Quantum Break corre a 720p na Xbox One

Apesar das promessas da Remedy de que o jogo correria a 1080p na Xbox One, o resultado visual de tudo o que é feito é em tudo semelhante aos 720p.

Quantum Break corre a 1080p ou a 720p? Na realidade a questão é basicamente académica, pois o resultado de misturas de resoluções aplicadas pela Remedy ao jogo, acaba por lhe dar um aspecto visual final que não difere dos jogos 720p. Isto apesar de o jogo usar uma Anti Aliasing de elevada qualidade.

A Remedy já tinha revelado que o jogo usava várias técnicas diferentes para conseguir o resultado final na Xbox One, e tal passava pelo uso de screen-space lighting, ambient occlusion, e global illumination todas calculadas a 1280×720 (720p). No entanto, apesar de a Remedy referir que mesmo assim o output final é a 1080p, uma análise da Digital Foundry vem revelar que com excepção dos menus e do Heads Up Display com a indicação das armas e munição (e acrescentaria o filtro de ruido), que estão a 1080p, não conseguiu encontrar no jogo qualquer vestígio de algo superior a 720p, com a geometria a ser rendida igualmente a essa resolução.

Curiosamente, já com Alan Wake a Remedy afirmou categoricamente que o jogo corria a 720, mas uma análise ao jogo revelou que na realidade este era bastante sub-hd, correndo a 960×544. A situação, tal como agora em Quantum Break, foi mitigada por um excelente Anti Alising, nesse caso de 4xMSAA.

A Digital Foundry ressalta ainda que o jogo sobe a resolução para 900p sempre que a câmara fica estática, o que parece bem claro na sequência que se segue (repare-se igualmente no ghosting que o braço direito da personagem deixa nas escadas, consequência do temporal anti aliasing):

Publicidade

Retomando o nosso artigo

As imagens que se seguem deixam bem claro que a clareza dos 1080p não existe.A primeira imagem mostra bem o Anti aliasing temporal aplicado ao jogo e o efeito de borratão que ele consegue para diluir as formas nas imagem e esconder assim o Aliasing. Já nas restantes podemos perceber a definição dos 1080p nos icones do HUD, mas que claramente não está presente no resto do jogo

:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Torna-se assim, como referido no início do artigo, um pouco académico estar a discutir se o jogo acaba por apresentar ou não um output de 1080p uma vez que o que visualmente está no ecrã é penalizado pelas situações calculadas a baixa resolução, apresentando um resultado final em tudo semelhante aos 720p (vejam a  diferença na definição das imagens de cima e na suposta captura de ecrã publicitária que se encontra no topo deste artigo, essa sim, 1080p nativos). Há inclusive situações onde a luz volumétrica é rendida em uma resolução baixissima (1/16 de 1080p, ou algo como 120*68 pixels). A Digital Foundry relata ainda que para além de mudanças radicais na qualidade de texturas com a distância, algumas sombras estão também em resolução inferior a 720p e apresentam-se com tremideiras como podemos ver de seguida e onde a diferença na qualidade da sombra do objecto e do personagem é notória.

Mesmo com todos estes percalços o jogo apresenta uma boa qualidade gráfica, em particular nas personagens que se assemelham bastante aos actores que lhes dão vida. A Remedy deve ter usado digitalizadores 3D para capturar as feições e aplica-las nos modelos do jogo, onde o seus shaders de elevada qualidade e realismo fazem o resto.

A animação e a detecção de colisões no entanto não atingem os mesmo níveis elevados de qualidade, e as transições de animações nem sempre são as melhores.

Como exemplo, na sequência que se segue a personagem dispara através do pilar.

Seja como for, e apesar de todos estes percalços e atalhos de resolução com um resultado de 720p 30 fps com quebras nas áreas exteriores, eliminarem a comparação deste jogo com Uncharted 4 (o que acaba por ser uma surpresa pois sempre pensei que ambos os jogos competiriam a nível de qualidade de imagem), não deixa de ser um jogo que aguardo com alguma ansiedade. Não posso no entanto negar que neste momento lamento que a minha opção de compra não me dê direito à versão PC do jogo. Pois essa sim, deverá cumprir com o prometido.

Publicidade

Posts Relacionados