Ripar CDs e DVDs vai ser legal no Reino Unido em Junho

Ah criminosos… ah Vilões… ah Piratas… Mas há que não pense assim e a partir de Junho, para uso privado no Reino Unido vai ser legar ripar CD’s e DVDs.

free-cd-ripper-15

A partir de Junho se moras no Reino Unido poderás legalmente ripar os teus média, sejam eles CDs ou DVDs. Após uma análise cuidadosa das leis actuais, as entidades oficiaois concluíram que o consumidor tem o direito de ripar a sua colecção de media. O U.K. Intellectual Property Office refere que a mudança vai ser alargada a outras formas de uso justo sem prejudicar os possuidores de direitos de copyright. Assim, se tens um DVD e o queres colocar no iPad podes fazê-lo sem infringir a legislação.

Assim, uma fonte governamental refere:

Esta medida vai beneficiar as empresas de tecnologia ao remover barreiras e custos e melhorar a entrada nos mercados tecnológicos que se apoiam na possibilidade de o consumidor poder fazer cópias privadas.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Os consumidores poderão inclusive guardar os seus backups na Cloud.

Curiosamente os oficiais referem que a partilha de medias continua a ser ilegal, o que nos parece algo injusto dado que nem todos são obrigados a possuir os conhecimentos de informática para fazer um ripanço de um CD ou DVD, e nem por isso deixam de ter direito a ele. Assim, caso quem faz o download possua o original não vemos como é que isso possa constituir uma ilegalidade.

Curiosamente, num questionário, 85% dos residentes no Reino Unido já achavam que o ripar de um CD ou DVD já era legal.

Na legislação Portuguesa a cópia para uso privado é legal, mas no entanto é ilegal passar por cima de conteúdo protegido. E assim sendo, para todos os efeitos, e dado que tudo está protegido a cópia privada é, para todos os efeitos, ilegal.

Há claro aqueles casos em que o conteúdo está desprotegido. Mas como saber qual é? Afinal o software de ripar tanto trabalha com um DVD desprotegido como protegido, sem avisos e com um simples click de rato, pelo que se torna difícil perceber se estamos a cometer alguma ilegalidade ou não.

Publicidade

Posts Relacionados