Rumor: 10% de potência reservada para a Xbox One vão passar a 2%

A notícia parte de um “insider”, pelo que não se trata de uma confirmação oficial. Mas no entanto esta situação não deixa de ser uma boa notícia caso se confirme: A potência reservada da Xbox One vai descer.

Xbox1-m

Playstation 4 e Xbox One reservam parte da sua potência e memória para situações relacionadas com o sistema operativo, pelo que desde sempre se expectou que essa situação viesse no futuro a ser optimizada em ambas as consolas.

Ora ao que tudo indica, e a fazer-mos fé em Pete Dodd, um conhecido “insider” responsável por várias fugas de informação ao longo dos tempos que se revelaram fiáveis, a Microsoft vai alterar a forma como reserva alguma da Potência. Assim, Dodd vem dizer o seguinte:

 

Basicamente o que há a reter do seu Tweet é a informação de que os 10% de potência reservada no GPU vão passar a apenas 2, libertando-se assim 8%.

Ora o website Gamechup vai um pouco mais longe, e fala de outro tweet de Dodd que refere que os 10% reservados se dedicavam em 8% para o processamento video e em 2% para o processamento audio (ambos do Kinect).

Nessa conversa Dodd explica que o que será libertado serão os 8% do processamento video que poderão passar a ser usados para outras situações caso o jogo não use detecção de movimentos pelo Kinect, mas apenas detecção de voz. Ficará assim ao cargo dos programadores a decisão, de acordo com as necessidades do seu software. Como aliás sempre deveria ter sido.

 

Estes 8% poderão ser certamente uma pequena ajuda para a Xbox, porque todos os ganhos contam, apesar de ser algo surpreendente que este ganho previsível durante a vida da consola, surja tão cedo, particularmente depois de em tempos ter sido revelado que os programadores de Call of Duty:Ghosts haviam solicitado  à Microsoft acesso total ou parcial a esta potência reservada, uma vez que não usavam o Kinect, e tal lhes foi negado terminantemente.

Esta situação cria porém uma dúvida. Como vai a consola lidar com a questão das chamadas video Skype durante os jogos caso os programadores optem por desligar a reserva para a componente video? E com esta dúvida já há quem refira que esta decisão da Microsoft é a prova de que uma versão da consola sem Kinect está prestes a aparecer.

Publicidade

Posts Relacionados