PS4 recebe emulador PS2

De forma muito discreta e sem grande alarde, o emulador de jogos PS2 chegou à PS4, com 4 títulos da série Star Wars disponíveis. É impressionante, mas nem todas as notícias são boas.

Já há muito que haviam rumores sobre um possível emulador de PS1/PS2 na PS4. Pois ele chegou, sem grande alarde e muito discretamente, tanto que nem teve direito a anuncio oficial. Até agora há apenas 4 títulos disponíveis: Super Star Wars, Star Wars: Jedi Starfighter, Star Wars: Racer Revenge e Star Wars: Bounty Hunter, num bundle libertado na PSN e disponível através de um código.

A Digital Foundry já testou o emulador e a conlusão a que chega é que os resultados são impressionantes. Os efeitos 2D sofreram upscaling, o que não é bom, mas não havia alternativa, e a resolução passa para os 1292 x 896 (originalmente os títulos tinham uma resolução na ordem dos 512×448 e 640×448), com a imagem delimitada por barras negras superior e inferiormente havendo nessa altura um upscale até 1080p. Foi adicionado um efeito pós-processamento de algum tipo de anti-alising com muito bons resultados: os contornos são suaves sem quaisquer artefactos visíveis. Relativamente à performance, é suave sem quaisquer pausas, nem tearing, e a DG aposta que os títulos estejam a correr a 60 fps. Ao contrário do 2D, tudo o que é 3D sofre uma evolução pela positiva.

A outra grande novidade é que o suporte a troféus foi adicionado! É provável que o emulador estude a ocorrencia de alguns eventos no jogo e os desbloqueie, o que significa que ele segue o estado do jogo à medida que jogamos.

No lado mau da coisa, a patente relativa ao emulador aponta para que o suporte dos CDs originais não esteja incluído. Ou seja, a Sony poderá estar a pensar em seguir o negócio que começou na PS3 – vender os títulos apenas digitalmente. Tendo em consideração aquilo que a Microsoft fez  com o emulador da Xbox 360 na Xbox ONE, que aceita os CDs originais, é claro que esta atitude não é bem vinda, mas no entanto essa atitude não é ainda uma certeza.

Fonte: Eurogamer.net

Publicidade

Posts Relacionados