PSN+ justificou mais do que o Live em 2015!

A PSN+ e o Live Gold são os serviços pagos da Playstation e Xbox, respectivamente. Qual foi o que mais justificou o custo e o melhor de 2015?

A um custo oficial de 49.99 euros por ano, a PSN+ é o serviço pago da Playstation. E com ele, para além de acessos online de outra forma inacessíveis, temos a oferta mensal de 2 títulos para cada consola Playstation ainda activa no mercado, nomeadamente a PS4, a PS3 e a PS Vita.

O Live Gold é o serviço equivalente da Microsoft, custando 59.99 euros por ano, e oferecendo igualmente 2 títulos mensais para cada consola ainda activa no mercado, o que neste caso se resume à Xbox 360 e à Xbox One.

Qual destes serviços se destacou mais em 2015?

Bem, de acordo com o IGN, analisando o valor total dos jogos ofertados ao longo do ano, temos que a PSN+ ofereceu um total de 1,136.79 dólares ao longo de 2015. Por sua vez, o Live Gold teve ofertas no valor de 1,006.52 dólares.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Só por aqui parece que vemos que a PSN+ compensou mais, ainda por cima tendo um pagamento anual inferior.

Mas no entanto esta é uma análise muito sumária. E é necessário um comparativo mais detalhado para uma melhor percepção da realidade das coisa.

Basta verificar que a PSN+ alcança um total de 3 consolas, e o Live apenas duas. E se isso é uma vantagem por um lado, poucos serão os utilizadores que possuem as 3 consolas, motivo pelo qual aquilo que beneficiaram verdadeiramente com a rede não é a totalidade do valor ofertado.

Da mesma forma o Live Gold alcança duas consolas, e dessa forma o alcance das ofertas terá sido diferente para quem não possui ambas!

Torna-se por isso um pouco mais complexo, e acima de tudo complexo a nível de análise, perceber-se quais as ofertas reais que cada consola recebeu. Basta saber-se que muitos dos títulos ofertados estavam disponíveis para várias consolas em simultâneo (em alguns casos para 3 consolas Playstation graças ao cross-buy) e que na Xbox, desde Novembro,  os títulos da 360 podem, devido à retro-compatibilidade, ser igualmente acedidos na One!

Nesse sentido, pensando individualmente em cada consola, e não em quem possui mais do que uma, o valor ofertado e indicado em cima (Fonte: IGN) é erróneo uma vez que o mesmo jogo ofertado para duas consolas diferentes deveria ser contabilizado duas ou mais vezes conforme a oferta se repetiu em duas ou mais consolas. Mas da mesma forma o valor deveria ser contabilizado individualmente para cada uma das consolas de forma a se saber o que cada uma efectivamente receber.

Ou seja, para estes casos, o valor indicado não corresponde exactamente à realidade das ofertas. E que na pratica apenas quem possui mais do que uma consola de uma das marcas beneficiou do cross buy ou retrocompatibilidade.

Vamos tentar muito sumariamente, e de forma sujeita a erros ver o que obtivemos para cada consola em 2015:

Playstation 3

Duke Nukem 3D: Megaton Edition
Prototype 2
The Swapper
Rogue Legacy
ThiefYakuza 4
CounterSpy
Papo & Yo
Sherlock Holmes: Crimes & Punishments
Aaru’s Awakening
Dishonored
Tower of Guns
The Unfinished Swan
Race the Sun
Hohokum
Call of Juarez: Gunslinger
Cloudberry Kingdom
Rain
Mousecraft
God of War Ascension
Stealth Inc 2:
A Game of Clones
Sound Shapes
CastleStorm Complete Edition
Twisted Metal
Teslagrad
Unmechanical Extended
KickBeat
Kung Fu Rabbit
Chariot
Dragon Fin Soup
Mass Effect 2
Beyond Good & Evil HD
Far Cry 3: Blood Dragon
SSX

De acordo com os valores do IGN, estamos a falar de uma oferta anual de 556.66 dólares para a PS3. Compensador, mesmo para uma única consola!

Playstation 4

Infamous First Light
The Swapper
Apotheon
Rogue Legacy
Transistor
CounterSpy
Oddworld: New ‘n’ Tasty!
OlliOlli2: Welcome to Olliwood
Valiant Hearts: The Great War
Aaru’s Awakening
Never Alone
Tower of Guns
Ether One
Guacamelee! Super Turbo Championship Edition
The Unfinished Swan
Race the Sun
Hohokum
Metal Gear Solid V: Ground Zeroes
Skulls of the Shogun: Bone-A-Fide Edition
Super Exploding Zoo
Futuridium EP Deluxe
Mousecraft
Entwined
Rocket League
Styx: Master of Shadows
Lara Croft and the Temple of Osiris
Limbo
Stealth Inc 2: A Game of Clones
Sound Shapes
Grow Home
Super Time Force Ultra
Teslagrad
Xeodrifter
Broken Age
Super Meat Boy
Unmechanical Extended
The Walking Dead: Season Two
Magicka 2
Dragon Fin Soup
Gauntlet: Slayer Edition
King’s Quest – Chapter 1: A Knight to Remember

Mais uma vez de acordo com os valores do IGN, temos uma oferta para a PS4 de 639.59 dólares. Mais uma vez, certamente compensador, mesmo para uma única consola!

Publicidade

Retomando o nosso artigo

PS Vita

Duke Nukem 3D: Megaton Edition
The Swapper
Woah Dave
Kick & Fennick
Rogue Legacy
CounterSpy
OlliOlli2: Welcome to Olliwood
Killzone: Mercenary
MonsterBag
The Unfinished Swan
Race the Sun
Murasaki BabyHohokum
Super Exploding Zoo
Futuridium EP Deluxe
Geometry Wars 3: Dimensions Evolved
Entwined
Mousecraft
Stealth Inc 2: A Game of Clones
Sound Shapes
CastleStorm Complete Edition
Super Time Force Ultra
La-Mulana EX
Xeodrifter
Broken Age
Super Meat Boy
KickBeat
Kung Fu Rabbit
Dragon Fin Soup
Rocketbirds: Hardboiled Chicken
Freedom Wars

Aqui os valores são inferiores:  439.7 dólares. Mas mesmo assim compensadores do custo do serviço!

Como se vê, o valor real da oferta, considerando o custo dos jogos repetidos é na realidade de 1,635.95 dólares para as 3 consolas! Um valor superior ao referido pelo IGN que não contabiliza as repetições.

Basicamente o valor do IGN não está errado, mas o que indica seria o valor que alguem com as três consolas teria de pagar para obter a totalidade dos jogos, e não o valor ofertado em separado para as três consolas. Ou seja, tanto este valor agora apresentado, como o da IGN estão correctos, dependendo da situação analisada!

Vamos ver a realidade da Xbox com o seu Live.

Xbox 360

MX vs. ATV Alive
The Witcher 2: Assassins of Kings
Brothers: A Tale of Two Sons
Sniper Elite V2
Tomb Raider
Bioshock Infinite
Gears of War: Judgment
Terraria
Assassin’s Creed IV: Black Flag
Army of Two: The Devil’s Cartel
Mafia II
F1 2013
Just Cause 2
Thief
Plants vs. Zombies
Gears of War 3
Metro 2033
Metro: Last Light
Battlestations: Pacific
Crysis 3
Metal Gear Solid V: Ground Zeroes
The Walking Dead: The Complete First Season
DiRT 3
Dungeon Siege III
CastleStorm
Sacred 3
Operation Flashpoint: Dragon Rising

A oferta perfaz um total de  584.73 dólares. Um valor inferior ao da PS3, com um custo de adesão superior, mas mesmo assim, bastante compensador.

Xbox One

D4: Dark Dreams Don’t Die
#IDARB (It Draws a Red Box)
Rayman Legends
Pool Nation FX
Child of Light
CastleStorm: Definitive Edition
Massive Chalice
Assassin’s Creed IV: Black Flag
So Many Me
Metal Gear Solid V: Ground Zeroes
How To Survive: Storm Warning Edition
The Deer God
Tomb Raider: Definitive Edition
Valiant Hearts: The Great War
The Walking Dead: The Complete First Season
Pneuma: Breath of Life
Knight Squad
The Incredible Adventures of Van Helsing
Thief

A oferta da Xbox One para 2015 ficou-se pelos  388.81 dólares. É sem dúvida a oferta mais baixa e menos compensadora do lote. No entanto, dado que a partir de Dezembro os jogos oferecidos para a 360 passaram a poder ser jogados na Xbox One, podemos incluir esses jogos neste valor!

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Assim, caso alguem possua uma Xbox 360, a oferta anual para a One passou a ser de  473.76!

Mais uma vez aqui ambos os valores estão correctos, sendo que a oferta da One varia conforme o utilizador possui uma 360 ou não! (Na realidade o utilizador não precisa de uma 360, mas terá de obter os jogos da 360 no Xbox.com pois na One ele não aparecem disponíveis. Dado no entanto que esta operação requer um cartão de crédito válido, para efeitos de artigo vamos contabilizar como não existente uma vez que muitos leitores serão menores)

No global a oferta do Live é de  1,058.49 dólares para quem possui as duas consolas, com um total separado de 973.54 para ambas em separado!

Mas onde se enquadra o valor de 1,006.52 da IGN? Na realidade em lado nenhum! A IGN cai no erro de contabilizar jogos como Pool Nation FX por três vezes, quando na realidade é o mesmo jogo que é oferecido em três meses diferentes. Ou seja, é apenas uma oferta que deveria apenas ser contabilizada uma vez!

Conclusões

Resumidamente, no pior dos casos a PSN+ ofereceu 439.7 dólares em jogos (PS Vita), e no pior dos casos o Live Gold ofereceu 388.81 dólares em jogos (Xbox One).

Na PSN+ a consola isolada com melhor oferta foi a PS4 com um total de oferta de 639.59 dólares. No Live Gold a consola isolada com melhor oferta foi a Xbox 360 com 584.73 dólares em jogos.

Os valores máximos de benesse foram de 1,136.79 dólares na PSN+ e de 1,058.49 dólares no Xbox Live, e a oferta global máxima foi de 1,635.95 dólares na PSN+ e, mais uma vez,  1,058.49 dólares no Xbox Live.

No entanto, e apesar de ter sido a consola que menos justificou o investimento a nível de ofertas, a Xbox One ofereceu ao longo do ano um total de três jogos AAA, Assassins Creed: Black Flag, TOmb Raider: Definitive Edition, e Thief. Em comparação a PS4 não ofereceu qualquer jogo deste género!

Publicidade

Posts Relacionados