Quem tem a maior Cloud?

Ultimamente tem-se falado muito de Cloud. Mas quem possui a maior e a melhor Cloud do mundo?

Actualmente as quatro maiores Clouds do mundo pertencem às seguintes empresas:

– Google
– Microsoft
– Rackspace
– Amazon

O gráfico que se segue mostra o investimento que estas empresas tem feito ao longo dos anos nas suas Clouds:

Clouds

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Mas curiosamente, e por muito surpreendentemente que isto possa parecer. Investimento não significa necessariamente bom investimento. E a ordem de grandeza das Clouds não é exactamente a que o gráfico de cima pode deixar entender.

Um dos maiores investidores na Cloud é a Microsoft, mas curiosamente, de todas as Clouds, a sua é a mais sub-aproveitada, e de acordo com a Gatner, é de todas a que mais poder de processamento parado possui. Talvez por esse motivo a Microsoft tenha optado por ceder esse mesmo processamento à sua Xbox. Uma grande parte de um investimento total de perto de 17 mil milhões de dólares (todos estes valores são investimentos até final de 2012).

Já a Google usa bem os seus recursos. Serviços como Gmail, Cloud Drive e muitos, muitos outros, são dos mais populares do mundo e a sua Cloud é igualmente das mais rentáveis, batendo de longe a da Microsoft. Mas o seu investimento é igualmente maior atingindo perto de 22 mil milhões de dólares.

O Rackspace acaba por ser um competidor menor aqui no meio. Mas é reconhecido na indústria por ser aquele que melhor suporte oferece e que menos problemas possui, o que o torna um nome de referência apesar de uma dimensão menor que a da concorrência, e de um investimento de perto de mil milhões de dólares na sua Cloud.

Mas é na Cloud da Amazon que a surpresa surge. Com um investimento de perto de 12 mil milhões de dólares, bastante menos que Google e Microsoft a sua Cloud é 5x maior do que a dos restantes três concorrentes… SOMADOS.

A Amazon possui uma tradição de excelência neste campo, o que leva a que os seus serviços Cloud sejam os preferidos do mercado.

E os seus serviços são igualmente os que mais crescem, tendo em 2013 tido um crescimento nos lucros de 55%.

Note-se que estamos a falar de quantidade de clientes e serviços prestados e não de máquinas físicas. Nesse campo das máquinas físicas, a Google é quem dominava em 2013, mas a Microsoft aparecia em segundo, e a ordem de mercado equivale-se à do investimento. Aliás, neste momento a Microsoft poderá já ter ultrapassado a Google em máquinas físicas. Mas a preferência dos clientes… é Amazon.

Publicidade

Posts Relacionados