Quando será que a Sony se desfaz da divisão de smartphones?

A divisão continua a acumular prejuízos. Mas curiosamente a Sony não os acha assim tão maus, e acredita que os smartphones tem futuro.

A cada ano que passa, a Sony cada vez vende menos smartphones!

Não está em causa a qualidade dos mesmos, mas sim a concorrência cada vez mais apertada que oferece excelentes alternativas a baixos preços. E isso faz com que empresas como a Sony e a LG estejam em maus lençóis no mercado dos smartphones.

Mas se a situação da LG também é problemática, a da Sony é a que está em causa aqui. Não só a sua situação é pior que a da LG, mas ela dura já à vários anos, com quebras de vendas constantes.

Em 2017 a Sony vendeu 13,5 milhões de smartphones, mas esse valor caiu em 2018 para os 6.5 milhões. A previsão para 2019 é ainda mais desanimadora com um valor que se estima nesta fase poder ser tão baixo como 2.5 milhões.



Ora em 2018 a divisão de smartphones da Sony reportou um prejuízo de 1.8 mil milhões. um valor gigante e que faz lembrar as velhas políticas da empresa antes da sua recuperação graças à Playstation 4. Mas curiosamente a Sony não achava a situação problemática. O presidente da Sony Mobile, Hiroki Totoki dizia ainda em Março deste ano que a Sony não saiu e nem sairá deste negócio, uma vez que entende que estes conectam a vida das pessoas, e a Sony pretende ter uma presença aí.

Quando confrontado com as perdas, a Sony alega que tal se deve em grande parte à compra da metade da Ericson na parceria Sony Ericson, o que lhes permitia acreditar que as perdas para 2019 seriam apenas de 328 milhões. Falta saber se isso era já prevendo as quebras de vendas que se acredita terem registado.

A realidade é que a divisão dá prejuízo, e não há uma perspectiva para que a Sony saia do buraco. Os seus telefones não tem nome e nem se destacam em nada em particular. Daí que não vemos porque motivos a Sony há-de estar esperançosa num final feliz. E vender a sua divisão de smartphones poderia ser uma boa opção.



15
Deixe um comentário

avatar
7 Comment threads
8 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
ShinnETToLivioBy-missionAlexandre Oliveira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Felipe Leite
Visitante
Felipe Leite

Na verdade, eu acho que seria uma derrota enorme para a Sony abandonar o mercado de smartphones.
É um mercado muito grande e competitivo, uma empresa com o knowhow da Sony faz falta no mercado.
O problema é que a Sony continua com a “mania” de se achar a melhor marca do mercado!
Esta na hora de tanto no mercado de smartphone quanto no mercado de TV Sony adotar uma postura mais agressiva e condizente com o atual status da marca.
Essa postura é a que hoje tem a Xiaomi nos smartphone e a Hisense nas tvs.
Produtos com uma qualidade incrível pelo valor que é pedido. Cada vez mais crescem no mercado e se consolidam como marcas de referência.
Está na hora da Sony aceitar que a marca caiu, o único produto de referência é a playstation. E sendo assim, procurar crescer novamente no mercado. Para mim, esta seria a melhor solução para o mercado e para a marca.

Rui
Visitante
Rui

É complicado passar de number 1 para o fundo da tabela, ninguem quer passar de cavalo para burro.

A sony lidera para ja nas consolas e pouco mais, mas eu nao gostaria que a Sony abandonasse os smartphones e as tvs, curiosamente eu apesar de ter um samsung adoro os smartphones da sony.

Eles tem é de rever o status quo e baixar o valor da marca e os respectivos preços, se querem um dia voltar a ser relevantes. Ou isso ou fazem uma de iphone 1 e revolucionam o mercado.

Com o valor que a sony pede nos seus smartphones nao tem a minima hipotese.

Alexandre Oliveira
Visitante
Alexandre Oliveira

Por acaso até acho que os telefones da Sony se destacam…não por serem os melhores porque não são,mas por não seguirem a “moda”….diga se de passagem que atualmente falta personalidade à Samsung Iphone e Huawei(e atenção que tenho 2 telemóveis do dia a dia das marcas que acabo de citar ).
Principalmente nestes últimos modelos creio k xperia 1 e 5 a Sony marca por ser diferente até no formato do ecrã,e filosofia e não mais do mesmo…não fosse eu curioso nesta matéria ha modelos da Huawei/Samsung que fisicamente quase não se distinguem…

Cada um como é lógico tem a sua preferência e gosto,mas eu como tendencialmente sou do contra e não gosto de seguir e perdoem a expressão “ovelhas” numa altura em que “só se vê” telefones iguais eu inclusive também os tenho,estou a pensar seriamente em marcar a diferença e optar por uma marca igualmente boa mas que segue as suas ideias e não modas…
E ai descobrimos um mundo novo,de marcas como Sony porque é deles que estamos a falar neste artigo mas existe tantas outras “esquecidas” porque nao todas as vezes mas muitas vezes nos limitamos a seguir publicidades…
Desafio o Mário a escrever um artigo de modelos que não são mainstream mas são fantásticos e cheios de personalidade! 😀
Até porque vem ai o Natal e estou a precisar de um smartphone novo mas desta feita vou optar por um telefone com personalidade.

Alexandre Oliveira
Visitante
Alexandre Oliveira

Aqui está o que estava a tentar dizer:
Um telefone que se destaca por ser diferente dos copy past que existem por ai:

https://youtu.be/u97_oMN_DYA

By-mission
Visitante
By-mission

Sou usuário da marca desde o Sony Ericsson dos quais acho já possui todos… E dos Xperia o ZQ Z1 Z2 Z3 o XZ Premium agora tenho um Xiaomi Mi9 e posso dizer com certeza a estratégia que tomaram fora a pior possível.. todos o Xperia que citei ou são indenticos ou são tão parecidos que nem a assistência deles conseguem ver a diferença…

Além do pior erro de todos horas se vc fábrica as câmeras profissionais do cinema jornal e televisão se e líder em câmeras digitais, se todos os seus concorrentes usam seus sensores que raios e colocar sensores inferiores no seus smartphones???

Lembro que a Dona Sony fornece para todas as empresas Huawei iPhone Samsung até o Pixel…
Se desde 2014 os melhores smartphones para fotografia usam sensor Sony porque raios nos próprios smartphones ela usa sensor Samsung???

Livio
Visitante
Livio

É inegável que a Sony é uma das melhores empresas de eletrônicos, não é babação da marca ou sendo fanboy, se você for novo pergunte ao seu pai ou outro parente mais velho. A marca possui produtos de qualidade.

Tive 2 smartphones Sony e o primeiro foi um marco para mim, o aparelho era bom e o preço foi acessível, já o segundo foi tão ruim que troquei de aparelho 4 meses depois, ainda o tenho até hj como smart secundário. Acho que o ponto negativo nos smartphones Sony é a demora para sair as atualizações de SO. Fora que os modelos existentes são para o mercado de renda alta, para mim não faz sentido comprar um smartphone que custa o mesmo ou até mais que um PS4 slim.

Agora concordando com o Felipe Leite, a Sony deveria baixar um pouco a bola não por ser achar a melhor marca do mundo, mas por focar no mercado de renda alta, os produtos Sony tem qualidade, mas Samsung, Philips e algumas outras também tem, entretanto estas focam no mercado de entrada com produtos com qualidade e um preço acessível. As TVs Sony são muito boas mas são caras e não possuem recursos que as TVs concorrentes e mais baratas possuem. Porém acho que no ramo de TVs, não sei se só é no Brasil, eles estão apostando no segmento de entrada porque há 1 ano vi a Sony ofertar TV 4K HDR com preço mais acessível, quase metade do preço que costumava ver.

Só para completar, aqui no Brasil marca destinada ao mercado de renda alta não se sustenta por muito tempo, por exemplo há uma loja varejista um pouco antiga no país que na época da minha infância/adolescência apostava nesse segmento, passou um tempo mal das pernas e se reergueu depois que virou uma loja “do povão”, com preços acessíveis. Creio que são poucas as cidades brasileiras que não possuem uma loja dessa rede varejista.

nETTo
Visitante
nETTo

Que faça igual a Microsoft

Aborte

Shin
Visitante
Shin

Xperia 1 é um excelente telefone mas não é gaming, por que a Sony então está vendendo excelentes telefone? A Sony deveria vender a divisão não pelo fato dela está fracassando mas sim porque ela não foi capaz de se adaptar ao mercado de portáteis desde que a Apple chegou com o iPhone. Não foi apenas telefonia, uma vez que as tecnologias digitais foram embutidas todos os produtos entraram em declínio inclusive o PlayStation. O PS4 é um declínio frente ao PS1 e 2 mas não é acentuado ao mesmo ponto do PS3, a razão é porque no PS4 eles estavam mais adaptado ao cenário de produtos conectados.

Agora na verdade nem vale tanto apena vender a divisão, isso deveria ter sido feito em 2015, em 2020 começa um certo declínio relativo ao fato de que os telefones atingiram seu teto de crescimento. A partir de agora o melhor e mais barato ganhará e provavelmente ninguém vencerá os Chineses nisso, pois detém a produção.

Acho que o Xperia Play deveria voltar, o projeto do PSP levava a um computador de mão multimidia que substituía telefones, desistiram pelo fracasso do Ngage mas acabou que a Apple fez o que a Sony deixou de fazer. Um telefone gaming com melhor hardware e mais barato que a média dos telefones faria a Sony Mobile fisgar algum crescimento. Nesse ponto acho que a Sony deveria está fazendo o mesmo que a Asus com ROG Phone 2, somando a jogos dedicados, e seguindo sempre a receita do melhor e mais barato.