Queres saber que tipo de informação podes passar sempre que clickas num link com o teu browser?

privacidade_web

Desde à muito tempo que a Privacidade na internet se começa a tornar um mito. Apesar de não ser ainda possível identificar as pessoas que estão do lado de lá, a realidade é que é possível saber-se muito, mas mesmo muito sobre elas.

location

Navegar na internet sem Browser… é impossível. Mas o browser é uma porta que abre para os dois lados. E se ele vai buscar informação ao lado de lá para a mostrar do lado de cá, sem que nós saibamos faz o mesmo no outro sentido, passando uma quantidade enorme de informação para o lado de lá.

Naturalmente nem todos os websites solicitam o mesmo tipo de informação, mas a realidade é que o podem fazer. Os Browsers fornecem tudo o que vamos falar de seguida, a pedido!

Não acreditas?

Para teres uma ideia, eis um website que nos mostra alguma da informação que pode ser recolhida! Basta clickar aqui para veres o que ele consegue saber sobre ti apenas porque fizeste um mero click no link anterior.

Mas se não quiseres clickar, vamos descrever basicamente o que ali está!

Localização

As tuas coordenadas GPS. No caso de teres um GPS no aparelhos, elas serão exactas. Se ele estiver desligado mas tiveres rede móvel, o erro é um pouco maior e obtido por triangulação de antenas. Num PC de mesa o erro é ainda maior, mas não por muito.

A morada onde estás. Mais uma vez sujeita às condições de cima.

A linguagem do website e do OS que usas.

A hora e data do click.

Software

Sistema operativo usado e versão.

Browser usado e versão.

Plug-ins instalados

Hardware

CPU e número de núcleos

GPU usado.

Resolução de ecrã.

Nível da bateria, e se esta está em carga ou não!

 

Ligação

IP local

IP de internet

Fornecedor de serviços de internet

Capacidade de download

Social

Perfis de redes sociais a que já te ligaste com o Browser

Perfis das redes sociais a que estás no momento ligado

Rede e acesso ao hardware

É possível um website malicioso analisar todos os equipamentos ligados à nossa rede wireless. O website em questão possui um botão para poderem ver que informação poderia ser obtida.

Naturalmente podemos questionarmo-nos onde está a privacidade e se ela existe. E sim, ela existe! Em nenhum momento é possível determinar-se a quem pertence a máquina em questão. E nesse aspecto, pelo menos legalmente está assegurada a privacidade!

Mas na prática… ela já se foi à muito tempo!

Publicidade

Posts Relacionados