PSN+ começa a ficar anos luz atrás do Live Gold

Durante anos a PSN+ distinguiu-se do Live Gold pelo facto que a primeira oferecia jogos  a segunda não. O pagamento do Gold era apenas para garantir melhor qualidade do serviço de rede que na PSN era gratuito mas de pior qualidade. Atualmente ambas as redes são pagas para garantir um melhor serviço de rede, mas os jogos gratuitos do Gold são infinitamente melhores do que os da PSN+

Vamos a contas reais. O live Gold costa 59.99 euros oficialmente, e a PSN+ custa 49.99. Mas na prática, desde que sou membro de ambas as redes, apenas nos primeiros anos paguei estes valores pela anuidade. Normalmente o custo pago é de cerca de 38 a 39 euros por ano pelo Live Gold e 42 a 43 euros por ano pela PSN+.

Durante muito tempo o Live Gold soava um pouco a uma forma de se obter dinheiro do cliente. A PSN oferecia o online de graça, ao passo que o Gold era necessário para se poder jogar online. É certo que face à PSN a qualidade do serviço do Gold era melhor, mas era 59.99 euros melhor??? Não… não era!

Após alguns anos a Sony iniciou igualmente um serviço pago, a PSN+. A grande diferença face à PSN era a oferta mensal de jogos. E que jogos senhores… e que jogos. A PSN+ foi durante anos uma verdadeira mina de ouro, com a oferta de jogos de elevada qualidade. Jogos AAA que enriqueceram a coleção de jogos dos possuidores de consolas PS3 de uma forma tremenda. Inclusive os jogos Uncharted, os maiores sucessos da Playstation 3 passaram por lá.

Um pouco tardiamente a Microsoft corrigiu a sua mão com os Games with Gold lançados inicialmente para a Xbox 360 em 2013.

Mas foi com o lançamento da PS4 e da Xbox One que os serviços basicamente igualaram as suas ofertas. Desde essa altura ambos os serviços passaram a oferecer melhor qualidade de rede graças ao serviço pago, mas igualmente jogos gratuitos mensais.


A questão é que desde essa altura… as posições inverteram-se completamente.

Se a PSN+ na PS3 era conhecida pela qualidade dos seus jogos AAA ofertados, desde o lançamento da PS4 torna-se difícil recordar um jogo AAA full price completo oferecido aos clientes PS4. A oferta desde à dois anos que tem sido Indies… indies… e mais indies.

Em compensação o Live Gold inverteu a sua postura de nenhum jogo ofertado para a oferta de jogos ao estilo da antiga PSN+.

Apenas vendo o mês passado, graças à retrocompatibilidade, os possuidores de Xbox One que tambem possuem uma Xbox 360 puderam obter um total de 4 jogos AAA, ou com características AAA, full price.

  • Crimes & Punishment – Xone
  • Lords of the Fallen – Xone
  • Supreme Commander 2 – x360
  • Borderlands – X360

Agora para o mês de Abril temos mais 4 jogos AAA anunciados:

  • The Wolf Among us – X360
  • Sunser Overdrive – Xone
  • Dead Space – x360
  • Saint Rows IV – X360

Quanto à PS4, a oferta mantem-se… mais indies!

Resumidamente, parece que a cabeça da Sony está em outro lugar que não a satisfação do cliente (talvez por esse motivo não tenha ainda dito nada sobre os rumores da PS4.5 ser uma PS4 mais potente, que quem sabe até poderão ter alguma razão de ser?).

O certo é que a PSN+ neste momento não compensa minimamente quando comparada à oferta do Live Gold. Naturalmente a situação é apenas comparativa, mas demonstra que por qualquer motivo a oferta da Sony passou de excelente para algo que está muito atrás da concorrência, e com ofertas, comparativamente, de qualidade inferior, e essa não era uma realidade à uns tempos atrás.

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (32)

  1. Sunset overdrive eh um jogo que espero que saia pra pc( bem possivel ja que praticamente todos os jogos de Xbox Vao pra pc)

  2. Essa grande folga nas vendas em favor da Sony está começando a me preocupar, agora me vem esses rumores de um Play 4 mais potente, o que está acontecendo com essas empresas de games????

  3. Ocorre que qurem lucro e MS mesmo atras em vendas (Quantidade) esta querendo em um aspecto fidelizar seus clientes. Mais vamos ver se a Sony acorda e faz o mesmo

  4. http://www.eurogamer.pt/articles/2016-03-30-sera-que-a-playstation-4k-faz-sentido?page=comments

    Já não tratam mais como rumor, dizem que as fontes são credíveis e perguntam faz sentido um PS4.5?

    Como está escrito no artigo, a cabeça da Sony está em outro lugar, querem um novo patamar, o de marca Premium.
    Só quero saber qual será a reação dos clientes. Hoje, o cara que compra o PS4 já acredita estar adquirindo um produto Premium. Como ele vai se sentir se daqui a 2 meses, se a surpresa da E3 for o novo PlayStation mais potente?

    • “Ainda nada está oficialmente confirmado, mas os rumores e as suas fontes são credíveis. A falta de uma explicação da Sony está a lançar o pânico entre alguns, principalmente entre aqueles que já compraram a consola e não querem voltar a gastar dinheiro noutro modelo.

      Supostamente, ambos os modelos vão partilhar a mesma lista de jogos (ou seja, o novo modelo não terá jogos exclusivos), no entanto, a PlayStation 4.5 poderá oferecer um melhor desempenho devido ao seu hardware melhorado.”

      Supostamente se todos pularmos ao mesmo tempo, haveria um terremotode 4 graus, mas há rumores que algum dia destes faremos este esperimento 😉

      • By-Mission… apesar do meu cepticismo baseado em coerencia e lógica de mercado, a realidade é que cada vez mais estou convicto que essa situação será mesmo uma realidade.
        Motivo? O silêncio da Sony!
        Há um ditado já muito antigo que refere “Quem cala… consente”. E neste caso a Sony, que só tem a perder em ficar calada caso seja mentira… está calada!
        A questão é que a Sony arrisca com isto a perder a supremacia do mercado.
        Lança a PS 4.5. A Microsoft lança a Xbox One.Five e bate a Sony… Passa a estar a situação invertida. Com a Sony com a consola pior! E a Microsoft lançando depois pode perfeitamente fazer isso! Aliás DEVE fazer isso… só se fossem burros é que não o faziam!
        Isso significa que por iniciativa da própria Sony, ela perde a hegemonia de mercado.
        Não sei se houve alterações na Sony, mas como vais ver pela notícia de amanhã a estrutura da Sony Computer Entertainement vai mudar. E isso leva-me a pensar que provavelmente as cabeças que tiraram a Sony da ruina foram encostadas, e agora algumas novas mentes “brilhantes” tomaram conta.

        • Concordo Mário.Sony pode estar “arriscando” a liderança do mercado se esse PS4.5 for realmente mais poderoso.Ele não deixa de ser um novo Hardware mesmo tendo compatibilidade total com o atual console.Isso vai mudar totalmente a dinamica do mercado para o bem,ou para o mal.Acredito que a MS não deve ficar parada já que o Tio Phill já tinha mencionado sobre melhorias no HW existente.

          Quero ver só como vai ficar essa fragmentação do mercado de consoles se isso for mesmo real…pra mim seria decepcionante ….

        • Apenas uma pequena questão que vc deixou passar Mario e que eu gostaria que vc exemplifica-se:
          Já foi referido as possíveis alterações do possível PS4k, mas quais seriam as alternativas da Microsoft pois pra manter a compatibilidade com os jogos que já existem eles não podem ir muito além do que a Sony tem disponível, pergunto a respeito de Cpu,Gpu,Memórias…
          Pergunto isso porque o artigo da DF deixou bem claro que para que fossem compatíveis as máquinas algumas poucas opções estavam a disposição. E a Microsoft quais seriam suas opções de upgrade?

          • Há duas alternativas para a nova consola. E a DF parece estar iludida na maneira de ver as coisas devido a isso.
            Uma delas é a consola ser exactamente a mesma e a potência extra advir de overclock. Nesse caso a consola continuava a possuir um hardware único, apenas com diferenças de performance. E aí as optimizações poderiam continuar a ser feitas para o hardware.
            Mas esse não parece que será o caso, e que há um novo GPU à mistura. Ora se é o caso, se o GPU não é o mesmo, está o caldo entornado. Claro que quanto menos coisas mudares melhor será para que se faça uma optimização média (isso porque a particular requer já código diferente para ambas as consolas com código específico para cada GPU), mas a partir do momento em que mudas uma coisa… Podes mudar mais.
            No caso da Microsoft a mudança é radical. Os jogos da plataforma UWP são programados de forma genérica, apanhando o hardware da One e todo o hardware do PC. Mais radical que isto não podes ter. Daí que se a Microsoft já programa assim por causa do PC não tem porque ter grandes preocupações com o hardware que escolhe para a sua nova consola. Pode ser um hardware de PC qualquer alterado com optimizações da One. Da mesma forma a Sony pode fazer o mesmo.
            Só há necessidade de manter o hardware o mais semelhante possível pelas optimizações, mas a partir do momento em que lanças uma nova consola com um GPU diferente, estás disposto a abdicar de algo. Esperemos só que seja pouco!

          • Mário!
            Eu estive a pensar, mas estamos a ver numa certa perpetiva!
            (Pode não ser a correta)
            Estávamos a referir, que se a Sony for a primeira a lançar uma nova consola, a MS, irá fazer o mesmo!
            (O que é lógico)
            E a situação iria ser invertida, tendo a MS uma consola mais poderosa…(lançando a consola posteriormente)
            Mas, podemos estar a analisar mal…
            Eu acho que já percebi a situação onde ambas as companhias estão, e já faz sentido!!!
            Eu sempre pensei que a MS iria iniciar uma nova geração de consolas, mais cedo que a concorrente!(pelo motivo, da xbone ser mais fraca que a ps4)
            Mas pelos vistos, não!!!
            Irá lançar uma consola mais potente, na vida da Xbone!
            Vamos analisar desde o início…
            Quem é que começou a referir novas consolas com upgrades???
            Microsoft (Próprio Phil Spencer)
            Disse que poderá bem haver novas consolas xbone melhoradas!
            E como a nova política da MS, passa por juntar os universos PC e xbone , não irá prejudicar a nível dos exclussivos!
            (já apresentaram o novo forza para PC)
            Sendo isto verdade, a MS poderá ter bem uma nova consola melhorada para a E3!(Se a ps4.5 existe a xbone + também)
            Sendo assim, a Sony está a contrariar o que a MS está a fazer!
            Pois, foi obrigada a lançar uma nova consola por causa da MS!
            Mas neste caso, terá que suportar a consola antiga!

            Ps:Ou seja, estamos todos a criticar a Sony, mas ela foi vítima!
            Sendo obrigada a seguir as pisadas da MS e contrariar a mesma!
            Porque há uns tempos, antes do Phil ter referido upgrades na consola, já se ouvia que a MS estava a trabalhar na nova consola, e nos novos chips com a AMD!

          • Alexandre. Como sempre disse, aqui na PCManias gosto de lidar com factos.
            Quanto a uma possível consola da Microsoft é um rumor. A da Sony está a passar esses contornos, e está prestes a tornar-se realidade.
            Se a coisa se alterar lidar-se à com a realidade na altira, mas para já esses são os dados.

          • Concluindo: As gerações, como nos conhecemos, acabou!
            Tudo porque, como a MS juntou os jogos (PC e xbox), iremos ter novas consolas 3 em 3 anos (ou em 4 anos, dependendo se uma das companhias prepara uma nova consola ou não)

          • A Xbox e o PC não significa o fim das consolas como as conhecemos. Significa o fim da Xbox como a conhecemos.
            Mas hardware melhorado a cada 3 anos, isso sim, significa o fim das consolas como as conhecemos.

          • Sim, é uma suposição Mário..
            Mas não acredito que a sony vai lançar uma nova consola, com maior performance, porque sim!
            A verdade é que os rumores começaram com a xbone!
            E a MS lançando todos os jogos no PC e na consola, não ha exclussivos!
            O que lhe impede de lançar uma consola?
            Nada…
            Até pode lançar todos os anos!(não é lógico eu sei)
            A única coisa que tem que fazer, é suportar os jogos já lançados!
            Mas pronto, isto é uma teoria!
            Se a primeira consola a ser lançada for a ps4.5 ou ps4k, é uma queda tremenda da sony!

      • Seguindo uma linha de raciocínio,penso eu que melhorar o hardware como acontece de vez em quando(melhorias refernte a áreas como aquecimento,diminuição de componentes internos,mas sem tirar sua ideologia inicial)até ai tudo bem,pois nos consoles isto sempre foi usado.Mas agora se este fato for mesmo verdade,pelo mesnos pra mim compro o PS4 por Uncharted e aguardo o Last Guardian e abondono a Sony.Pois acho isto uma visão equivocada de uma empresa.Os novos consoles são mais fracos em comparação a geração anterior,nós já sabemos,mas pelo menos pra mim fica a impressão que foi casional isto para lançarem um novo hardware em menos tempo de vida util de um novo console,pois tenho certeza que para uma empresa tomar um rumo destes,isto não ocorre do dia pra noite.Boicote geral.

    • Já faz mais de 1 ano que tenho o meu e posso dizer que vou me sentir muito decepcionado se daqui a 2 meses eles vierem com essa @#$%¨&* de PS4.5

  5. Divulgaram a lista desse mês e mais 1 vez são títulos que não me atraem.

    http://www.eurogamer.pt/articles/ps-plus-jogos-abril-2016

  6. Agora a Live Gold está muito melhor na oferta de jogos para seus assinantes nos último meses.não tem nem o que discutir o que eles deram de jogos AAA.Estão dando surra na PSN.Sony está na frente e parece que está se acomodando isso não é bom..A PSN hoje não é sombra da referencia que foi no PS3.

    Tá certa a MS.tem que incomodar…

  7. Essa PSN plus… de plus não tem nada há tempos. Indiscutivelmente a Gold está superior para quem tem o Xbox One.

  8. Off topic
    A psn eh o menor dos problemas,os rumores sobre o ps4.5 nao param de aumentar!

  9. como já o digo ha algum tempo, a sony encontrou na ps4 uma boa maneira de tapar um bocado do buraco financeiro e deitou-se a “sombra da bananeira” devido ao grande sucesso que a consola alcançou

    quanto a ps4.5 já são tantos os rumores que já começa a ter forças de realidade e a sony com tanto silencio só acaba por dar mais forças a esses rumores

    quanto aos jogos é uma realidade que mostra que ultimamente e a microsoft que se esforça mais para agradar os clientes devido a todos os jogos que são oferecidos ultimamente mais todos os esforços que tem feito ao lançar actualizações regulares

    ps: Mario quanto ao jogos oferecidos pela microsoft, nao é preciso ter a xbox 360 para receber os jogos na xbox one, basta aceder ao site da xbox e pegar os jogos por la que depois aparecem directement na secção dos jogos “prontos a instalar” da One

  10. joão magalhães 31 de Março de 2016 @ 0:00

    Mário ainda sobre o PS4.5…Isso também pode se tornar uma vantagem…Olhando a MS dando suporte definitivo ao PC me faz pensar que a Sony está dando uma resposta de alguma maneira.

    Se esse PS4.5 for real,e ter HW que estão especulando,então na teória todos os jogos do PS4 normal rodariam a 60fps nele,com melhores efeitos e resolução.seria uma versão turbinada desses jogos tal como acontece no PC.e uma das maiores vantegens que a galera do PC cita é justamente os 60fps.

    Vc acha que não poderia haver uma migração de muitos jogadores de PC para esse PS4.5 rodando tds os jogos a 60fps?já que nos consoles vc não tem dores de cabeça com drivers,mãs otimizações e outras desvantagens que não existem nos consoles…e se esse PS4.5 for um sucesso como o New Nintendo DS?é uma possibilidade…..e a Sony não ia matar o PS4 atual assim.Assim como a MS trata o Xone como um PC de entrada,e pretende dar suporte e compatibilidade de serviços entre eles..e assim como é feito no Android que roda em vários dispositivos..

    Então esse PS4 mesmo não rodando jogos nativamente a 4K pode fazer isso via upscale,mesmo assim a maior vantagem é os 60fps já que TVs em 4K ainda não são tão populares.é por isso que Pcs High tem jogos em 60fps,porque a base é HW mais modesto,e assim pode ser entre a nova versão do PS4.

    • Há uma diferença grande entre um PC e uma consola. É que há quase um bilião de PCs no mercado, e a Microsoft anuncia já 200 milhões com a plataforma windows 10.
      Isso quer dizer que há muita gente apta a receber os jogos XBox sem ter de gastar um tostão.
      Em comparação, na PS4.5 ninguem a tem e todos tem de a comprar.
      Mesmo juntando o custo da PS4 e PS4.5 e PSN+ de 3 anos, não obtens uma máquina superior a um PC de secretária montado em casa e bem pensado de 980 euros (o custo dos três atrás referidos – esquece os portáteis).
      Claro que 980 euros é pouco para quem tiver de comprar monitor, mas compra-o para jogos, liga-o à TV, não vás à net, instala as ultimas drivers que já possuem um utilitário que as atualiza sozinho… E estás a andar de mota.
      “Ninguem” vai entrar numa Consola com uma esperança de vida de 3 anos e abandonar um PC topo de gama que se aguenta muito mais do que isso. E 400 euros em upgrades num PC a cada 3 anos… Oh que rico PC.

      • Lendo alguns comentários já começou o que eu suspeitava, antes da confirmação da Sony, pessoas a tentarem ver vantagens nessa possível atitude de lançamento de um novo console, ou até a ver que isso é culpa da MS, daqui a pouco surge aquele comentário de que a MS esta pagando a Sony para lançar esse PS 4.5.

        Resumindo se fosse a MS a lançar um novo console seria massacrada, a vilá e não daria certo, mas se for a Sony, vai ser a que é boazinha, a que só pensa nos consumidores e na arte, aquela que não visa lucros, venderá milhões e irá enterra o conceito que conhecemos como consoles.

        Prefiro a MS como vilã.

      • Falou tudo, Mário! Sinceramente, se este rumor se confirmar, não sei se a Sony se dará bem ou não, porém, eu não comprarei console nenhum no lançamento, talvez somente o da Nintendo. Se este rumor for verdade, meu como será PC e console Nintendo. Abraços!!

  11. Muitos aqui se falam que a Sony por ter vendido mais em quantidade estava a “se deitar em bananeira “ isso não é verdade.
    Vocês esquecem que a mesma vem de algum tempo em prejuízo e o PS4 ajudou sim a estancar um pouco a sangria da Sony em um todo.
    Infelizmente os rumores estão ai quase se confirmando que vra este novo modelo PS4.5 com algumas melhorias que ira atrair mais uma parte de lucro, isso é mercado não concordo que esta geração acabe tao cedo visto os valores dos consoles, porem olhando pelo lado da empresa ela precisa de resultados e lucro, qual sentido de lancar o os VR se não estiver com um complemento que suporte esta nova tecnologia?
    Porem cai por terra alguns “Argumentos com base etc sobre a carrasca MS que tantos aqui gostam de crucificar estamos diante de empresas que não sobrevive de caridade, não concordamos mais se ela acha o melhor a ser feito a escolha é sua de pegar o novo ou não.

  12. A Sony vai lançar este para atrasar o lançamento do ps5 ao máximo, até pq, hj ela que está a ditar as regras do mercado, sendo assim, ela lucra ao máximo com estes 2 PlayStation 4, segura mais quanto ao custo do ps5, pois deve estar querendo reembolsar o máximo no que investiu no psvr. Penso que é uma cartada perigosa esta fragmentação no mercado, mas estamos falando da Sony, aquela que tem a maior base de fãs de games no mundo, principalmente na Europa. Ela pode se dar bem, por incrível que pareça!

Os comentarios estao fechados.