PSN+ começa a ficar anos luz atrás do Live Gold

Durante anos a PSN+ distinguiu-se do Live Gold pelo facto que a primeira oferecia jogos  a segunda não. O pagamento do Gold era apenas para garantir melhor qualidade do serviço de rede que na PSN era gratuito mas de pior qualidade. Atualmente ambas as redes são pagas para garantir um melhor serviço de rede, mas os jogos gratuitos do Gold são infinitamente melhores do que os da PSN+

Vamos a contas reais. O live Gold costa 59.99 euros oficialmente, e a PSN+ custa 49.99. Mas na prática, desde que sou membro de ambas as redes, apenas nos primeiros anos paguei estes valores pela anuidade. Normalmente o custo pago é de cerca de 38 a 39 euros por ano pelo Live Gold e 42 a 43 euros por ano pela PSN+.

Durante muito tempo o Live Gold soava um pouco a uma forma de se obter dinheiro do cliente. A PSN oferecia o online de graça, ao passo que o Gold era necessário para se poder jogar online. É certo que face à PSN a qualidade do serviço do Gold era melhor, mas era 59.99 euros melhor??? Não… não era!

Após alguns anos a Sony iniciou igualmente um serviço pago, a PSN+. A grande diferença face à PSN era a oferta mensal de jogos. E que jogos senhores… e que jogos. A PSN+ foi durante anos uma verdadeira mina de ouro, com a oferta de jogos de elevada qualidade. Jogos AAA que enriqueceram a coleção de jogos dos possuidores de consolas PS3 de uma forma tremenda. Inclusive os jogos Uncharted, os maiores sucessos da Playstation 3 passaram por lá.

Um pouco tardiamente a Microsoft corrigiu a sua mão com os Games with Gold lançados inicialmente para a Xbox 360 em 2013.



Mas foi com o lançamento da PS4 e da Xbox One que os serviços basicamente igualaram as suas ofertas. Desde essa altura ambos os serviços passaram a oferecer melhor qualidade de rede graças ao serviço pago, mas igualmente jogos gratuitos mensais.



A questão é que desde essa altura… as posições inverteram-se completamente.

Se a PSN+ na PS3 era conhecida pela qualidade dos seus jogos AAA ofertados, desde o lançamento da PS4 torna-se difícil recordar um jogo AAA full price completo oferecido aos clientes PS4. A oferta desde à dois anos que tem sido Indies… indies… e mais indies.

Em compensação o Live Gold inverteu a sua postura de nenhum jogo ofertado para a oferta de jogos ao estilo da antiga PSN+.

Apenas vendo o mês passado, graças à retrocompatibilidade, os possuidores de Xbox One que tambem possuem uma Xbox 360 puderam obter um total de 4 jogos AAA, ou com características AAA, full price.

  • Crimes & Punishment – Xone
  • Lords of the Fallen – Xone
  • Supreme Commander 2 – x360
  • Borderlands – X360

Agora para o mês de Abril temos mais 4 jogos AAA anunciados:

  • The Wolf Among us – X360
  • Sunser Overdrive – Xone
  • Dead Space – x360
  • Saint Rows IV – X360

Quanto à PS4, a oferta mantem-se… mais indies!

Resumidamente, parece que a cabeça da Sony está em outro lugar que não a satisfação do cliente (talvez por esse motivo não tenha ainda dito nada sobre os rumores da PS4.5 ser uma PS4 mais potente, que quem sabe até poderão ter alguma razão de ser?).

O certo é que a PSN+ neste momento não compensa minimamente quando comparada à oferta do Live Gold. Naturalmente a situação é apenas comparativa, mas demonstra que por qualquer motivo a oferta da Sony passou de excelente para algo que está muito atrás da concorrência, e com ofertas, comparativamente, de qualidade inferior, e essa não era uma realidade à uns tempos atrás.



Posts Relacionados