Publicidade de Forza 5 é fantástica

Ter uma publicidade a um jogo de carros sem um supercarro seria impossível. Mas nesta publicidade a originalidade foi usada para levar o supercarro a uma velocidade que permitisse a criação do efeito Zoetrope.

zoetrope

O Zoetrope foi um aparelho criado em 1834 por William George Homer, e que era constituído por um cilindro com cortes finos nas suas zonas laterais. No interior deste cilindro existiam várias ilustrações que mostravam sequências de movimentos, por exemplo, com as diversas posições das pernas de um atleta em corrida, e ao se girar este cilindro, espreitando-se pelas aberturas, o visualizado era uma animação do desenho do atleta em movimento.

Naturalmente todos já vimos algo do género, sendo contudo que este Zoetrope foi a primeira máquina criada que permitia a visualização de algo deste tipo, e daí o seu nome ter ficado ligado a este tipo de animação Stop Motion.

Ora neste anuncio a um dos melhores, ou talvez mesmo o melhor, jogo de carros existente, como não podia deixar de ser temos um supercarro real, neste caso um McLaren 12C, bem como imagens do jogo.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O interessante é que as imagens daquilo que é o jogo na realidade não estão em video, mas sim em fotogramas que estão espalhados ao longo da pista. O que esta publicidade se propôs fazer foi levar o McLaren a uma velocidade tal que uma filmagem dos fotogramas efectuada a partir do carro permitisse criar uma ilusão óptica de animação video a 25 fps.

Para o efeito ser conseguido o carro teria de obter uma velocidade exacta e nem mais um km a mais ou a menos. E assim os fotogramas foram espaçados de forma a que o efeito fosse conseguido a 160 Km/h.

É certo que para 160 km/h muitos poderiam pensar que não seria preciso um McLaren e que qualquer carro poderia fazer isso, mas não é verdade. Não só era necessário um carro que se mantivesse estável na pista, como o mesmo precisaria de acelerações capazes de recuperar possíveis perdas. E a realidade é que mesmo com este carro, a filmagem foi um pesadelo. Para além do mais a câmara montada no exterior do carro causava perturbações na sua estabilidade e um bom piloto foi necessário.

Forza 5 é um exclusivo Xbox One, e um dos jogos maia apetecíveis da consola.

 

Publicidade

Posts Relacionados