Qual realidade virtual qual que!

simscreens

Uma baquet com hidráulicos, uma estrutura metálica, um volante, e uma TV devidamente colocada no local exacto e a sensação de se estar lá… aparece.

simscreens

Sistemas como o da foto de cima temos visto aos pontapés ao longo dos anos. O que distingue o caso de cima?

Basicamente são duas as situações. A estrutura metálica é produzida pela simXperience e possui vários hidráulicos que sem moverem a cadeira do sítio, transmitem ao jogador toda a experiência do jogo.

Para isso socorre-se de uma baquet bastante especial:

GS-4 Response Motion

Como vemos, a baquet possui sob as almofadas ma série de placas que se movem empurrando o jogador que ali está sentado. Assim, mesmo não se movendo, todas as sensações de curvar, acelerar, travar e passar sobre uma elevação ou buraco, estão lá!

O segundo ponto que distingue o sistema de cima passa pela colocação do televisor face ao volante. Um pormenor que parece pequeno, mas que faz toda, mas mesmo toda a diferença.

Vejam o vídeo que se segue para perceberem o porque:


O equipamento usado para além da estrutura da simXperience é um televidor de 40 polegadas Samsung LE40B750 com um aistema de mudanças Thrustmaster TH8RS e um volante “OMP trecento”  que substitui o original num volante Logitech G27.

Montar um sistema destes não é barato. A parte do volante e TV está ao alcance de qualquer um, e mesmo montar uma estrutura metálica, qualquer pode fazer. Já a usada com a baquet possui um preço assustador, tal como está, de 5751 dólares (já com volante mas sem TV e incluindo um teclado e rato já montados na estrutura). Caso queiram a versão com três ecrãs envolventes já fornecidos e o PC, o preço sobe para 22500 dólares.

Publicidade

Posts Relacionados