Quanto custa em electricidade jogar nas consolas?

Custoelectrividade

A British Gas fez um estudo do custo anual de manter uma consola, e traz-nos esse comparativo que engloba consolas de várias gerações.

Naturalmente, na altura da compra de uma consola, poucos pensam na conta da electricidade. Mas curiosamente esse é um dos factores tomados em conta pelos construtores das mesmas que se preocupam sempre e trazer performances, mas com baixos consumos.

Actualmente, ter uma consola revela-se 4 vezes mais dispendioso do que em gerações anteriores já com alguma idade. Por exemplo, uma Xbox One, a consola que mais energia consome, gasta neste estudo, e de acordo com as tarifas de electricidade britânicas, 43 libras (quase 59 euros), anuais. A PS4 fica-se pelas 35 libras (47.5 euros). E isto considerando um uso moderado e de acordo com a média de mercado.
Em outros tempos, uma Mega Drive ou uma Super Nintendos, com o mesmo uso, consumiam apenas cerca de 11 libras (15 euros) por ano.

Curiosamente, um frigorífico recente gasta cerca de £18 (25 euros) por ano.

No que toca ao que se pode obter por 1 libra, a Xbox One pode com esse valor ser executada por 22 horas, a PS4 por 35 horas. Já na Mega Drive isso seriam 49 horas e na Nintendo 64, 48 horas.

Custoelectrividade

 

Se te preocupas com a conta da luz, as consolas possuem modos de funcionamento económicos que as desligam mesmo. No caso da PS4 deixarás de poder fazer downloads com a consola desligada. No entanto, mal esta se ativa, tudo o que necessita de actualização inicial imediatamente o download, podendo ou não, dependendo se o que está a ser actualizado é o que queremos jogar, ter de aguardar ou jogar na mesma, mas perdendo acesso às funcionalidades de rede! A situação é um pouco pior com a One onde as actualizações não são feitas de forma automática no modo de baixo consumo, apenas iniciando quando arrancamos o jogo. E isso implica forçosamente esperar que ela acabe antes de podermos jogar.

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (2)

  1. Algumas placas de vídeo gastam mais energia que um Xbox One ou um PS4. Esse Desktop PC que aparece no gráfico deve ser um PC low end.

Os comentarios estao fechados.