Quem tem de convencer quem? PS4 Pro vs Xbox One X

A pergunta que fica no ar é: Será que é a Microsoft que tem de convencer o mercado do porquê que justifica pagar mais 100 euros pela sua consola, ou a Sony que necessita de convencer o mercado que a sua PS4 Pro, mesmo mais barata, é adequada para 4K?

A pergunta de cima é complexa… e apesar de a internet estar a dar uma resposta à mesma, confesso que não estou inteiramente convencido de que a coisa será assim.

A realidade é que lendo o que tem sido postado em diversos artigos na Internet, o que vemos são artigos com títulos do género: “A Microsoft tem de convencer o mercado que os seus 4K valem mais 100 euros que os da Sony”.

Naturalmente percebe-se daqui que para estes websites a resposta à pergunta de cima está dada. A Microsoft, ao ter a consola mais cara, necessita de mostrar ao mercado que a sua oferta vale a diferença de preço para a consola da Sony.

E sinceramente, estaria tentado a acreditar nisso! Basta ver este artigo, onde mostramos imagens oficiais da EA que comparam 4K nativos com outros calculados 1800p e re-escalados para 4K, e percebemos que as diferenças são aparentemente irrisórias, ou pelo menos não dignas de uma diferença de 100 euros.



No entanto, isso seria cristalino se as coisas se ficassem por aí, mas pelo pouco que nos é dado a perceber, a coisa não será bem assim!

A PS4 Pro foi criada com o intuito de levar os jogos PS4 para 4K. Assim, para além das questões do GPU que passou para 4,2 Tflops, ela foi no dotada de 1 GB de RAM adicional de memória DDR 3, para conter texturas adicionais ou de maior qualidade, e o seu CPU foi melhorado a nível de velocidade para permitir melhores FPS e o aumento de resolução.

Ora acontece que a Xbox One X não tem como única diferença da PS4 Pro um aumento dos Tflops do GPU para 6 Tflops. Ela foi igualmente dotada de um CPU melhorado que bate o da PS4 Pro, mas recebeu 4 GB de RAM GDDR 5 adicionais.

Ora por aqui vemos que as condições para as melhorias dos jogos na Xbox One X vão muito além da mera subida de resolução. E isso quer dizer que a comparação gráfica do nosso artigo e que se limitava a comparar diferenças visuais entre as resoluções referidas, não será exactamente sempre válida para estas duas consolas. (Alguns leitores mais precipitados e demasiados agarrados às cores das camisolas não compreenderam que esse artigo se tratava apenas de uma comparação do resultado final das resoluções obtidas nativamente e por checkerboard, o que a ser a única diferença, como acontece por vezes na PS4 e Xbox One, levaria à questão do valor face à diferença de preço. Era uma análise de uma possível realidade que poderemos vir a ter em alguns caso, mas apesar dos avisos repetidos no interior do artigo, não uma comparação da realidade das consolas, algo que teria de ser feito caso a caso, uma vez que normalmente há mais do que isso envolvido, e até porque nenhuma das imagens do artigo era sequer de consolas).



Melhorias nos fotogramas por segundo serão outra realidade na qual a Xbox One X poderá ir mais longe devido ao melhor CPU. Não deverá ser nada de flagrante face ao que o CPU da Pro pode apresentar, mas tal como a Xbox One mostra melhorias face à PS4 nos jogos dependentes do CPU, aqui o mesmo acontecerá com a Xbox One X. E dado que o GPU também é melhor, as melhorias serão então, globais, incluindo melhores resoluções e/ou efeitos gráficos, e melhores fps.

E isto é algo que na comparação Xbox/PS4 em jogos onde o CPU é o gargalo, não acontece, ficando os melhores fps na Xbox, e a melhor resolução na PS4.

Mas a grande, grande diferença, será na possível qualidade das texturas a 4K!



O 1 GB adicional da PS4 Pro não é verdadeiramente uma memória que, para texturas 4K, possa fazer grandes diferenças (é DDR3, mas ela é usada pelo OS e não pelo jogo, libertando assim 1 GB da GDDR5). Mas 4 GB GDDR5 sim… e a Microsoft já anunciou que os seus exclusivos passarão a carregar na Xbox One X texturas 4K que melhorarão a qualidade da imagem.

Daí que a resposta à pergunta de cima é complexa, e não pode ser dada ainda. Na prática pode acontecer que a PS4 Pro não consiga verdadeiramente competir com a Xbox One X a nível de qualidade de imagem!

Daí que, pela parte que me toca, e sem saber ao certo como o mercado vai usar os recursos disponíveis, questiono seriamente se será mesmo a Microsoft que terá de convencer o mercado que os seus 4K valem os 100 euros a mais, ou se será a Sony que terá de convencer o mercado que, com uma diferença de apenas menos 100 euros, a sua consola vale a pena.

Mas isso só no futuro será possível de se ver! Até lá fica a dúvida no ar, sendo que como este artigo e o anteriormente linkado dão a perceber, a coisa pode dar ainda para os dois lados. Mas uma coisa é certa, pelo menos nos exclusivos Microsoft e jogos patrocinados Microsoft, a qualidade da Xbox One X deverá arrasar com tudo o resto que há no mercado.

NOTA (Acréscimo pós colocação online): Tal como o artigo anterior abordava apenas a temática da resolução questionando o valor do custo, este aborda a situação na perspectiva global, analisando igualmente o custo. Mas convêm não esquecer que há ainda mais variáveis em jogo que podem influenciar aquilo que é a realidade da consola, como a dimensão dos jogos com texturas 4K, os downloads adicionais necessários para tal, a capacidade de armazenamento disponível e o custo de capacidade adicional, o facto de uma Tv 4K ser necessária e representar um custo adicional, a qualidade e quantidade de jogos que suportem a situação, o número de jogos exclusivos, etc, etc. E recorde-se que o custo em si é um factor mais preponderante do que qualquer outro.
Dado o mau entendimento do outro artigo, acha-se por bem, esclarecer igualmente esta situação aqui. Porque haverão mais artigos que podem abordar outras perspectivas, e convém perceber-se o real enquadramento das coisas.

 

 



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
Felipe Leite
Visitante
Felipe Leite

Mário, já há algum tempo não comento aqui no site, mas continuo a acompanhar o site diariamente!
Sou um grande entusiasta de tecnologia e neste momento tenho a ps4 pro ligada à uma Panasonic tx-65dx900. Posso dizer sem nenhuma dúvida, a diferença entre os 1080p e o sistema 4k da ps4 pro não é nada de outro mundo, como muitos esperam.
Há diferenças, principalmente a nível de detalhes, mas não é nada que justifique a troca de uma ps4 normal para uma pro.
A diferença realmente notável é o HDR.
Não vi ainda a xboxOneX a trabalhar (o que ainda vai demorar um pouco) mas creio que os 4k nesse momento para os jogos ainda engatinha…
Faço essa comparação pois nos filmes a 4k hdr (filmados a 4k ou 6k) como o CHAPPIE ou X-men apocalypse, nota-se muito bem as diferenças.
Creio que neste momento, tanto uma quanto outra consola estão apenas a dar um “gostinho” do que será a próxima geração de consolas.
Prefiro os jogos da pro em que há melhoras na jogabilidade.
Um abraço e o site está cada vez melhor!

Livio
Visitante
Livio

Na minha opinião as 2 devem convencer, mas não pelo quesito do artigo e sim por serem uma anomalia maléfica ao mercado que tanto conhecemos. No Pro já sabemos que não foi bem aceito mesmo sendo 20% de compras quando analisamos as vendas do PS4. O XOX tende a ir pelo mesmo caminho, visto que custa o dobro de sua versão base+(XOS) e mais que o dobro da versão base(nesse só encontrará usados em alguns mercados ou no Brasil).

Agora se fosse para escolher entre os 2 eu diria que o XOX deveria convencer e por vários motivos(preço, TVs 4K), mas pelo principal que é o software ele ainda não convence, visto que o True Power 4K nativos e 60fps em exclusivos(sim a MS alardeava isso com os jogos no XOX) já pecou com o Gears 4 que é um jogo que vai ter praticamente 1 ano quando o XOX for lançado.

Igor
Visitante
Igor

Quem não convence é você! Prove quando foi que a Microsoft disse que todos os exclusivos rodariam a 4k/60fps. Mentira!!! Ela nunca prometeu isso. Até onde sei Gears 4 no Xbox One não roda a 60 fps na campanha, mas sim no multiplayer como será no Xbox One X.
O PS4 Pro também não precisa de uma tv 4k? Na verdade precisa até mais do que o Xbox One X onde todos os jogos farão supersampling automaticamente.
Por favor, menos!

Livio
Visitante
Livio

Olá Igor, boa noite, bem vindo de volta! Pelo visto ainda continua muito explosivo, cuidado pois isso não faz bem à saúde!

OK, posso ter me excedido em falar que tinham os 60fps nos exclusivos, já que o tio Phil disse que algumas pessoas não notam a diferença então isso não seria uma regra, mas quando um jogo sai com os 60fps aí é a explosão do mundo. Já sobre 4K reais(nativos, absolutos ou outro sinônimo) nem preciso falar.

Mas vamos voltar para agosto de 2016, por volta dos dias 21 ou 22 onde surgiram artigos com a entrevista do Albert Penello, diretor de planejamento de produtos Xbox, em que diz: “running games on Xbox One Scorpio at 4K resolution and 60 FPS is their own goal” que traduzindo rapidamente fica O objetivo é executar jogos no Scorpio a 4K/60fps. E logo após esta fala ele diz que “dependerá dos desenvolvedores”. Ou seja o XOX roda nesta configuração(e não duvido), mas ele meio que coloca como incompetência das produtoras quando este objetivo não é alcançado. O pior é que parte da fan-base comprou esta ideia e que nos últimos dias tece criticas as desenvolvedoras por não disponibilizarem o True Power. (fonte: http://gamingbolt.com/microsoft-exec-on-xbox-scorpio-not-every-game-will-run-at-4k60fps-depends-on-developers).

Quase 1 mês depois outro executivo MS fala que “jogos feitos pela MS rodarão nativamente 4K no XOX”. Só ver que na lista divulgada ontem neste sítio que de 3 exclusivos MS só 1 roda 4K real/60FPS, nem crackdown 3 foi confirmado se era resolução nativa. Já sobre Gears em um modo é nativo e no outro utiliza a mesma técnica de outros jogos, a resolução dinâmica, que para muitos não é uma resolução verdadeira, ou agora é?(fonte: http://br.ign.com/xbox-project-scorpio/38761/news/project-scorpio-rodara-jogos-feitos-pela-microsoft-em-4k-nat)

Na verdade todos os 2 precisam de TV 4K ou será que Ark, que foi revelado que será 1080p no XOX, na verdade sairá 4K devido o poder do monstro?

** Nos links que pesquisei sobre os 4K/60fps a grande maioria afirmava que para a MS o termo “4K sem compromissos” é rodar 4K/60fps sem gargalos e infelizmente não é o que vemos nos últimos anúncios.

Igor
Visitante
Igor

“Bem vindo de volta”??? Como assim??? É o meu segundo comentário nesse site.

Esse seu último parágrafo é totalmente especulativo e cheio de achismos, além de uma distorção da realidade.

“Nos links que pesquisei sobre os 4k/60fps a grande maioria afirmava que para a MS o termo “4k sem compromissos” é rodar 4k/60fps sem gargalos.”

Meu Deus do céu!!!

A Microsoft nunca prometeu isso, muito pelo contrário, o que ela prometeu foi que os exclusivos do One rodariam a 4k reais no Scorpio, ela nunca disse nada sobre aumentar a taxa de quadros desses jogos, além disso ela daria total liberdade aos desenvolvedores para usarem o poder da forma que achassem melhor.
Foi o que disse Phil Spencer e não um “engenheiro” qualquer da internet.

Agora, gostaria muito de saber o que você tem a dizer sobre o PS4 Pro e os seus jogos à “4k/60fps” sem gargalos.

Poucos dias após a E3 o Xbox One X já tinha muito mais jogos a 4k reais do que o PS4Pro em quase oito meses, desde então essa lista só aumenta e imagina daqui a oito meses, isso levando em consideração que o mesmo ainda nem foi lançado, além disso não são só pixels.
Quantos jogos mesmo o PS4Pro teve no lançamento?
Quantos desses eram a 4k reais?
Quantos jogos o PS4Pro tem atualmente rodando a 4k reais/60fps (se não tiver pode ser a 4k/30fps) com melhorias?

Pois é!!!

Livio
Visitante
Livio

Ainda assim entre os 2 quem tem que me convencer a comprar é o XOX, se seu marketing é voltado para o 4K esperamos que rode nesta resolução na sua totalidade, sem artifícios para alcançar este objetivo. Na E3 foram apresentados muitos indies a 4K nativos e muitos aplaudiram, mas ano passado criticaram quando Mantis Burn Racing, um indie, saiu na concorrência com esta resolução. Mas para os jogos AAA por enquanto 4K nativos só Forza.

Tenho os 2 consoles base e não tenho o mínimo interesse de pegar o Pro visto que os jogos para o PS4 normal não foram prejudicados e mesmo que fossem não compraria a versão Premium para não alimentar esta estúpida decisão da indústra de games.

E é nesse ponto que está, se os jogos estiverem compatíveis entre XO e XOX assim como foi Horizon Zero Dawn com Pro e PS4 não vou ter o interesse, se os jogos no One estiverem “capados” em relação ao XOX não foi querer alimentar esta prática da indústria.

Forza 7 roda lindo no XOX, mas quero ver como está no XO que é o modelo que tenho. É o XOX que tem que me convencer a gastar U$500,00, isso nos EUA já que no Brasil tem pré-venda não oficial por R$3000,00, para usar na minha 1080p e jogar (por enquanto) multiplataformas que a concorrência também terá já que o diferencial para a outra plataforma atualmente não está convencendo. Serviços com jogos antigos, embora importantes, não me chamam a atenção visto que também tenho os consoles anteriores. Isso explicando caso tivesse que justificar mesmo qual dos 2 deveria me convencer.

Agora justificando a minha opinião eu não gastaria R$3000,00 (pré-venda XOX no mercado cinza) ou R$1900 com o Pro (tb mercado cinza) para ter um pouco mais de pixels ou um AA melhor, prefiro investir esse dinheiro em algo que melhore a minha experiência nos games, como um novo Home Theater, acessório para jogos como volante ou VR ou até mesmo como parte da montagem de um PC.

Piada eu acho de muitos que nem tem TV 4K e pretendem comprar um desses consoles Premium.

Reinaldo
Visitante
Reinaldo

Igor.
Eis a lista de jogos PS4 Pro 4K nativos 60 fps que pediu:

FIFA 17
Hustle Kings
Mantis Burn Racing
NBA 2K17
Neon Chrome
Pro Evolution Soccer 17
Rez Infinite
Thumper
Viking Squad
Wheels of Aurelia

A Xbox One X terá certamente mais no futuro, mas como vê, eles existem na Pro, e você insinuava ou dava a entender que eles não existiam.
Como diferenças extra temos uns atuais 100 euros que deverão subir para 150 na altura que a Xbox One X for lançada e os exclusivos que serão bastante mais na Pro.

Igor
Visitante
Igor

O Xbox One X no mesmo patamar do PS4pro!
Qual seria a diferença?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Que piada é essa! Foi boa demais! Parabéns!!!
Espere mais alguns meses e verá a diferença e quem sabe o seu sonho de estarem no mesmo patamar se torna realidade.

Livio
Visitante
Livio

Então assim peca com todo o seu marketing, já que se o 4K que tanto apregoam pode não ser o nativo então o XOX fica no mesmo patamar do Pro, que alcança os 4K, mas não nativos.

Qual seria a diferença então?

Livio
Visitante
Livio

No link que passei há este trecho:

“So the goal was can we take the same level of graphics, the same frame rate, the same lighting effects, same number of enemies and AI on screen and deliver that in 4K. No compromises. I don’t have to half the number of enemies on screen, I don’t have to reduce the effects, I don’t have to make the game smaller. I should be able to take an Xbox One game today that is in 1080p and 60fps and I want to do 4K/60fps on this new box. And we built the box to deliver that goal. So we know the box will do what we want it to do.”

“Então o objetivo foi que podemos ter o mesmo nível de gráficos, a mesma taxa de quadros, os mesmos efeitos de luz, mesmo número de inimigos e IA e entregar isto em 4K. Sem compromissos. Eu não tenho que ter metade dos inimigos na tela, eu não tenho que reduzir os efeitos, eu não tenho que fazer um jogo menor. Eu sou capaz de pegar um jogo para XO hoje que está em 1080p/60fps e fazê-lo em 4K/60fps nesta nova caixa. Construímos esta caixa para entregar este objetivo. Então sabemos que a caixa irá fazer o que queremos.

Ficou ciente do “Sem compromisso” = 4K/60fps sem gargalos? Mas se você quiser ainda mais provas vai o link do podcast onde esta frase foi dita por Penello.
https://youtu.be/aNfYNb6eAQI?t=40m54s

Para não ter uma defesa do PS4 Pro irei rever a conferência da apresentação do mesmo e verei se lá prometeram 4K/60fps.

Igor
Visitante
Igor

Essas respostas não convenceram nem um pouco.
A verdade é que a Sony não está nem um pouco preocupada com as crianças e sim com a Microsoft, se assim fosse não teriam crossplay com PC.
São tantos exclusivos que mostraram os mesmos da E3 passada remasterizando até uma conferência.
E porque você não falou sobre as “antiguidades”, termo usado pela Sony para descrever os jogos que ela tanto ama remasterizar e comercializar infinitas vezes.
Se você não considera isso um desrespeito com o consumidor e fãs de games, a impressão que passa é a de que somente está preocupado em defender a Sony e amenizar os seus erros. Dúvido que se algo do tipo tivesse vindo da Microsoft você e os fãs do PS seriam tão compreensivos. Imagina se alguém da MS tivesse falado algo assim de Halo, com certeza a comunidade Xbox não seria tão compassiva e estariam pedindo a cabeça de quem fosse, inclusive a de Phil Spencer.

ziel7
Visitante
ziel7

É neste tipo de comentário que eu não sei se por desconhecimento ou por falta de caráter a pessoa fala besteiras, quando a MS fala que fica por conta dos desenvolvedores é uma escolha de design tomemos como exemplo quantum break a remedy poderia ter feito o jogo em full hd nativos porem sem o nível de qualidade e de efeitos que o mesmo teria, então olharam pela menor resolução e usar a técnica de reconstrução temporal, e resultou em possivelmente um dos jogos mais bonitos do console isso foi uma escolha de design.

Outro ponto de discussão estará possivelmente em Anthem ele estão utilizando checkboard renderering em alguns momentos eu particularmente achei ótima a ideia, afinal o que é melhor ter gráficos dos níveis e escalas de Anthem rodando com Checkboard ou gráficos de Mass Effect andromeda que são visivelmente mais simples rodando a 4k nativos ?

O Mario mesmo vive falando aqui que gostaria de ver a potencia do Pro e X sendo utilizadas em jogos 1080p por que assim focalizaram todo o poder bruto da maquina para produzir gráficos fantásticos em uma resolução já bastante satisfatória e eu concordo, agora se ficar um monte de gente pegando no pé dos developers veremos pouco avanços em fidelidade gráfica para apenas ter ganhos em resolução, espero que Anthem siga utilizando o Checkboard e consiga entregar ainda mais fidelidade visual.

By-mission
Visitante
By-mission

Com certeza a Sony vai ter que reduzir o preço da PS4 PRO, para se ter uma diferença mais tangível, por 100 Trump’s e muito mais negócio uma X One X.
E quando saem noticias como as de que Titanfall foi rendido a 6k na Xbox One X…
” Eu sei que esta frase vai-me assombrar para o resto dos dias, tenho a certeza, mas houve alturas em que a jogar Wargames encontrei resoluções a 3200p (6K) internamente. ” de se lembrar que este corre entre 810p e 828p na Xbox One é mais do que o suficiente dizer que a X está em outro patamar.

Na PS4 PRO Titanfall corre há 1440p ou menor devido ao conversor de resolução.

Agora quem vai ter que se mexer e a Sony.

Ewertom
Visitante
Ewertom

Quero agradecer a ajuda amigos*BY-MISSION* e *Mário*tentei conforme instruído e os resultados foram estes.
Sistema não esta mais retendo jogos e desligando normalmente e os 3 bips desapareceram,mas a PSN ainda não consigo logar.Vou baixar a atualização 4.70 e instalar e caso tenha sucesso relato aqui.Mas uma vez obrigado.
Valeu.

Livio
Visitante
Livio

Creio que não da para fazer o Downgrade de firmware, acho que só em casos onde a firmware mais recente não seja obrigatória e não lembro se quando a 4.71 ficou disponível o meu PS4 foi obrigado a realizar o update

Ewertom
Visitante
Ewertom

Valeu pelo auxilio galera.problema resolvido.
Fiz a inicialização do console completo e a PSN voltou a funcionar.Obrigado pela ajuda de todos…BY-MYSSIOM,Mário e Lívio,valeu.Obrigado mesmo.

By-mission
Visitante
By-mission

Obrigado a vc Ewerton, a pessoas que perguntam nos fóruns não respondem se deu certo ou não. Então por ex: se eu tiver esse problema que vc teve vou saber como arrumar.

Livio
Visitante
Livio

Fico com um pé atrás sobre os 6K, foram obtidos em quais situações?

Se para alguns jogos, inclusive exclusivos já lançados, ele não alcança 4K reais 60fps imagine para um jogo novo que é shootere que é imprescindível que esteja a 60fps.

A não ser que foram 6K checkerboarding do checkerboarding + a técnica que foi implementada no Spider Man no PS4 Pro.

João Magalhães
Visitante
João Magalhães

A questão é que o verdadeiro valor do 4K ainda não pode ser medido.O salto de resolução sempre foi acompanhado de uma nova geração de consoles e principalmente novas “Engines”

O que temos agora são jogos 1080P com ativos feitos para essa resolução como(Texturas,geometria,Shaders) que vão rodar a 4K,como em uma remasterização.

E os produtores ainda estão quebrando a cabeça de como portar esses jogos da melhor forma.

Eu não tenho dúvidas nenhuma que para uma próxima geração e os games sendo criados de raiz para o 4K,eles vão ter que repensar completamente todas as técnicas de renderização existentes…algo como a mudança do SD para o HD…Deverá surgir muitos termos novos…

Ai vamos ver o verdadeiro valor dos 4K,mas com iluminação,resolução e quantidade de texturas,efeitos,geometria avançada.Todos em uniformidade…

jairopicanco
Visitante
jairopicanco

O jogador é que tem que saber o que de fato está comprando, e se o respectivo console se encaixa no seu perfil de jogo. Simples.

Ambos são versões Premium de seus antecessores, mas a qualidade final de cada produto reflete apenas a ambição de cada empresa.