Rise of the Tomb raider – Xbox One X vs PS4 Pro

Rise of the Tomb Raider é o jogo que se conhece que mais trabalho levou para demonstrar as performances da Xbox One X. Eis a comparação do resultado final com a PS4 Pro!

  • Suporte HDR
  • Audio Espacial, incluindo Dolby Atmos
  • Melhoria na resolução das texturas para a Lara Croft, cenários e NPCs.
  • Melhor Anti Aliasing
  • Melhor luz volumétrica
  • Melhores reflexos
  • Mais densidade na folhagem
  • Mais detalhe poligonal
  • Melhoria na filtragem das texturas
  • Melhorias no Tress FX para um novo nível (animação do cabelo da Lara).
  • Suporte 4K nativo
  • Melhor qualidade nas sombras

Estas são as melhorias anunciadas para Rise of The Tomb Raider na versão Xbox One X face à versão da Xbox One. Não se sabe se poderá haver mais, mas estas são as que foram dadas a conhecer como existentes.

Na versão PS4 Pro o jogo já tinha tido algumas melhorias face à versão PS4, nomeadamente foi conhecido.

  • Tesselização por hardware (equivalente ao maior detalhe poligonal da Xbox One X)
  • Melhor filtragem anisotrópica (equivalente à melhoria de filtragem das texturas da Xbox One)
  • Melhorias no nível detalhe das personagens ao longe
  • Cabelo Cinemático – Uma melhoria no Tress FX, colocando a animação do cabelo ao nível do visto nas cinemáticas (a alteração da Xbox One vai acima disto)
  • Sun soft Shadows (o mesmo que melhor qualidade nas sombras da Xbox One X)
  • Melhoria na profundidade de campo
  • Suporte 4K Checkerboard

Apesar da maior lista da Xbox One X, ainda assim há aqui situações referidas como melhorias na PS4 Pro que não são indicadas na Xbox One X. Poderemos estar perante diferenças nas melhorias, ou apenas perante um caso onde as coisas não foram todas anunciadas, mas sabemos, por visualização das imagens que situações como a profundidade de campo não foram implementadas na Xbox One X.. 

Como se comparam então as duas versões?



Bem, claramente a Xbox faz justiça ao título de a consola mais potente do mercado, com as melhorias a serem perceptíveis.

Eis algumas imagens comparativas:

A versão PS4 Pro é ,  a nosso ver, a que neste zoom se revela a pior das três apresentadas. Tal deve-se ao facto que tanto o PC como a Xbox One X apresentam texturas de maior definição ao passo que a PS4 Pro usa as mesmas texturas da PS4. Note-se ainda que, apesar de percebermos que as texturas possuem a mesma informação em todas as versões, na Versão Xbox One X os níveis de transparência das diversas camadas foram ajustados e a percepção da sujidade e pisaduras são superiores. Por esse motivo, apesar de as texturas serem identicas às do PC, e conterem a mesma informação que todas as versões, a versão Xbox mostra mais a sujidade e pisaduras.

Mas a nitidez de imagem na Xbox One X não se deve só ao maior contraste criado pelas diferente transparência das texturas, como igualmente ao uso de HDR que a Square Enix não implementou em nenhuma das outras versões. No caso da PS4 acreditamos que a imagem possui sobre ela um Anti alisiang temporal, normalemente usado para a criação do Checkerboard Rendering que lhe cria um ligeiro efeito de névoa! Note-se porém que estas imagens não aparecem assim no ecrã, e o que temos em cima é um Zoom de uma zona que ocupa cerca de 5% do ecrã total!

Eis a imagem global, sem zoom. Note-se que mesmo aqui temos duas cópias da cena, sendo que cada uma das imagens, se mostradas separadas, ocupam o espaço total em baixo existente:



Nesta foto percebe-se as melhorias nas texturas, especialmente os ajustes efectuados para a face de Lara, bem como uma das outras melhorias indicadas, a luz volumétrica do cubo, que possui ligeiramente maior intensidade na Xbox One X (algo que no entanto se pode dever ao facto de a imagem ter suporte HDR e como tal criar mais contraste entre as cores – mesmo numa captura para um ecrã não HDR – e não a esta melhoria)

Eis outra imagem da mesma zona numa fase posterior:

Nesta imagem o que salta mais à vista é a maior nitidez na Xbox One X das texturas na pedra do túmulo por detrás de Lara, a já referida sujidade e pisaduras na face da personagem, e igualmente a maior resolução da textura na face do cubo.



Curiosamente na versão Xbox One X a chama que arde atrás e por cima de Lara na Ps4 Pro possui qualquer problema uma vez que no video (e na foto) quase não é visivel..

Apenas para comparação com as imagens da face em Zoom, vejamos agora uma imagem de um primeiro plano de Lara.

Nesta imagem as diferenças são basicamente nulas, com excepção de ligeiras diferenças na vivacidade das cores que no fundo criam ligeiras diferenças. Qual a consola que apresenta o melhor resultado parece algo discutível.

A imagem que se segue mostra agora as melhorias da Xbox One X na animação do cabelo de Lara:



A diferença está mais visível do lado direito da face onde vemos mais cabelo a esvoaçar livremente. Há curiosamente uma bug qualquer na versão Xbox One X que leva a que o objecto que está à sua direita avance sobre a face de Lara nessa mesma zona.

Nesta imagem não há verdadeiramente outras áreas onde haja diferenças dignas de registo!

Eis mais uma imagem:



Na imagem de cima as paredes da caverna parecem ter menos definição na PS4 Pro, mas rapidamente percebemos ao olhar para as raizes ali presentes que esse não é o verdadeiro motivo. O efeito visual de profundidade de campo não foi implementado na Xbox One X e como tal não há desfocagem dos objectos que não estão em primeiro plano.

A imagem em causa foi usada para promover o melhor detalhe das sombras na versão da Xbox One X, mas dado que a Ps4 Pro também teve essa melhoria a nota é apenas aplicável á comparação com a Xbox One original. Recorde-se que esta colocação lado a lado é da DF e não da Square ou da Microsoft.

Assim, olhando apenas para as sombras, esta imagem não tem verdadeiras diferenças dignas de registo.

Para finalizar:



A presente imagem foi polémica pela acusação de uso de más texturas na PS4, e já a abordamos em artigo separado onde mostramos que tal não é o caso, sendo que o que ela realmente mostra a clara ausência do efeito de profundidade de campo na Xbox One X (A profundidade de campo é um processamento adicional, e o que vemos na Xbox One X é a imagem por defeito). Nota-se tambem que a resolução da textura da pedra aparenta ser algo superior na Xbox One X (difícil de avaliar pela desfocagem causada pelo efeito de profundidade de campo). De resto a imagem é igual.

Eis a versão PC com (igual á PS4 Pro) e sem profundidade de campo (igual á Xbox One X):

Eis o video comparativo da Digital Foundry que mostra imagens das duas versões, mas em movimento:



Conclusões

Torna-se inegável que a versão Xbox One X deste jogo é sem dúvida a versão superior, algo que poderá no futuro passar a ser algo comum em todos os jogos caso a dedicação à programação e ao uso das características da consola aconteça a este nível. E isso é algo que é previsível que venha a acontecer.

No entanto, mesmo com todas as virtudes da Xbox One X, as imagens e video, na nosso humilde opinião, não mostram uma diferença entre as consolas que se possa considerar significativa o suficiente para justificar o custo da mesma. E vamos elaborar!

Queremos dizer com isto que a realidade é que actualmente uma se uma PS4 base com 1 TB se arranja a 289.99€, uma PS4 Pro com o mesmo disco custa 362.70€ ou seja, mais 72.71 euros, tornando a oferta da Pro, mesmo que inferior à da Xbox One X algo que, sem um grande esforço adicional pode ser ponderado com alguma facilidade face ao interessado numa consola Sony (ambas as versões da consola,vendidas sem jogo).

Já numa pesquisa por consolas Xbox, e continuando nos discos de 1 TB, A Xbox One original arranja-se (com jogo) a 229.90€ e a Xbox One S igualmente com jogo custa tanto como a PS4 sem jogo, ou seja 289.99. A Xbox One X custará sem qualquer jogo 499.99€, o que quer dizer que removendo o custo do jogo (que pode ser vendido), basicamente o que temos aqui é uma proposta que custa o dobro da consola base no caso da S e mais do dobro no caso da Xbox Original.



Sem querermos fazer considerações sobre o custo, no mínimo quer-nos parecer que as proporções custo/ganho estão um pouco deturpadas. É certo que o salto oferecido entre a Xbox One e a Xbox One X é significativamente maior que entre a PS4 e a PS4 Pro mas… o dobro ou mais do que o dobro do custo, sem querermos dizer, pelo menos nesta fase, se é merecido ou não, é inegavelmente puxado. 

Da mesma forma, para aquele que escolhe livremente uma consola, a versão PS4 Pro e Xbox One X possuem atualmente uma diferença de cerca de 140 euros no custo, algo que deverá aumentar com as descidas de preço da Pro esperadas na altura do lançamento da X. Há aqui maior qualidade do lado da Microsoft, é inegável, mas desta vez, ao contrário do que acontecia nas comparações PS4/Xbox One onde a PS4 possuia a melhor versão sendo a mais barata ou tendo igual preço, aqui temos normalidade de mercado, com o produto melhor a ser o mais caro. 

Agora teremos perante os valores, cada um terá de analisar por si se acha que o custo da X face ao oferecido a mais pela Pro, justifica.  E nesta fase não faremos ainda afirmações nesse sentido, ficando apenas a nota dos preços.

Mas preços à parte, a realidade acaba por ser que a Xbox One X é a consola mais potente do mercado e actualmente sem comparação por parte de qualquer outro produto. E isso é um facto que a tornará, até que outra saia, a melhor consola para os jogos multi plataforma, e que se torna visível já neste jogo.

Nesse sentido, o das performances, a Microsoft está de volta ao jogo e com uma entrada de leão. Bem vinda de volta!





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