Quick resume abranda tremendamente as velocidades de download da XBox. Porque?

0 0 votes
Avalie o nosso artigo

Vamos aqui analisar esta situação e tentar explicar o porque de tal ocorrer!

Já desde há algum tempo que apareceram nos foruns e no Reddit queixas sobre a velocidade de download das consolas Xbox quando a mesma se encontra com o Quick Resume activo.

O nosso leitor, Felipe Horvath, fez o favor de nos replicar a situação, mostrando-nos assim essa realidade num vídeo exclusivo. Podem ver o vídeo a mostrar a situação já de seguida:

Ora o que causa esta situação? Estaremos perante uma Bug na consola?



Na realidade o Quick Resume não é mais do que aquilo que vulgarmente se denomina de um “Save State”. Ou seja, quando temos um jogo que é colocado em segundo plano, o conteúdo da parte dinâmica da RAM (e não da totalidade da RAM) é despejado para o disco tal como estava naquele momento, sendo lido novamente quando o jogo é retomado, em conjunto com os restantes dados necessários.

Diga-se que, perante a velocidade dos discos, esta situação não é mais do que um Savegame adicional e universal que pode ser efetuado a qualquer altura,  e que permite retomar o jogo exactamente onde estava. Ao contrário dos savegames, à partida absolutamente tudo, incluindo partículas, NPCs, e outras situações, estarão exatamente onde estavam quando o jogo foi largado, uma vez que o guardado não é o progresso do jogador, mas sim o conteúdo da parte dinâmica da RAM.

Isto quer dizer que o Quick Resume funciona mesmo que a consola seja desligada, uma vez que tudo fica gravado no SSD.

Ora assim sendo, porque motivo é que o Quick Resume atrapalha os downloads?

Na realidade não atrapalha… Pelo que pude ver, e o vídeo neste link demonstra-o, não se torna necessário o Quick Resume estar ativo. Basta que um jogo esteja ativo em segundo plano para que o corte ocorra.

Na realidade esta é uma situação normal e que ocorre em todas as consolas que saiba gerir os seus recursos, sejam elas da Microsoft, Sony, Nintendo, ou outras. O que se passa é que com um jogo a correr se torna necessário reservar os recursos do sistema para que este corra em pleno. E estando um jogo ativo na memória, as situações geridas pelo sistema operativos ficam limitadas a nível de recursos disponíveis, abrandando assim os downloads.



Resumidamente esta situação não é uma falha, mas sim algo normal. O Quick resume na realidade não altera nada até porque qualquer jogo que esteja nesse modo não se encontra minimamente ativo e tudo o que a consola tem é uma lista de jogos que estão gravados no disco, de forma a permitir a escolha do load. O que limita é o facto de estar um jogo activo em segundo plano, algo que como já referimos… é absolutamente normal!



0 0 votes
Avalie o nosso artigo
26 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Felipe Horvath
Felipe Horvath
4 meses atrás

Pra que eu possa dizer minha opinião , primeiramente preciso dizer que não sou fanboy de nenhuma empresa , sou jogador de todas as plataformas , inclusive do séries S ( que estou adorando , apesar do hate generalizado pra cima do console ). Esse problema só acontece no Xbox , no ps5 eu não tive esse problema , consigo jogar enquanto outros jogos estão sendo baixados e a velocidade do download continua muito rápida. No Nintendo switch tb não notei essa discrepância na velocidade de download com um jogo aberto.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Felipe Horvath
4 meses atrás

Parabéns pelo vídeo, Felipe.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Sparrow81
4 meses atrás

Muito obrigado!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Felipe Horvath
4 meses atrás

Felipe,

Seria legal você realizar comparativos no seu canal, features que achou melhor no Xbox ou no Playstation. Coisas que gostou ou não gostou.

Eu tenho bastante apreço por assistir conteúdo de gente sincera, honesta, que opina sem nenhum viés. E você me parece ser muito mais fã de games em geral do que de marcas. Então sua opinião tem bastante valor.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Carlos Eduardo
4 meses atrás

Boa tarde Carlos ! Sou muito fã do seu canal , já maratonei algumas vezes kkkk. Continue postando vídeos , aprendo demais com eles. Abraço !

Rui
Rui
4 meses atrás

Eu nao tenho a consola mas se tivesse nunca usaria esse modo, eu tenho por hábito forçar sempre o fecho da aplicação ou jogo.

E na xbox one X a jogar ela saca mais devagar mas isso é algo absolutamente normal.

Sparrow81
Sparrow81
4 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Mário, isso acontece com jogo em segundo plano no ps5? Seria interessante um teste igual no console.

Deto
Deto
4 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

No PS5 eu baixo no talo da conexão, pelo menos sempre que tem jogo em segundo plano e eu vou conferir a velocidade está sempre bem perto de 100mbps, velocidade da minha conexão.

Mas isso é normal para o xbox, apenas que é melhor no PS5.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

então vou ter que verificar no roteador mesmo…. ou não, muita mão de obra UHAUHUHAUHAUH

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

um ubiquiti com OpenWrt + iftop

https://openwrt.org/docs/guide-user/services/network_monitoring/bwmon

fiz os testes aqui…

botei o iftop monitorar toda a LAN

deixei 10min baixando spiderman Remaster sem jogo rodando
e desconectei o HD usb, vai que a banda da USB é compartilhada com ethernet e ai tirei o print

praticamente no máximo na conexão o tempo todo, que é 100mbps

comment image

agora com jogo

Deto
Deto
Responder a  Deto
4 meses atrás

a mesma coisa, 10min jogando Demon’s Souls e para garantir ainda foi coop on line:

praticamente o mesmo, baixando no máximo da conexão
comment image

Interessante notar, que me pareceu que o PS5 depois de um tempo começou a baixar de dois servidores o mesmo spiderman remaster, mais ou menos os primordios da internet onde usava acelarador de download que baixava pedaços diferentes do arquivo de servidores diferentes.

esse iftop é um pouco pesado, no meu roteador é 2c/4t, MediaTek MT7621, ele usa 80% de uma thread.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Deto
4 meses atrás

Vlw pelas informações , eu já desconfiava que o ps5 não tinha esse limitador , mas não podia ter certeza.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
4 meses atrás

Valeu por compartilhar, Deto. Então já podemos afirmar que o ps5 não temimitafoes de download com jogo sendo executado em Gameplay.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Assim que perceber, por favor, nos traga o que se passa.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

eu sempre recomendo a todos o openwrt.

em geral esses roteadores dados pelo provedor é tudo uma zona…. nunca é atualizado, se tem falha de segurança na maioria das vezes nunca é corrigido…

daqui a pouco teu roteador tá em um botnet e tu nem sabe 😛

antes do dólar disparar eu comprei o roteador, esse que uso agora, e um switch semi gerenciável de 8 portas da tp link SG108E, o acess point eu continue usando o velho pq pensei “ano que vem com o wifi 6 eu vejo” e o dólar disparou e agora talvez no fim desse ano eu consiga um wifi 5 para usar aqui.

se não quiser passar trabalho procurando roteador suportado pelo openwrt e depois o trabalho de instalar e atualizar e ficar sem garantia, recomendo roteador da ubiquiti, esse meu edge router-x é otimo e desde o lançamento até hoje tem atualizações constantes de segurança.

so botei o openwrt pq quero Adblock.

esse roteador tb suporta aceleração de hardware na WAN, tanto no firm original quanto no openwrt, e eu posso conectar aproximadamente 900mbps, arredondando dá no limite de 1gbps, de internet aqui que ele aguentaria rotear tudo isso.

Hawf
Hawf
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Hmmm… Se esse for o caso, problema gerados por essa falta de limitação não seriam mais visíveis por uma internet mais lenta?
Seria interessante alguém com uma conexão de 1mb testar

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

sim, pode usar, eu já apaguei tudo que é especifico da minha rede mesmo.

error: Conteúdo protegido