neste modo é muito pouco significativo e pouco justificável face à perda de performance gráfica do modo anterior.



Modo Performance

Este modo foi criado com o intuito de tentar manter nestas consolas uns 60 fps o mais perfeitos possíveis.

Aqui ambas as consolas tendem a manter-se a 1080p na maior parte do jogo, mas quando há variações, a PS4 Pro tanto pode cair para um mínimo de 972p como pode subir para um máximo de 1440p.

A Xbox One X, como referido, também se mantêm nos 1080p, mas quando há variações passa desse mínimo de 1080p para um máximo de 1620p.

A nível de fps, as consolas por norma conseguem ambas manter os 60 sem problemas, mas curiosamente aqui a DF possui uma incongruência no seu texto que não o torna claro.

Ali é referido que a PS4 Pro pode cair dos 60 fps em situações de chuva, dando a entender que esta queda só ocorre nesta consola. Mas uma linha mais à frente, refere-se que se registaram mínimos de 55 fps com screen tearing em ambas as consolas, em condições de chuva.

Tentando fazer sentido das frases aquilo que concluimos é que ambas as consolas caem para os 55 fps, mas provavelmente isso acontecerá mais vezes na PS4 Pro.

PS4 Pro vs PS4

Do analisado em cima o que se percebe é que a PS4 Pro oferece algumas melhorias face à consola base. Mas o digno de registo são as performances da PS4 Base. Os 4K prometidos, mesmo que checkerboard, não são uma realidade na Pro, mas a base, essa sim, consegue cumprir com os prometidos 1080p.

Apesar de melhorias na resolução face à PS4, a realidade é que ambas as consolas apenas permitem tirar verdadeiro partido de uma TV 1080p.

Dado serem consolas onde a oferta de serviços e jogos é idêntica, importa analisar a relação qualidade preço entre as mesmas e verificada neste jogo:

A diferença entre valores mínimos obtidos por estas duas consolas (972p na Pro e 840p na PS4) é de 4%. A diferença entre valores máximo (1440p na Pro e 1080p na PS4) é de 77%. A diferença gráfica teórica entre consolas é de 127%. A diferença entre preços das consolas bases (valores Kuantokusta) é de 273 euros na PS4 e 363 na Pro (ambas sem jogo) ou cerca de 33% mais.



Xbox One X vs Xbox One

Aqui as diferenças entre as consolas são bastante mais marcantes. A Xbox One, como vem sendo habitual, não atinge os 1080p, Já a X também fica bem longe dos prometidos 4K, e correr maioritariamente o jogo a 1080p no modo performance será certamente uma decepção para muitos.

Tal como antes, dado serem consolas onde a oferta de serviços e jogos é idêntica, importa analisar a relação qualidade preço entre as mesmas e verificada neste jogo:

A diferença entre os valores mínimos obtidos por estas duas consolas (1080p na X e 864p na S) é de 56%. A diferença entre valores máximos (1620p na X e 900p na S) é de 88%. A diferença gráfica teórica entre consolas é de 358%. A diferença de preços entre as consolas (valores Kuantokusta) é de 220 euros na S (com oferta de Forza Horizon 3) e 496 euros na X, sem jogo. Uma diferença de 125%.

Aqui a diferença entre as performances das consolas é bastante maior do que no caso das consolas da Sony, mas infelizmente, ao contrário do que acontece com a consola base da concorrência, aqui ambas ficam longe dos parâmetros estabelecidos como a meta destas consolas. Os 4K na X e os 1080p na One!

Conclusões:

Há algumas situações a concluir face ao verificado neste jogo!

A primeira é que em nenhuma versão os 4K são alcançados!

A segunda é que apenas a PS4 base cumpre com as promessas da resolução a alcançar com o seu hardware, os 1080p. Nesse sentido, no que toca às Xbox, os 1080p só são alcançáveis pela consola de 500 euros da Microsoft.

Para mais detalhes, leiam o artigo da Digital Foundry!

NOTA: Os valores de custos aqui apresentados são os mais baixos apresentados pelo KuantoKusta à data de escrita deste artigo.



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
By-mission
Visitante
By-mission

#True4k
#Monstro

Agora a sério a versão Xbox One X é de longe a melhor das 5 consoles, mas não é 4k, então já sabem… Olhando para a One Vanilla (alpha) esta nem aparece no comparativo, é uns ~10% a menos que a One S(beta), o que se traduz em um mínimo um pouco mais mínimo do que aparece no comparativo ( a diferença entre as duas era o mesmo que a reserva do kinect, então se viste diferença aquela altura que a tiraram, também a vê entre as duas One base)…

Ewertom
Visitante
Ewertom

@Mário,pelo demonstrado até aqui no One base sabendo que seu 1.3Tflops e a PS4 com seus 1.8 e esse jogo pelo que foi mostrado puxa mais pelo gpu(ponto fraco da One)os resultados obtidos em 900p na sua maioria não é tão assim chocantes,acho que temos que dar os parabéns a equipe pelo resultado obtido,pois assim como você menciona é revoltante a mídia referir somente pareamento entre pro e x como se a base não existisse.Abraço.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Inclusive por esses motivos que eu desprezo esses consoles meio de geração, nem 4k de fato eles fazem, o PS4 Pro eu já sabia, mas se o One X não tá aguentando rodar 4k agora, imagine nos títulos futuros multiplataforma.

Deviam ter feito marketing de upscaling também, porquê 4k ali é só de vez em quando. Não é só Forza que gente vai jogar.

Danilo Marciel
Visitante
Danilo Marciel

Cara só me resta rir porque simplesmente o Mario não cede jamais vai ceder kkk

A 3 anos 900P e 1080P era um abismo gigantesco.

Hoje não importa se a resolução é 10, 20, 30 ou até 50% mais no Xone X agora é tudo igual os jogos ? Não força a barra não Mario.

E outra coisa porque seu artigo não tem imagens ?

http://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2017-project-cars-2-xbox-one-x-vs-ps4-pro-analise

Aqui tem muitas mostrando que até mesmo a roda teve que ser substituida por calota no PS4 Pro pra ele rodar.

E outra sabemos muito bem o quão mal otimizado Project Cars é no PC não espere que os consoles façam milagres graficos identicos ao Forza 7 exigindo o dobro de processamento.

Cesar Henrique
Visitante
Cesar Henrique

Cara só me resta rir porque simplesmente o Mario não cede jamais vai ceder kkk

A 3 anos 900P e 1080P era um abismo gigantesco.

Hoje não importa se a resolução é 10, 20, 30 ou até 50% mais no Xone X agora é tudo igual os jogos ? Não força a barra não Mario.

E outra coisa porque seu artigo não tem imagens ?

http://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2017-project-cars-2-xbox-one-x-vs-ps4-pro-analise

Aqui tem muitas mostrando que até mesmo a roda teve que ser substituida por calota no PS4 Pro pra ele rodar.

E outra sabemos muito bem o quão mal otimizado Project Cars é no PC não espere que os consoles façam milagres graficos identicos ao Forza 7 exigindo o dobro de processamento.

Edson Nill
Visitante
Edson Nill

(off Topic) Mário, estava lendo sobre os streaming nos jogos, principalmente dos serviços da NVidia, Sony e Samsung e fiquei realmente perplexo com a velocidade que as coisas estão avançando. Creio que com certeza vc leu algo a respeito. Bem, gostei do que li e acredito que com empresas virando” Netflix” a tendência é os games estarem mais acessíveis com o passar do tempo, pois como depende exclusivamente da infraestrutura dos servidores deles e de sua internet( ótima por sinal no mínimo), esses serviços podem chegar aos smartphones como já estão chegando no PC, como o próprio NVidia now e o PlayStation now, sendo que o da Samsung até o momento está nas tvs novas dela, fora que a LG e Philips tb estão com um serviço similar. O da NVIDIA ainda vc aluga a placa de vídeo por streaming. O que pensa disso? Vc acha que vai vingar? Vc acha que serão assim mas em um futuro longínquo ou achas que estamos mais perto do que imaginamos dessa realidade a ponto da geração que vem já ser assim ou na geração que vem ter a migração para a suposta geração do ps6 já toda em streaming. Gostaria muito de sua opinião e creio eu, isto deve dar um ótimo artigo. Desculpe por fugir do assunto e aguardo sua opinião e de muitos aqui! Bom fds a todos!