Vários dados apontam no sentido de que a PS4 venceu a Black Friday… e isso pode ser mau para o futuro de ambas as consolas.
Antes do mais os dados:
Há vários indicadores que nos chegam que apontam no sentido de que a PS4 terá vencido a Black Friday em território Norte Americano, mas convêm notar que esta não é ainda uma realidade confirmada. Seja como for, eis os dados que tem vindo a circular.
Best Buy
A Best Buy é a maior cadeia de vendas Norte Americana e responsável pela maior parte das vendas de consolas.
De acordo com um estudo da infoscout, a empresa responsável pelos dados que deram a Xbox One como vencedora no ano passado a PS4 foi a vencedora nesta cadeia com o Bundle que incluia Uncharted:Drake’s Collection a ser o mais vendido de todos os produtos.
Amazon
Os dados da amazon são públicos e podem ser consultados. O que se viu após a black friday, e considerando apenas os produtos ligados aos videojogos, na sua tabela dos 100 produtos mais vendidos foi a PS4 com o bundle Uncharted:Drake’s Collection na primeira posição, com o primeiro Bundle Xbox a aparecer na 11ª posição.
Dentro do top 100 temos ainda mais um bundle PS4 na 15ª posição, outro na 24ª, outro na 27ª, um bundle Xbox na 31ª e outro na 36ª, novo bundle PS4 na 39ª e finalmente um novo bundle Xbox na 95ª posição.
Target
Curiosamente na Target a vencedora foi diferente. A WiiU foi a consola mais vendida! Nada foi referido quando às restantes consolas.
Mas porque motivo, a confirmar-se a vitória da PS4 (algo já dado como certo em alguns websites noticiosos), tal será mau para ambas as consolas?
A lógica é mais clara para o lado da Xbox One. A Microsoft apostou tudo para este período! Se no ano passado a sua consola teve uma quebra de preço que a PS4 não acompanhou, vencendo-o, este ano a Sony igualou os preços. E o resultado, foi uma derrota!
Ora este ano, com excepção do preço a Microsoft tinha outros argumentos. Argumentos de peso que a consola concorrente não tinha! E todos eles se concentraram neste período!
Vejamos:
- Novo Dashboard com o windows 10
- DirectX 12
- Retrocompatibilidade
- Descida de preços
- O maior e melhor line up da história da consola
- Forza 6
- Gears of Wars – Ultimate Edition
- Rise of the Tomb Raider
- Halo 5
Em compensação a Sony avançou para este período basicamente em branco:
- Remasterização dos três jogos Uncharted da Playstation 3 (Uncharted: Drakes Collection)
- Acordo de publicidade para Star Wars Battlefront
- Acordo publicitário que inclui exclusividade de 1 mês nos DLCs e os direitos sobre a modalidade e-sports de Call of Duty.
- Descida de preços
Basicamente os argumentos da Sony eram bastante, mas mesmo bastante fracos comparativamente, motivo pelo qual a empresa avançou com a iniciativa de igualar preços.
Ora com estes resultados, mesmo que tenha sido batida por pouco, a Xbox One parece comprometida a nível de competitividade. Se com toda esta oferta não bate a PS4, o que esperar quando a Sony, que anunciou os 30 milhões de consolas vendidas, apresentar argumentos?
A questão aqui é que isso de bom não tem nada! A concorrência é algo que motiva os mercados, que impulsiona o dinamismo e que cria as oportunidades e negócios que todos apreciamos. Se a guerra das consolas ficar definida tal poderá levar a que as empresas deixem de se preocupar com os seus produtos. A microsoft deixe de investir na sua consola da mesma forma e a Sony descanse à sombra da bananeira.
O que nos vale no meio de tudo isto é que os valores de venda da Xbox One, apesar de inferiores aos da PS4, são um sucesso face à consola anterior, motivo pelo qual esperamos que a Microsoft não desarme mantendo a competição acessa. Até porque como diz o ditado Norte Americano “A coisa não acaba até a senhora gorda cantar!” (em Portugues o ditado é “Até ao lavar dos cestos é vindima”).
E sinceramente, pelos motivos expostos, espero bem que a vitória da PS4 na Black Friday não se venha a confirmar!
Fonte: Polygon, Amazon, infoscout
NOTA: A Microsoft por intermédio de Major Nelson, publicou uma série de números relativos à Black Friday, revelando que ela foi um sucesso para a Xbox One, mas não referindo que a consola terá sido a mais vendida do período.