Queixas pela necessidade de downloads para texturas 4K na Xbox One X aparecem.

A Xbox One foi condenada pela sua necessidade de internet. Agora a Xbox One X volta a requerer a mesma para vário gigas de downloads adicionais nos jogos com texturas 4K.

Quando foi conhecida a dimensão de Forza 7 para a Xbox One X, o número caiu como um pequeno choque: 100 GB!

Convenhamos que 100 GB é muito… Forza já é um jogo grande e é normal atingir os 50 GB… mas 100… é o dobro!

E aqui colocam-se várias questões que potenciais compradores da consola tem argumentado:

1 –  O armazenamento –  Com jogos deste tamanho não há disco que resista, e apesar de a consola permitir o uso de discos externos, a despesa para manter os jogos instalados duplica face à Xbox One.



2 – O facto de estes 50 GB adicionais em texturas terem forçosamente de ser obtidos pela Internet por download. Uma situação que está a ser alvo de queixas dos utilizadores com internet mais lenta ou limitada, fazendo lembrar o que sucedeu com o DRM da Xbox One.

3 – O facto de, apesar de a consola suportar UHD, e Blue Rays com capacidade de 100 GB, a Microsoft não ponderar a colocação à venda de discos para a Xbox One X, ou alternativamente um segundo Blue Ray com os dados extra, forçando o download. Mas a Microsoft não quer criar situações no mercado que criem a ideias de exclusividades da One X, algo que esses discos poderiam criar.

4 – O facto de o download não ser opcional, particularmente para os possuidores de TVs 1080p que pouco ou nada beneficiam das texturas 4K, uma vez que o supersampling já lhes oferece melhorias equivalentes.

Naturalmente as expectativas da Xbox One X são iguais para todos, mas as condições em que se pode usar a consola não são, e as queixas aparecem. No entanto de todos os pontos, os que dou mais razão são os três últimos, todos relacionados com o download e uso da internet que a Microsoft já deveria saber que seriam polémicos. Daí que a oferta do segundo BD com texturas 4K deveria ser algo que a empresa deveria seriamente ponderar.

De resto com isso resolvido, o ponto 1 acaba por ser uma consequência do 4K real e com toda a qualidade (e se o querem este é o preço a pagar), e o ponto 4 é uma realidade das consolas. Afinal quem tem Tvs 720p com uma Xbox One alguma vez pediu para descarregar as texturas 1080p de forma opcional?



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
By-mission
Visitante
By-mission

A quem comprar a X One X isso vai ser o último item a se analisar. Hoje ha muitos jogos que se vão perto dos 100 gigabites, eu por exemplo tenho dois e nem são 4k (na verdade não são nem 900p).
Batlefield 4 93,4 giga
Batlefield 1 92,1 giga

Livio
Visitante
Livio

Sobre o último ponto pode ser uma falta de atenção visto que os consoles identificam qual tipo de TV está sendo utilizada, pelo menos com PS3 e PS4 o console identifica se a TV é 3D e quais resoluções a mesma suporta. Nunca fiz esse teste com o One.

Então se o XOX consegue identificar quais resoluções a TV suporta então o console deveria não baixar conteúdo 4K em TVs 1080p

Danilo Marciel
Visitante
Danilo Marciel

Isso seria o mais certo !

Jefferson
Visitante
Jefferson

Não tem métodos de compressão pra diminuir o tamanho desses arquivos?

Fernando
Visitante
Fernando

De forma geral, as texturas 4K vão parecer uma melhora sobre jogos Xbox One. O Xbox ONe X tem 4GB de RAM extra com mais um grande largura de banda. Pelo que ouvi nos hands-on por aí, não apenas texturas 4K, são texturas melhoradas pelos recursos adicionais do console.
EU acho que a Microsoft está sendo clara quando diz que o Xbox One X é um console premium para quem possui uma TV 4K de preferência com HDR, ou seja, caríssimas.
As pessoas precisam pensar antes de comprar as coisas por impulso, o PS4 Pro é mais adequado para quem quer algo próximo do 4K, com HDR mas sem muitos custos extras. O Xbox One X é para quem não quer abrir mão dos gráficos melhorados, é para entusiastas.

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Nem vejo qual o problema, no PC as texturas 4k já existem há anos e nunca ninguém se queixou de fazer o download das mesmas, o download só é obrigatório para a X para a normal não é necessário o download das texturas extras…parece-me bem ser obrigatório, como dizia a minha avó quem tem dinheiro para o porco tem dinheiro para a corda…a MS investiu muito dinheiro e recursos para desenvolver uma consola 4k de baixo custo, o mínimo que se espera é que quem realmente está interessado em melhores gráficos que faça o download das texturas 4k…quem tem NET lenta que compre uma ONE slim joga os jogos quase com a mesma qualidade (entenda-se quase a mesma qualidade que jogaria numa X sem as texturas 4k) e ainda poupa dinheiro