Revolução nas baterias significa que poderão carregar 1000 vezes mais rápido e durar 30 vezes mais

Apesar dos avanços da tecnologia, uma área tem vindo a pesar cada vez mais, as baterias. Telemóveis, tablets, portáteis e muitos outros cada vez requerem mais energia e as baterias não acompanham. Mas eis que isso pode mudar.

3dbattery

Uma revolução na tecnologia das baterias poderá estar prestes a acontecer. Cientistas da universidade de Illinois que estudam a área descobriram uma tecnologia que poderá ser a revolução pela qual todos esperamos. E a chave para tal é a miniaturização.

Basicamente o que se criarão são conjuntos de micro baterias, todas elas com cátodos e ânodos em micro escala e que funcionam em conjunto. Trata-se de uma estrutura tridimensional de micro baterias que operam em conjunto.

O resultado é  uma bateria que se carrega em apenas minutos, e capaz de durar até 30 vezes mais do que as actuais baterias de iões de lítio  e que seriam uma revolução tremenda nos nossos smartphones e tablets.

No entanto, apesar de a tecnologia existir, a mesma ainda não está pronta para atingir o mercado devido a alguns problemas com a segurança das baterias devido ao uso de electrólitos inflamáveis. No entanto estas baterias deverão aparecer no mercado dentro de 1 a 2 anos.

Fonte: Mashable

 



Posts Relacionados