Purificador de ar é construído na escócia. E pode passar a ser algo comum nas cidades.

Smog_tower

A poluição do ar, no extremo conhecida como Smog pela densidade de partículas no ar, é uma praga em muitas cidades do mundo. Mas agora um purificador criado na holanda pode ser a solução para o problema.

Uma colaboração entre cientistas e designers holandeses resultou numa torre de 7 metros no parque de Roterdão. A “Smog Free Tower” é capaz de filtrar e purificar até 28 316.8466 metros cúbicos de ar por hora

O seu criador Daan Roosegaarde refere que a torre pode fazer a diferença numa pequena zona ao remover as partículas do ar. Todas as partículas 10 micrometros podem causar dano aos pulmões se inaladas, sendo que os níveis dessas partículas é perigosamente alto em muitas cidades do mundo. Pequim teve mesmo de limitar o uso de veículos para manter a qualidade do ar minimamente aceitável.

Esta “Smog Free Tower” remove as partículas do ar por ionização. No topo da torre há um sistema radial de ventilação movido a energia eólica. O ar sugado entra numa câmara onde as partículas recebem uma carga positiva. E estas particulas depois colam-se ao electrodo existente na câmara, permitindo que o ar saia puro pelo fundo da torre. E dado que a carga é positiva e não negativa, o processo não cria ozono pelo meio.

Cidades como a do Mexico, Paris e Pequim já mostraram interesse nas torres.

Publicidade

Posts Relacionados