Queixas pela necessidade de downloads para texturas 4K na Xbox One X aparecem.

A Xbox One foi condenada pela sua necessidade de internet. Agora a Xbox One X volta a requerer a mesma para vário gigas de downloads adicionais nos jogos com texturas 4K.

Quando foi conhecida a dimensão de Forza 7 para a Xbox One X, o número caiu como um pequeno choque: 100 GB!

Convenhamos que 100 GB é muito… Forza já é um jogo grande e é normal atingir os 50 GB… mas 100… é o dobro!

E aqui colocam-se várias questões que potenciais compradores da consola tem argumentado:

1 –  O armazenamento –  Com jogos deste tamanho não há disco que resista, e apesar de a consola permitir o uso de discos externos, a despesa para manter os jogos instalados duplica face à Xbox One.



2 – O facto de estes 50 GB adicionais em texturas terem forçosamente de ser obtidos pela Internet por download. Uma situação que está a ser alvo de queixas dos utilizadores com internet mais lenta ou limitada, fazendo lembrar o que sucedeu com o DRM da Xbox One.

3 – O facto de, apesar de a consola suportar UHD, e Blue Rays com capacidade de 100 GB, a Microsoft não ponderar a colocação à venda de discos para a Xbox One X, ou alternativamente um segundo Blue Ray com os dados extra, forçando o download. Mas a Microsoft não quer criar situações no mercado que criem a ideias de exclusividades da One X, algo que esses discos poderiam criar.

4 – O facto de o download não ser opcional, particularmente para os possuidores de TVs 1080p que pouco ou nada beneficiam das texturas 4K, uma vez que o supersampling já lhes oferece melhorias equivalentes.

Naturalmente as expectativas da Xbox One X são iguais para todos, mas as condições em que se pode usar a consola não são, e as queixas aparecem. No entanto de todos os pontos, os que dou mais razão são os três últimos, todos relacionados com o download e uso da internet que a Microsoft já deveria saber que seriam polémicos. Daí que a oferta do segundo BD com texturas 4K deveria ser algo que a empresa deveria seriamente ponderar.

De resto com isso resolvido, o ponto 1 acaba por ser uma consequência do 4K real e com toda a qualidade (e se o querem este é o preço a pagar), e o ponto 4 é uma realidade das consolas. Afinal quem tem Tvs 720p com uma Xbox One alguma vez pediu para descarregar as texturas 1080p de forma opcional?



Posts Relacionados