Receitas da divisão de jogos da Sony foram as maiores do mercado. Mas as da Microsoft são as mais interessantes.

Apesar de a Microsoft ter dominado grande parte de 2015 a nível de receitas, a Sony acabou o ano com resultados recorde, e como a empresa ligada aos videojogos que mais receitas teve. Mas surpreendentemente altos são os valores da Microsoft que em nada refletem a sua quota de mercado.

profits

Uma análise ao ano de 2015 e efetuada a meio do ano, mostrava que a Sony, apesar da liderança de vendas da sua consola, estava longe de ser a empresa que mais receitas gerava, com a Tencent (o famoso portal chines e responsável por uma série de mini jogos) a dominar as receitas, seguido pela divisão Xbox da Microsoft, e apenas em terceiro aparecia a Sony.

Mas com o ano acabado, vemos que as coisas mudaram. A Sony alcançou o primeiro lugar com receitas estimadas de 9.69 mil milhões de dólares, seguida pela Tencent com 7.73 mil milhões de dólares e em terceiro surge a Microsoft com 7.25 mil milhões.

A Nintendo ocupa a quarta posição, mas as suas receitas caem tremendamente face aos 3 gigantes, para os 3.92 mil milhões.

Estes são valores recorde da divisão de jogo da Sony e que já não eram alcançados à alguns tempos, mostrando claramente que a PS4 é um sucesso de vendas.

Mas o mais surpreendente destes resultados nem são os valores da Sony, mas sim os da Microsoft!

Apesar de estar em terceiro lugar a empresa possui uma base de utilizadores da sua consola Xbox estimada em 19.5 milhões. Um valor bastante inferior aos 35.9 milhões da PS4 da Sony (84%). E mesmo assim os resultados financeiros não são na mesma proporção, apenas sendo 33% inferiores aos da Sony.

Tal demonstra claramente que, mesmo com menores vendas, a divisão de jogos é um sucesso para a Microsoft, conseguindo valores recordes de receitas.

Fonte: Statista (Nota: os dados deste website não são gratuitos, apesar de a página deixar por vezes consultar os mesmos. Tal significa que o link poderá mostrar uma tabela ocultada por um aviso de adesão)

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (7)

  1. A microsoft posgou uma noticia falando que todoa os exclusivos do xbox one de 2015 venderam mais de 1 milhão (cada exclusivo vendeu maid de um milhão, e não todos juntos) Então ela deve ter vendido uns 6 milhões só de exclusivos e ainda tem o minecraft . . .

    • Apenas em cópias físicas, todos os grandes exclusivos venderam mais de um milhão cada, o que deve significar lucro.

    • Por uma questão de comparação, seria interessante ouvir o mesmo tipo de dados dos dois lados pois esses números incluem vendas digitais, e do outro lado só conhecemos as físicas.

  2. A MS está indo muito bem com o Xbox One, vender 20 milhões de Xone também é uma marca incrível!!
    Esse ano de 2016 está com muitos jogos excelentes!
    Talvez esse ano o PS4 venda ainda mais, porque está com seu melhor ano em lançamentos, se nada for adiado!!
    As pessoas gostam de menosprezar o Xone, os fanboys esquecem que se tiver apenas uma empresa dominando tudo pode ser muito ruim, ainda mais a Sony que não anda muito bem, e justamente seu produto que mais vende e pode tirar ela da crise, ai pode explorar e extorquir o máximo possível e o quanto ela quiser!!
    Jogos exclusivos faz vender consoles mas a maioria joga os multi plataforma e nesse aspecto ela está levando muita vantagem igual foi com Star Wars!!
    O problema que a maioria dos fanboys do PS4 preferem sempre criticar o que a MS faz do que propriamente elogiar o que a Sony faz, os fanboys e alguns aqui do PC Manias, é parecido com o torcedor de futebol que prefere que o time do amigo perca do que o seu vença!
    Igual fizeram com as fracas vendas do Tomb Raider, mas esquecem que Blodborne acho que não vendeu 8% do total de PS4 que existem, então foi um fracasso igual em vendas, sendo que é um jogão ainda mais eu que sou muito fã da franquia Dark Souls!!
    Mas enfim tando PS4, quanto o Xone para esse ano está com excelentes jogos!
    Claro que sempre vai ter alguns tetas que falam que quem não tem nenhum console não tem motivo para comprar um Xone!

    • Vc começou como um gamer em seu comentário e terminou como fanboy atacando as vendas de bloodborne.
      Tombraider vendeu pouco mesmo em comparação com o reboot, este ultimo saiu para 5 plataformas, mas enfim, já bloodborne talvez vc acompanhe os jogos da série dark mas não as suas vendas, pois se assim fosse vc estaria ciente de que bloodborne vendeu relativamente muito para um jogos que pertence a mesma empresa e mesmo tipo de action rpg da série souls, até set/15 blood já havia ultrapassado os 2 milhões de cópias, segundo divulgação oficial da sony, acredito que deve ter vendido um pouco mais ainda neste final de ano pois esteve em promoção em diversos varejistas, chuto que deve ter se aproximado de três milhões em uma unica plataforma, o dark mais vendido em 3 plataformas não vendeu tanto só pra vc ter uma ideia, o restante do seu comentário vc tem razão parabéns.

  3. Engraçado se bem me lembro esses números são inflacionados por receitas de outras divisões como a venda de surface, Windows phone e royalties do Android. Então será que estes números são realmente da Xbox ou maquiagem.. http://www.pcmanias.com/microsoft-pode-perder-a-almofada-que-mantem-os-resultados-financeiros-da-divisao-xbox-aceitaveis/

    • Não se sabe, pode até ser maqueado. Mas nesse cenário acho que a Xbox Live representa uma boa parte do faturamento. As vendas digitais no Xbox One são muito fortes hoje. Creio que não foi atoa que liberaram a utilização de HDs externos sem limite de espaço e desde sempre existem rumores de lançamento de uma versão mais barata do console sem leitor de mídia.
      E não falo apenas da venda de jogos, mas de conteúdo em geral.
      Também acho que ao contrário da geração passada onde existiam muitos jogadores com a conta silver da Xbox Live, hoje não devem existir mais assinantes da Live gratuita.

Os comentarios estao fechados.