PS4 possuirá apenas 5 GB de RAM para jogos e reservará 2 núcleos para o OS.

Noticias recentes dão a conhecer que afinal no campo da memória e dos núcleos de CPU a PS4 não será superior à Xbox One.

xonevsps4

Quando a PS4 foi anunciada, os programadores de Killzone revelaram que o seu jogo usava 3.5 GB de RAM e só não usava mais pois essa era a memória que lhes tinha sido  anunciada como disponível para os jogos na PS4 que teria 4 GB de RAM e reservaria 512 MB para o seu OS que seria gerido por um núcleo do seu CPU que ficaria assim reservado.

Mas a revelação foi uma surpresa. A PS4 afinal tinha 8 GB de RAM, e todas as noticias e indicações recebidas de diversas fontes credíveis referiam que usando essa capacidade extra a Sony teria melhorado o seu OS que passaria a usar 1 GB, mantendo reservado para si 1 núcleo.

Estas situações contrastavam com os documentos oficiais da Microsoft onde se revelava que a Xbox One reservaria 2 núcleos de CPU e 3 GB de RAM para o seu sistema operativo.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Note-se que apesar da diferença contrastante, tal era compreensível. A Xbox One é mais do que uma mera consola, sendo igualmente uma das TV Box mais avançadas de sempre. E nesse sentido, para que essas caracteristicas estivessem sempre activas, sem prejudicar ou ser prejudicada pelos jogos executados, esta reserva era compreensível.

Já a Sony referia que a sua consola era pensada para jogadores e criada para jogadores, e assim sendo as suas capacidades estavam dedicadas aos jogos.

Mas de acordo com o agora revelado, afinal tal não será assim. Não porque os dados anteriores fossem falsos, mas porque a Sony terá alterado a sua política face à consola. E assim, a PS4 apenas deixará livres 4.5 GB para os jogos. Talvez para não ficar atrás da Xbox One, a Sony deixa que os programadores, acedam a mais 512 MB de memória partilhada entre o jogo e o OS, talvez para permitir a equivalência à RAM da Xbox One. Ou seja a PS4 terá acesso a 5 GB de RAM, o mesmo valor que a Xbox One.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Da mesma forma outra novidade é que a consola reservará 2 núcleos para o sistema operativo, o que deixaria apenas 6 núcleos para jogos. Ou seja, mais uma vez, idêntico à Xbox One.

Apesar de os documentos oficiais da Sony referenciados não terem sido apresentados, a Eurogamer re-afirma que a situação é verdadeira, e refere ter confirmado a situação junto dos criadores de software. Custa porém a perceber como é que uma consola que se previa funcionar usando apenas 512 MB de RAM, de um momento para o outro passa a precisar de 3.5 GB e de reservar um núcleo adicional. E tudo isto sem possuir as funções de TV Box como a Xbox One, o que lhe retira todas as explicações plausíveis para este uso exagerado de RAM. Mais ainda quando as consolas possuem um disco rígido e podem carregar deste as funções menos comuns.

Seja como for, a alteração só se entende por um motivo: O sistema operativo da PS4 seria bastante inferior a nível de serviços oferecidos, do que o da Xbox One, e dessa forma a Sony terá sacrificado esta vantagem para equiparar esse campo e não levar a situações de descontentamento dos seus clientes.

Dado que actualmente, e dado o período de férias não teremos facilidade em actualizar as notícias da PCManias (e todas as notícias com excepção desta) estavam já pré-programadas para entrar), pelo que somente dentro de uns dias nos poderemos debruçar convenientemente sobre esse assunto e actualizar o nosso antigo artigo de forma conveniente. Até lá fica a notícia, sendo que esta situação passa a ser referida no início do nosso artigo comparativo sobre as duas consolas. Após as férias e com maior disponibilidade de tempo o mesmo terá de ser bastante revisto para comportar todos os factos actualmente conhecidos.

Publicidade

Posts Relacionados