Jun 102012
 

Por motivos desconhecidos a Playstation Network esteve ontem em baixo.

Inicialmente quando se tentava aceder à Playstation Store a mensagem recebida era de que o serviço se encontrava presentemente em manutenção.

No entanto o problema parecia generalizado quer na Europa, quer nos Estados Unidos, uma situação muito pouco comum em manutenções, normalmente realizadas de forma autónoma e em horários diferentes nos dois países.

Curiosamente, e apesar de os serviços serem autónomos, a PSN revelava-se também em baixo para a PS Vita, o que parecia apontar para uma situação bastante séria que afectava o núcleo de toda a PSN.

A situação veio-se a considerar ainda mais séria quando foi percepcionado que serviços como o Music Unlimited e o Video Unlimited estavam igualmente em baixo, apesar de os serviços da Hulu e Netflix se manterem operacionais.

Mas o desespero para os utilizadores veio quando as componentes online dos seus jogos se revelaram igualmente afectadas em jogos como Uncharted 3 e Battlefield 3, e que impediam aqueles que requerem ligação constante à internet de arrancar, o que levou milhares de utilizadores ao desespero gerando-se uma onda de receio de um novo ataque por parte de hackers que tivesse novamente deitado toda a rede abaixo, com novo roubo de passwords, uma situação que se veio a agravar quando o serviço passou a rejeitar as passwords introduzidas dando-as como erradas.

No entanto, algumas horas depois a Sony enviou uma mensagem que referia:

Estamos conscientes que muitos utilizadores estão com problemas em aceder à PSN, e estamos a trabalhar para restaurar o serviço. Obrigado pela paciência.

E efectivamente aos poucos os serviços foram sendo restaurados, sendo a totalidade dos mesmos repostos em tempo útil.

O que se passou que levou a uma situação tão extrema é desconhecido, e a Sony apenas revelou que teve de realizar uma manutenção não programada. O certo é que os receios de novos ataques foram certamente reavivados ontem.

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.