Que consola de mesa para este Natal

A diversidade existe. Todas elas com pontos fortes e fracos. E numa realidade actual que é diferente da que existia à uns meses.

Se não usaste as promoções da Black Friday, mas ainda ponderas uma consola de mesa para este Natal, as tuas escolhas são muitas. Até porque dentro de uma mesma marca agora tens escolhas alternativas. Vamos então sumariamente analisar o que há, enquadrando a mesma com a realidade que as consolas vivem atualmente.

NINTENDO SWITCH

Quanto custa?

O preço oficial é de 329.99 euros

Porque devo comprar esta consola?



Apesar de um lançamento onde o seu futuro era tremido, a Switch conseguiu arrancar e criar uma base de utilizadores e um ritmo de vendas que lhe parece garantir um futuro risonho.

É uma consola Nintendo e possui os exclusivos Nintendo, sendo que dois deles são os jogos melhores avaliados desde o lançamento das novas consolas em 2013. Falamos de Zelda: Breath of the Wild e Super Mario: Odissey, ambos detentores de dezenas de avaliações perfeitas com notas de 10 em 10.

A consola dobra ainda como consola de mesa e como portátil. É a única no mercado que é capaz de permitir continuar a jogar, sem grandes perturbações na qualidade, quer em casa, quer na rua. De notar porém que as performances quando em casa ligada na sua Dock são superiores.

Porque não devo comprar esta consola?

O facto de esta consola não possuir a performance das outras  duas consolas de secretária, a Xbox e a PS4, leva a que os jogos criados para ela sejam maioritariamente criados a pensar na sua performance e não os mesmos das restantes.

O facto de a consola ser Nintendo pode tambem ser um off para algumas pessoas que não apreciem o estilo dos seus jogos.

O preço também não é exactamente barato dadas as performances obtidas, mas convem aqui não esquecer que se trata de uma consola 2:1, ou seja, de mesa e igualmente portátil.

Microsoft Xbox

Quanto custa?

O preço oficial para a Xbox One S 500 GB é de 249.99 euros, o da Xbox One X 1 TB é de 499.99 euros.

Porque devo comprar esta consola?

Todas as empresas Third Party suportam esta consola, pelo que jogos não faltam. Ambas suportam Streaming video a 4K e Blu-Rays UHD, bem como HDR. No que toca aos jogos, a S corre os seus jogos a uma resolução máxima de 1080p, sendo que pode re-escalar para 4K. A X essa é capaz de atingir 4K nativos nos jogos, bem como apresentar diversas melhorias como texturas, tempos de carregamento, etc.

Estas consolas suportam uma grande diversidade de serviços multimédia para além de correrem jogos, e possui serviços de subscrição exclusivos como o Game Pass ou o EA Access.

A retro compatibilidade com a Xbox 360 e, numa fase inicial, com a Xbox original, são uma realidade nestas consolas.

Porque não devo comprar esta consola?



A Xbox One S é concorrente directa da PS4, mas comparativamente há diferenças de performance dignas de monta. A PS4 corre por norma os seus jogos a 1080p, sendo que apenas um punhado deles não o consegue ficando-se pelos 900p. Já na Xbox One S o atingir os 1080p não é uma realidade assim tão comum, com os jogos a possuírem resoluções dinâmicas que variam entre os 720p e os 1080p.

A Xbox One X é concorrente da PS4 Pro, e nesse campo é uma consola superior, com mais performance, e que obtém maiores resoluções, bem como apresenta melhorias adicionais como texturas de alta definição. O seu preço é porém maior, sendo que pelos preços oficiais a Xbox One X custa mais 100 euros.

As consolas Xbox, apesar de bem servidas de apoio de produtores terceiros, actualmente estão muito pouco suportadas no que toca a jogos exclusivos vindos das equipas first party da Microsoft. Basicamente, e apesar de esses jogos existirem, a oferta é incomparavelmente inferior à da Sony. Historicamente e a nível estatístico, o suporte dado pelo Microsoft à sua Xbox é presentemente o pior da história da consola.

O pagamento do Live é obrigatório para se jogar online, o que quer dizer que os serviços como o Game Pass ou EA Access para funcionarem em pleno terão de ser pagos em cima do Live.

Sony Playstation

Quanto custa?

O preço oficial para a PS4 500 GB é de 299.99 euros, o da PS4 Pro 1 TB é de 399.99 euros.

Porque devo comprar esta consola?

Mais uma vez todas as empresas Third Party suportam esta consola, mas aqui o suporte das empresas First Party da Sony tem vindo a produzir títulos exclusivos em quantidade e qualidade que destacam a consola da concorrência. A PS4 suporta saida de video a 1080p, ao passo que a Pro suporta 4K. Ambas suportam HDR!

A PS4 é a consola mais potente do seu segmento, sendo que Pro é capaz de melhorar essas performances e atingir 4K nativos, mas por norma, as suas performances não lhe permitem tal, limitando-se a oferecer melhores resoluções que a PS4 base.

Estas consolas suportam uma grande diversidade de serviços multimédia para além de correrem jogos, sendo que os jogos Free to Play podem ser jogados sem qualquer pagamento mensal.

Porque não devo comprar esta consola?

A PS4 não é a consola mais barata, e a Ps4 pro não é a consola mais potente, ficando em performances e melhorias atrás da X.

As funções multimédia são inferiores às das consolas da Microsoft uma vez que o leitor BD UHD não está presente, e a consola limita-se a ler Blu-rays normais. A pro consegue ver filmes 4K, mas apenas por streaming.

Estas consolas não possuem retro compatibilidade com os modelos anteriores.

 

Relembra-se que este é apenas um resumo das principais e mais definidoras características, boas e más, das consolas.



Posts Relacionados

Readers Comments (3)

  1. Estou bastante ansioso pelo Nintendo direct e pelo PlayStation experience. Do lado da Nintendo, aguardo pelo um novo Donkey Kong e do lado da Sony, estou com ótimas espectativas sobre a data do God of War, sendo que acredito em março de 2018, ou seja, meu Natal está completo com esses dois fabulosos consoles switch e ps4), Mário!rs

  2. Pra este Natal já me dei de presente uma TV 4K pra jogar o PS4 Pro

  3. Nossa, vai totalmente do gosto do cidadão, eu não conseguiria recomendadar um console pra qualquer pessoa.

    Acho que ia ser bom qualquer um. PS4, One, Switch.
    Dá pra se divertir com todos.

    Eu em particular esse dezembro estou esperando chegar o NFS Payback, previsão de entrega nessa segunda-feira, (animado demais pra tunar uns veículos) e também estou jogando FIFA que já é tradição a anos e… GTA 5! Dei uma folga dele uns 3 meses e já tô de volta, não canso, GTA é f#d@.
    AC Origins vou esperar janeiro.
    Se tivesse o GoW pra esse Natal… Ia ser espetáculo. Teria prioridade máxima. Não vejo a hora.
    SW Battlefront 2 risquei da lista… 🙁
    Wolfenstein 2 tá no radar pra janeiro também.

    O Switch pra quem gosta tem total cara de Natal, leva-lo pra casa dos parentes ou pro rancho, viagem, deve ser muito bom imagino.
    Tem pra todo mundo.

Deixe um comentario

O seu e-mail nao sera publicado.


*