Quando a pirataria… compensa, e é a única possibilidade.

Os DRM… Com a pirataria surgem as protecções… com as protecções surgem os problemas. E quando nem a marca é capaz de resolver os problemas… e pirataria é a única alternativa. E quem se lixa sempre… é quem paga pelo produto!

Need-for-Speed-Rivals-crack

Curiosamente, encontrei num website uma história bastante caricata. E nela, após ter pago 60 euros por um jogo que não funcionava e onde o produtor não conseguia ajudar a resolver o problema, resolveu-se recorrer à versão pirata… que não apresentou problema nenhum.

Need for Speed: Rivals é um jogo da Electronic Arts já com quase um ano.

Na altura em que saiu as optimizações PC eram pura e simplesmente terríveis. E o jogo foi alvo de vários patches que resolviam problemas. Daí que o autor do artigo original resolveu comprar o jogo, 8 meses depois, pensando que o mesmo já não teria problemas.



Infelizmente… estava enganado!

Após ter adquirido o jogo no formato digital e de ter gasto uma noite e tráfego a descarrega-lo, instalou-o. Mas quando este arrancou ficou parado num ecrã preto. E dali não saia!

Sem som, sem crash, sem nada… apenas um ecrã preto.

O PC foi re-iniciado… mas a situação repetiu-se!

Especificações não era! O PC usado estava bem acima do pedido, e não havia sequer overclocks.

Daí que a pessoa em causa analisou o DVD. Havia uma versão do DirectX ali presente que executou. Este detectou alguns ficheiros em falta e instalou. Mas apesar da esperança que esta instalação levantou… o jogo estava na mesma.

Passou-se então aos procedimentos comuns. Actualizar drivers de video. Mas a driver já era a última!

Assim sendo foi-se para uma beta mais recente… mas nada!

Curiosamente a Electronic Arts possui um documento de ajuda já datado de Dezembro de 2013, e no qual refere este problema. nele é recomendado que se passe o jogo a modo janela (ALT+ENTER) arrancando-o assim. Mas mesmo com os modos janela, o problema estava lá!



Próximo passo, contactar o suporte do fabricante! Ali seguiram-se os procedimentos da avozinha, foi-lhes comunicada a versão das drivers e fornecidos todos os dados solicitados. E isto ao telefone com uma pessoa, o que já foi bastante acima do que é por vezes normal onde apenas há um chat disponível.

Infelizmente… NADA!

Consultando os fóruns é fácil perceber-se que há muitos utilizadores com o problema. Mas o último post antes da EA fechar o Thread dava o problema como resolvido. Aparentemente não o foi para todos, mas mesmo assim o thread foi encerrado.

Ao que parece o problema é específico de utilizadores AMD com a placa ligada a TVs por HDMI. No entanto percebe-se que há queixas de quem não está nessa situação. E o certo é que todos os procedimentos para contornar o problema presentes no forum… não funcionavam.

No entanto havia referências a que uma certa versão do jogo não tinha problema nenhuns… Uma versão com uma pala no olho e uma perna de pau! Sim, sim! A versão pirata do jogo!

E assim sendo o autor do artigo resolveu experimentar. Nada tinha a perder! Tinha pago pelo jogo, mas estava impossibilitado de o jogar. A alternativa era trocar o PC ou a TV ou a placa gráfica (Uma R9-290). Mas mesmo assim não tinha garantias.

Assim, avançou… e obteve uma cópia!

Para sua surpresa… o jogo arrancou! E funcionou sem qualquer problema!

Não só não houve ecrã preto, como não houve a chatice de ter de se passar pelo log-in do Origin… E funcionou na perfeição!

Mas voltando a correr a versão original… Ecrã preto. Daí que a ideia foi a seguinte. Desinstalar a versão original e dizer ao Origin que o jogo original era o pirata.

E funcionou! O Origin sacou um patch de 2,3 Gigas, converteu a versão pirata em original, e o jogo está a correr sem problemas.

Naturalmente não se pode defender a pirataria. Mas o certo é que também não se pode defender que um jogo tenha protecções obrigatórias que o impedem de ser jogado. E numa situação destas, quem pode censurar as pessoas de recorrerem à pirataria?

É mais um caso onde a versão pirata traz vantagens sobre a original. Algo que já deveria estar abolido do mercado à muito, muito tempo.



Posts Relacionados