Queixas pela necessidade de downloads para texturas 4K na Xbox One X aparecem.

A Xbox One foi condenada pela sua necessidade de internet. Agora a Xbox One X volta a requerer a mesma para vário gigas de downloads adicionais nos jogos com texturas 4K.

Quando foi conhecida a dimensão de Forza 7 para a Xbox One X, o número caiu como um pequeno choque: 100 GB!

Convenhamos que 100 GB é muito… Forza já é um jogo grande e é normal atingir os 50 GB… mas 100… é o dobro!

E aqui colocam-se várias questões que potenciais compradores da consola tem argumentado:

1 –  O armazenamento –  Com jogos deste tamanho não há disco que resista, e apesar de a consola permitir o uso de discos externos, a despesa para manter os jogos instalados duplica face à Xbox One.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

2 – O facto de estes 50 GB adicionais em texturas terem forçosamente de ser obtidos pela Internet por download. Uma situação que está a ser alvo de queixas dos utilizadores com internet mais lenta ou limitada, fazendo lembrar o que sucedeu com o DRM da Xbox One.

3 – O facto de, apesar de a consola suportar UHD, e Blue Rays com capacidade de 100 GB, a Microsoft não ponderar a colocação à venda de discos para a Xbox One X, ou alternativamente um segundo Blue Ray com os dados extra, forçando o download. Mas a Microsoft não quer criar situações no mercado que criem a ideias de exclusividades da One X, algo que esses discos poderiam criar.

4 – O facto de o download não ser opcional, particularmente para os possuidores de TVs 1080p que pouco ou nada beneficiam das texturas 4K, uma vez que o supersampling já lhes oferece melhorias equivalentes.

Naturalmente as expectativas da Xbox One X são iguais para todos, mas as condições em que se pode usar a consola não são, e as queixas aparecem. No entanto de todos os pontos, os que dou mais razão são os três últimos, todos relacionados com o download e uso da internet que a Microsoft já deveria saber que seriam polémicos. Daí que a oferta do segundo BD com texturas 4K deveria ser algo que a empresa deveria seriamente ponderar.

De resto com isso resolvido, o ponto 1 acaba por ser uma consequência do 4K real e com toda a qualidade (e se o querem este é o preço a pagar), e o ponto 4 é uma realidade das consolas. Afinal quem tem Tvs 720p com uma Xbox One alguma vez pediu para descarregar as texturas 1080p de forma opcional?

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (17)

  1. A quem comprar a X One X isso vai ser o último item a se analisar. Hoje ha muitos jogos que se vão perto dos 100 gigabites, eu por exemplo tenho dois e nem são 4k (na verdade não são nem 900p).
    Batlefield 4 93,4 giga
    Batlefield 1 92,1 giga

    • Tens 2… mas de futuro a 4k vais ter todos. E subitamente 1 GB equivale-se a 500 MB

      • Eu sei que é Off-Topic, e bom não queria ser chamado atenção, mas esse benchmark da X One X me chamou atenção e não quero interpretar errado, mas pelo que entendi…

        http://www.eurogamer.pt/articles/2017-07-05-revelado-microsoft-xbox-one-x-benchmarks

        • Leia a matéria da Eurogamer britânica, a portuguesa tem alguns erros, como por exemplo o quadro de jogos em desenvolvimento e lançados.
          Esse benchmark pelo que li, não contempla possíveis otimizações do Xbox X, é apenas um portar rápido. Jogos 1080p escalam para 4K com facilidade e em alguns casos com melhor desempenho. Jogos 900p talvez possam alcançar 4K mas com otimização e jogos 720p dificilmente escalam para 4K sem checkerboard rendering.
          O que realmente me chamou a atenção dessa tabela da Microsoft é a quantidade de jogos com engines ainda presas no Directx 11, games que não conseguem nem tirar proveito de 100% do Xbox One, quem dirá do Xbox One X.

          A – DX 11 – 900p/30 Motor Unity Certamente Recore
          D – DX 11 – 900p/30 Motor proprietário – Grandes chances de ser Assassins Creed Origins
          F – DX11 1080p/60 – Motor proprietário de corrida – Palpite para Formula 1 2017, não tem por que ser project Cars pois aparentemente eles já migraram o motor para apoio ao DX12.
          G – DX11 – 1080p/30 – Motor proprietário jogo de estratégia – Halo Wars 2, o motor da 343i usado no Halo 5 foi limitado ao Directx 11, um pouco controverso para a 343i, uma equipe tão próxima da Microsoft mas faz sentido, eles começaram a trabalhar no motor ainda em 2012, DX12 provavelmente só no Halo 6.

          Os outros games DX12 parecem fáceis de adivinhar:

          B – Forza 7
          C – Gears of War 4
          E – Sea of Thieves
          H – Star Wars Battlefront – Foi revelado em 2015 que era o primeiro jogo DX12 do Xbox One
          I – Shadow of War – Já confirmado como 4K no Xbox One X, fácil de escalar de 1080p do Xbox One.

          • No que toca à passagem, e apenas à passagem, o jogo ser DX 11 ou DX 12 é irrelevante! O que interessa é o uso que faz do sistema!
            Se um jogo ocupa 100% do GPU da Xbox One ele passa a 4K se for 1080p usando 5.24 Tflops da X. É o quadruplo dos pixels, logo usa o quadruplo dos cálculos!

          • A questão é que o jogo ser Directx 11 é um grande desperdício de recursos e no vídeo onde aparecem mais gráficos, é mencionado um game Directx 11 900p que batia 66% de utilização da GPU no Xbox One base. É um belo desperdício de recursos.

          • Ah sim…nesse aspecto sim. Mas convêm não esquecer que essa é uma realidade que afecta todos os sistemas. Muitos dos jogos ainda são desenvolvidos em PCs, mesmo exclusivos first party de consolas, e dado que ainda há muita ferramente DX11, muitos títulos podem melhorar.

  2. Sobre o último ponto pode ser uma falta de atenção visto que os consoles identificam qual tipo de TV está sendo utilizada, pelo menos com PS3 e PS4 o console identifica se a TV é 3D e quais resoluções a mesma suporta. Nunca fiz esse teste com o One.

    Então se o XOX consegue identificar quais resoluções a TV suporta então o console deveria não baixar conteúdo 4K em TVs 1080p

    • Isso seria o mais certo !

    • Poderia ser…
      Mas mesmo um utilizador 4K poderia não estar interessado em texturas 4K. Afinal nem todos os jogos ganham por aí além, e um “Minecraft” (no sentido e não apenas literalmente) pode não justificar.

      • Aí você quer complicar.

        Se não existissem outros modelos disponíveis para compra(XO ou XOS) concordaria contigo.

        • Não… na realidade o simples aumento na resolução é já uma grande benesse. As texturas são um bonus adicionais, mas separado.
          A escolha caso a caso, face ao custo do uso do disco seria uma boa opção.
          Imagina… jogo qualquer que estás satisfeito com o que tens, e achas que não justifica mais 30 ou 40 ou 50 GB de novas texturas quando o custo disso seria ter de desinstalar um outro jogo do disco.
          Opções nunca foi algo de mau…

  3. Não tem métodos de compressão pra diminuir o tamanho desses arquivos?

    • Infelizmente não. Eles já estão comprimidos ao máximo de uma forma utilizável de forma directa. Mais do que isso obrigaria a gastar recursos adicionais de sistema pars o qual o jogo nunca foi preparado.

  4. De forma geral, as texturas 4K vão parecer uma melhora sobre jogos Xbox One. O Xbox ONe X tem 4GB de RAM extra com mais um grande largura de banda. Pelo que ouvi nos hands-on por aí, não apenas texturas 4K, são texturas melhoradas pelos recursos adicionais do console.
    EU acho que a Microsoft está sendo clara quando diz que o Xbox One X é um console premium para quem possui uma TV 4K de preferência com HDR, ou seja, caríssimas.
    As pessoas precisam pensar antes de comprar as coisas por impulso, o PS4 Pro é mais adequado para quem quer algo próximo do 4K, com HDR mas sem muitos custos extras. O Xbox One X é para quem não quer abrir mão dos gráficos melhorados, é para entusiastas.

  5. Nem vejo qual o problema, no PC as texturas 4k já existem há anos e nunca ninguém se queixou de fazer o download das mesmas, o download só é obrigatório para a X para a normal não é necessário o download das texturas extras…parece-me bem ser obrigatório, como dizia a minha avó quem tem dinheiro para o porco tem dinheiro para a corda…a MS investiu muito dinheiro e recursos para desenvolver uma consola 4k de baixo custo, o mínimo que se espera é que quem realmente está interessado em melhores gráficos que faça o download das texturas 4k…quem tem NET lenta que compre uma ONE slim joga os jogos quase com a mesma qualidade (entenda-se quase a mesma qualidade que jogaria numa X sem as texturas 4k) e ainda poupa dinheiro

    • Concordo com tudo (e não conhecia o ditado do porco) 🙂
      A questão é que tu sabes como são as pessoas. Elas queixam-se por tudo e por nada. Vê lá que ultimamente até tenho visto quem se queixe pelos outros.

Os comentarios estao fechados.