Read Dead Redemption 2 nas consolas usa uma mistura complexa de níveis de detalhe para obter a performance.

Agora que Read Dead Redemption 2 está disponibilizado no PC, qual o nível de detalhe equivalente que podemos encontrar nas consolas?

Red Dead Redemption no PC possui vários níveis de detalhe pré definidos, nomeadamente Ultra, High, Medium e Low. Mas quando se personaliza o detalhe podemos ir mais longe, obtendo configurações desactivadas em certos efeitos, e valores intermédios em outros.

Eis então como as versões consolas se comparam ao PC, usando como exemplo o que pode ser visualizado na Xbox One X!

Efeitos equivalentes aos encontrados no PC em modo Ultra

  • Qualidade das texturas.
  • Nível de detalhe da geometria.

Efeitos equivalente aos encontrados no PC em modo High

  • Qualidade das sombras.
  • Qualidade do espelhamento.
  • Soft shadows.
  • Qualidade de refracção da água.

Efeitos que se situam entre a qualidade High e Medium.

Tesselização, Temporal Anti Aliasing, Qualidade da luz volumétrica, Parallax Occlusion Mapping.

Efeitos que equivalentes aos encontrados no PC em modo Medium

  • Qualidade da luz.
  • Screen Space Ambient Oclusion.
  • Qualidade das particulas.
  • Iluminação das partículas.
  • Qualidade do pêlo.
  • Qualidade dos decals (efeitos nas texturas causados pela interacção do utilizador).
  • Qualidade da reflexão da água.

Efeitos que se situam entre a qualidade Medium e Low.

  • Qualidade da iluminação global.
  • Sombras das relvas.

Efeitos que se situam entre a qualidade Low e que até vão abaixo do Low no PC.

  • Qualidade das sombras longínquas.
  • Qualidade dos reflexos.
  • Resolução volumétrica ao perto.
  • Resolução volumétrica ao longe.
  • Qualidade da física da água (1/6)
  • Qualidade das árvores.
  • Nível de detalhe das relvas (2/10)

Efeitos desactivados

  • Fast Aproximate Anti Aliasing
  • Multi Sampling Anti Aliasing
  • Desbloqueio da resolução do volumetric Ray Marching.
  • Screen Space Ambient Occlusion com resolução total.
  • Sombras compridas.
  • Aumento de acuidade por temporal anti aliasing.

Como vemos, as consolas são muito personalizadas. E os efeitos são ajustados de forma a se obter os melhores resultados possíveis no seu hardware. E como vemos tal não corresponde a nenhum nível de detalhe dos pré definidos no PC.





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Carlos
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Carlos

Eu tenho o xonex e pro, a diferença entre as versões do rdr2 é muito, muito grande, quem nunca viu nos dois na mesma tv nunca vai acreditar.

Nelson Cruz
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Nelson Cruz

Mesmo no PC os níveis de detalhe são dinâmicos. São ajustados automaticamente de acordo com o hardware. Não se pode meter em High em dois computadores diferentes e esperar resultados iguais. O pessoal que fez benchmarks com o jogo queixou-se disso. De cada vez que mudavam a gráfica tinham de ajustar os 30 parâmetros para serem sempre iguais.

Shin
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Shin

A versão PC de RDR2 demonstra como uma versão Switch é possivel. Diminui-se em 4x o texel do atlas de textura subconstruido de cada textura e usa-se formato ATSC para comprimir-la, isso gera uma queda de 16x o valor do pixel. Diminui a densidade do Tessellation com base no filtro Anisotropico, que deverá ser X4, portanto, a densidade do material geométrico cai em 3 a 4x por quadro em polígonos médios, cantos podem sofrer Oclusion Culling e reter rendimento.

Como o problema numero 1 do Switch e largura de banda, é preciso diminuir pra 720 linhas dinâmica com filtro temporal, usando DDC 2:1 o Target do Front Buffer pode ocupar 4MB, Luigi Mansion demonstra que se você achatar todas as Deferred Lights em uma única profundidade, você pode fazer enormes quantidade de luz volumétrica de boa qualidade, enquanto Shadowmaps podem ser feitas em menor frequência usando rasterização por conservação.

Esse seria um bom jogo de ser jogado no Switch pois sobraria tempo pra explorar todo o mapa uma vez que não estaria preso em casa pra ficar jogando. Não entendo por que Rockstar ainda não fez nada assim como não fez ainda uma GTA. Acho que tem relação ao fracasso do GTA no PSP.

Rodrigo
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Rodrigo

Isso mostra como a Rockstar conseguiu ir além em um jogo que já tem uma qualidade espetacular nos consoles. No Xbox One X, Red Dead 2 corre a 4K 30fps. Se a Rockstar tivesse dado uma opção, de correr o jogo a 1080p 30fps, provavelmente a versão One X teria todos os efeitos ligados, no nível máximo. Qual seria a configuração do PC para rodar esse jogo com todos esses efeitos ligados, na qualidade ultra e ainda em 4K? E ainda provavelmente um Pc em que o orçamento ultrapassa o preço de um One X, um PS4 Pro e um Switch juntos.