ReactOS já corre aplicações do Windows 8 e 10

O ReactOS é um clone do Windows XP, é gratuito e extremamente leve, correndo as aplicações do Windows e agora do Windows 8 e 10.

Para quem não o conhece, o ReactOS é um sistema operativo open source, e distribuído de forma gratuita. É em tudo semelhante ao Windows XP, sendo um esforço de trazer o interface mais conhecido do mundo para o software livre. Mas mais do que a semelhança gráfica, o ReactOS é mesmo compatível com o Windows graças à inclusão do popular Wine, basicamente uma layer de tradução que permite correr aplicações Windows em outros sistemas operativos como se fossem nativos e sem penalidades no desempenho ou uso de memória.

O ReactOS ainda está nas versões 0.x.x, o que quer dizer que está longe de uma versão final, mas isso não impede que seja, mesmo nesta fase, plenamente funcional e leve, só requerendo 500 MB no disco e 96 MB de RAM, o que o torna num candidato ideal para máquinas que estejam a ficar mais lentas. A última versão é a 0.4.8 e traz um conjunto de novidades muito interessantes das quais se destaca a compatibilidade com aplicações do Windows Vista, 8 e 10, bem como do NTFS que estes sistemas operativos suportam.

 

Se queres mais novidades, ou estás interessado em experimentar este sistema operativo, vai aqui.





Posts Relacionados