Quais as diferenças gráficas entre a geração antiga e a nova. E quais as diferenças gráfica entre a Xbox One e PS4?

Para compararmos as diferenças gráficas nos actuais jogos que estão a sair tanto para as consolas de antiga geração como para as novas, bem como entre as duas novas consolas, trazemos aqui algumas imagem.

A dúvida existe na cabaça de todos. Valerá a pena nesta fase investir numa consola de nova geração? E entre as duas consolas novas quais as diferenças gráficas?

Para vermos isso trouxemos um conjunto de imagens publicadas pela Verge, e que permitem comparar as versões XBox 360, Xbox One e PS4 do mesmo jogo.

Apesar de estarmos a ver apenas uma única imagem, e de poderem existir situações onde as diferenças são maiores ou menores, nestas imagens escolhidas as diferenças são perceptíveis e permitem ter uma ideia do que está a acontecer actualmente no panorama das consolas.

E poderemos assim constatar que, nesta fase, as diferenças entre a geração anterior e a nova são reduzidas, bem como a diferença entre a Xbox One e a PS4 também existe.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Vejam então as imagens que se seguem, e onde no primeiro par teremos sempre em primeiro lugar a versão Xbox 360, seguida da One. No segundo par teremos a versão One seguida da PS4.

Assassin’s Creed 4: Black Flag

 Como é possível ver-se, as duas versões não se encontram a mundos de distância. Há melhorias na vegetação, e há melhorias na água, mas de resto temos basicamente o mesmo jogo separado pela resolução nativa (1280*720 na Xbox 360 e 1600*900 na One). É uma diferença entre gerações teoricamente 6 vezes mais potente que não é notória.

 As diferenças entre a versão One e PS4 são poucas. As texturas são iguais e há apenas diferença nas cores devido ao filtro aplicado por defeito à Xbox One em todos os jogos sub 1080p re-escalados. Com excepção na definição dos objectos causados pelo aumento de acuidade (sharpen) criado pelo filtro da One e aumento da resolução nativa para 1080p na PS4 (1600*900 na One e 1920*1080 na PS4), o jogo é em tudo semelhante. No entanto o ganho de definição acaba por criar aqui uma distinção bem visível.

Battlefield 4

 Mais uma vez a diferença visual não é chocante entre a 360 e a One. Há uma menor quantidade de relva e de animações (pássaros), uma menor resolução nas texturas e o bump mapping se existe é bem menos notório. Ambas as versões calculam o jogo a uns nativos 1280*720. Custa aliás a perceber como é que com semelhanças tão grandes a DICE afirma que os CPUs das consolas de nova geração estão a 90/95% da sua capacidade. Ou há aqui qualquer coisa mal, ou as consolas da anterior geração não deviam conseguir acompanhar, o que como vemos, não acontece.

As diferenças da versão One para a PS4 são poucas. Mais uma vez o Sharpen está presente, mas nesta build final está bem menos acentuado, o que permite uma imagem bem mais suave. Assim a única diferença mais notória é a perda de Aliasing criada pelo aumento da resolução na PS4 (1280*720 na One, 1600*900 na PS4), algo que é mais notório com movimento de imagem, mas que pode ser verificado nesta foto no ferro da estrutura mais próxima situada do lado esquerdo, bem como no guindaste visível no topo da arma e na plataforma suspensa do prédio mais à direita e ao fundo.
Eis um vídeo comparativo entre as Builds finais do jogo:


Esta última Build que aproximou muito as versões teve como consequência uma grande quebra de performance na Xbox One que agora dá na maior parte do tempo menos 10 fps que a versão PS4.

Publicidade

Retomando o nosso artigo


Publicidade

Retomando o nosso artigo

No entanto a maior diferença visual é no multi-jogador, onde a baixa resolução da Xbox One influencia e muito a qualidade da visibilidade, como é notório no vídeo que se segue, mas particularmente notório em mapas maiores.


 

Call of Duty: Ghosts

As diferenças entre a versão X360 e One visiveis na imagem de cima podem ser ilusórias uma vez que a a imagem não é exactamente igual e a luz do sol está a passar por uma abertura, podendo ter-se tornado mais intensa nos fotogramas posteriores à captura da X360. Ambas as versões correm a uns nativos 1280*720.

 A resolução das imagens não faz aqui a devida justiça à diferença entre as versões One e PS4. Mas seja como for, a redução do Aliasing devido à maior resolução da PS4 (1280*720 na One, 1920*1080 na PS4) é notória em toda a imagem. Basicamente os pixels são visíveis na versão One, mas não o são na versão PS4. A versão PS4 consegue ainda assim, apesar de processador 2,25 vezes mais pixels, manter o seu frame rate tão estável como a Xbox One e maioritariamente acima dos 60 fps.

Forza Motorsport 4 vs. Forza Motorsport 5

 

Curiosamente, as diferenças entre as duas versões de Forza não são noite para o dia. Maior resolução, melhores texturas (apesar de o asfalto parecer melhor em Forza 4), e mais detalhe e animações. Mas a grande, grande diferença está na resolução que sobe de 1280*720 para 1920*1080.

Killzone 3 vs. Killzone: Shadow Fall

 Para Killzone seria impossível arranjarmos imagens iguais. São jogos diferentes com cenários diferentes. Mas qual é o Next Gen? Na realidade os resultados de Killzone 3 são tão bons que apagam parte do mérito a Killzone Shadow Fall, e a grande diferença notória acaba por ser a resolução  que sobe de 1280*720 para 1920*1080

Conclusões:

No fundo esta comparação não traz nenhuma novidade a quem tem acompanhado este website.

As consolas de nova geração estão longe de se distinguir claramente das de antiga geração. No entanto uma consola está a distinguir-se mais do que a outra no que toca a jogos multi-plataforma, mas apenas no tocante à resolução, onde está a conseguir manter, com raras excepções, os 1080p.

Tudo isto prova basicamente que a nova geração está longe de estar aí. Xbox One e PS4 irão oferecer muito, mas muito mais, e inclusive deveremos ver novas técnicas de programação que deverão permitir à Xbox One libertar-se da sua barreira e atingir os 1080p com mais facilidade, bem como deveremos começar a ver o GPGPU da PS4 a entrar em acção.

Por outras palavras, o futuro vai ser bem diferente

Publicidade

Posts Relacionados