PS4 faz Sony apresentar lucros no ultimo quarto, mas há prejuízo anual e venda da Vaio.

A Sony apresentou os seus resultados financeiros para o último quarto de 2013. E a empresa apresentou lucros no quarto, apesar de prejuízos anuais.

 

Sony disc loading validation systemOs resultados financeiros da Sony relativos ao ultimo quarto de 2013 foram conhecidos, e a empresa apresentou resultados positivos, com a Playstation 4 a ser a principal responsável.

E tal como no segundo quarto de 2013 onde apresentou igualmente lucro, a empresa mostra que é possível vir a ser viabilizada, e sair definitivamente do vermelho.

Os dados mostram que a Sony registou um total de 22.979 mil milhões de dólares em vendas, o que permitiu receitas brutas de 860 milhões de dólares e um lucro líquido de 257 milhões de dólares. O aumento de vendas face a igual período do ano anterior foi de 23,9%.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O lucro operacional da divisão de jogos foi de 172 milhões de dólares, o que se deve maioritariamente ao grande sucesso da PS4, mas igualmente, apesar de em menor proporção, à taxa de conversão positiva entre o Iene e o Dólar. A divisão de smartphones e tablets também registou boas vendas e lucros.

Mas a ajuda da Playstation 4 é inegável. Nas seis semanas entre o seu lançamento e o final de 2013 a consola tinha vendido 4.2 milhões de unidades que foram acompanhadas de 9,7 cópias de jogos. Se se associar a tal o número de registos na rede Playstation Plus, os lucros da divisão eram esperados.

Mas mesmo a PS3, apesar de estar a vender menos do que o previsto, ajudou pois no total do trimestre, somando a PS4 com a PS3 a Sony registou um total de 7,8 milhões de consolas vendidas.

A empresa encontra-se actualmente em re-estruturação e reforma de diversas secções que tem vindo a dar constantes prejuízos, incluindo a separação do seu ramo de TVs que vai passar a ser totalmente independente. No entanto, e apesar de prejuízos atrás de prejuízos dados por esta secção, a Sony prefere criar uma sub-empresa com contabilidade própria para a manter a desfazer-se dela, uma vez que acredita que com as TVs 4K poderá inverter a situação.

E é devido a essas secções que nem tudo são boas notícias. No que toca à totalidade dos resultados anuais a empresa continua no vermelho, e a apresentar prejuízos, particularmente devido à sua divisão de PCs, a Vaio, o que, face à quebra de vendas de PCs registada em todo o mundo, levou a Sony a desfazer-se dela, vendendo-a à Japan Industrial Partners (JIP). No entanto este negócio só será final em Março de 2014 pelo que até lá a mesma continuará na contabilidade da empresa.

No que toca a outras re-estruturações, a procura agora Sony focar-se apenas nos produtos que lhe dão lucro, com a empresa a anunciar a deslocação de vários dos seus recursos para a secção de jogos, actualmente a secção que mais lucros apresenta.

Publicidade

Posts Relacionados