Relatos de Windows 10 que se instalaram sem autorização são agora aos milhares

É curioso como ainda recentemente discutiu-se aqui nos comentários dois casos de Windows 10 instalados sem autorização. Mas estes não foram únicos e milhares de casos foram relatados. A Microsoft está a empurrar o Windows 10 pela garganta abaixo dos seus clientes!

Até hoje, seja em que sistema operativo for, a opção de atualizar ou não o mesmo sempre foi escolha do utilizador. E tal é lógico pois trata-se do seu PC, e como tal a escolha de atualizar ou não, é puramente sua.

Ora apesar da oferta do Windows 10 a todos os possuidores do Windows 7 e 8.1, o upgrade sempre foi uma opção do utilizador, e estes teriam de carregar na opção existente para “Actualizar agora” para iniciar a instalação do Windows 10.

Mas dado que, como vimos aqui, o windows 10 está longe de ser um sucesso (apesar dos 200 milhões de instalações que a Microsoft tanto apregoa), e assim sendo, a Microsoft quer mudar essa situação, forçando o Windows aos seus clientes.

Como consequência, se os relatos de que o Windows 10 se descarrega para o disco sem autorização já eram inúmeros, agora… temos outros onde o sistema se instala sozinho sem permissão do utilizador.

O certo é que a empresa de Redmond não se tem poupado a esforços para impingir, quer se queira, quer não, o seu Windows 10. Ainda recentemente o status da atualização foi mudada de “opcional” para “recomendada”, e um patch de segurança foi confirmado como tendo pop ups para o explorer com alertas para a instalação do Windows 10!

Mas agora, segundo se tem vindo a apurar, caso o utilizador tenham um desses pop ups relativo ao upgrade, se este não responder negativamente ao mesmo em 15 minutos, o windows 10 instala-se sozinho.

Ora isto é mais do que publicidade agressiva. Isto é mesmo enfiar o Windows 10 pelas goelas abaixo de quem não o quer! E com políticas agressivas a este ponto ainda há quem se admire de que existam alertas de que a Microsoft está a criar uma imagem terrível junto dos seus clientes.

Existe atualmente um Thread no Reddit que começou com uma queixa de que  “7 computadores com o windows foram relatados como iniciando a atualização para o Windows 10 sem autorização”, onde mais de 3000 pessoas relatam e discutem ocorrências semelhantes, e acrescente-se a esses o caso do amigo do José Galvão, nosso colaborador/leitor, e da minha amiga, que relatamos nos comentários faz alguns dias. Eis alguns dos principais casos relatados.

  • Isto aconteceu à minha esposa. Adivinhem o que ela estava a fazer? A acabar um projecto, e quando se levantou para fazer qualquer coisa e voltou, o computador estava no meio da atualização. Sem aviso, sem confirmação, nada! Felizmente não se perdeu verdadeiramente nada, mas foi extremamente desconcertante.
  • Precisava de consultar uma tabela de broncoscopia rapidamente para uma consulta de um paciente com problemas nos pulmões… mas quando acedi ao computador… estava a fazer o upgrade.
  • Já tive chamadas esta semana de consultórios médicos, dentistas e empresas de construção, entre outras, que foram atingidas pela situação. Em alguns casos o upgrade correu bem e apenas confundiu os utilizadores. Em outros o Windows 10 está a pedir uma password de login que o utilizador criou à anos e que nunca mais usou; certamente muito divertido. Noutros casos, deu cabo do acesso aos ficheiros partilhados. Estou prestes a dar ordens aos meus técnicos para desactivar todas as atualizações automáticas para todos os nossos clientes.
  • Cheguei hoje ao trabalho e encontrei metade dos nossos sistemas e correr o Windows 10. Muitos dos nossos programas agora não correm por questões de compatibilidade. Como é que isto é legal?Fonte

Com estes relatos, Woody Leonhard do website Infoworld resolveu realizar uma experiência usando uma máquina virtual com o Windows 7. O computador foi deixado de noite com o Windows 7 a correr e de manhã o que se verificou foi que o Windows 10 se tentou instalar e que só não foi bem sucedido devido a um erro em um ficheiro. A experiência foi então repetida… e o resultado foi a confirmação das queixas de todas estas pessoas.


Assim sendo a Microsoft foi contactada, e naturalmente… nega que não haja controlo dos utilizadores alegando que estes continuam a possuir a possibilidade de escolher se querem o upgrade ou não, não deixando no entanto de referir, sem ser clara nesse ponto, que alterou a coisa de modo a “facilitar” o upgrade:

Em outubro revelamos que estamos comprometido com o tornar fácil que os nossos clientes de windows 7 e 8 façam o upgrade para o Windows 10. Como referido nessa altura, atualizamos a experiência de upgrade para tornar mais fácil aos nossos clientes a marcação de uma altura onde o upgrade ocorra.

Os clientes continuam a ter o controlo dos seus aparelhos, e podem escolher não instalar o upgrade para o Windows 10, ou remover o mesmo do windows update.

Curiosamente, Woody Leonhard não confirma estas palavras, pois analisou a lista de possíveis atualizações, encontrando o Windows 10 na categoria de atualizações opcionais. Este foi desactivado, mas após um reboot, voltando ao mesmo local, ele estava novamente reactivado. Ou seja, desactivar não fazia qualquer efeito, e quando deixado o computador ligado sem que ninguem lhe mexesse por algumas horas… lá vinha o upgrade.


Podemos ainda referir alguns comentários adicionais que encontramos no Reddit e relativos a esta situação de controlo que o cliente, segundo a Microsoft, continua a ter:

  • Vi uma caixa de mensagens que dizia algo do género “O seu upgrade está pronto. Re-iniciando e instalando em 13 minutos”. Estivesse eu a comer ou a ver TV, o Windows 10 ter-se-ia instalado. Oh e melhor parte é como eles esconderam o botão para declinar o upgrade dentro da opção “mais informação”.
  • Pensei que a minha ex mulher estava maluca quando ela me contou que o seu computador faz um reboot inesperado e começou a instalar o Windows 10. Mas agora sei que não estava maluca… Pelo menos nisto.

Termino com um comentário adicional que diz muito sobre a situação e o motivo pelo qual as pessoas não só não querem o Windows 10, mostrando como estão descontentes com a Microsoft por tudo o que está a acontecer.

  • Sim, isso aconteceu-me esta manhã. Estava a trabalhar e de repente o windows fechou-me todos os programas, fez-me log out, e começou o upgrade. Rapidamente desliguei o computador e consegui-o parar. Mas o meu filho… não teve a mesma sorte. A mesma coisa aconteceu-lhe hoje. É deveras preocupante que eles tenham este tipo de acesso aos nossos computadores ao ponto de instalarem o que querem sem nosso consentimento. Que mais é que estará a ser colocado ou retirado em segundo plano, sem que nós saibamos?

Naturalmente, sendo já a Microsoft a empresa dos 180º, e que reage de acordo comas reações, a empresa já deu a a conhecer o seguinte:

Claro que a Microsoft está a resolver isso. E claro, há uma forma de reverter novamente para o Windows 8 ou Windows 7  embutida no Windows 10!

E assim vai a Microsoft…  Mais uma vez a tomar posturas arrogantes e autoritárias, a fazer curvas de 180º quando as queixas aparecem, e a guiar-se pelas reações públicas em geral. E em vez de colocar o botão para negar a atualização, instala-a de forma forçada e depois recomenda que se volte para trás após o Windows 10 se instalar.

Bem bom…

 

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (5)

  1. Só parece que a Microsoft teve acesso a um relatório ultra secreto que refere que o planeta terra vai implodir dentro de 1 a 2 anos, e está a reagir de acordo…;)

  2. Aconteceu o mesmo, estava com uma prima de 2 anos a assistir alguns vídeos da galinha pintadinha no YouTube (unica forma de a fazer parar de chorar) quando fui desligar o noote estava um aviso de instalação do Windows 10 em 4 minutos. Desliguei o computador. Mais 4 minutos estava de Windows 10 sem apertar um único botão a pedir isto.

  3. Mario consigo impedir esta instalação de alguma maneira?

Os comentarios estao fechados.