Rumor: Battlefield 4 corre a 900p na PS4, 720p na Xbox One

De acordo com o conhecido Insider do Neogaf, Thuway, actualmente BF4 corre a 900p na PS4 e a 720p na Xbox One. Ele fala igualmente de Call of Duty: Ghosts.

battle

Uma das regras do maior fórum de videojogos do mundo, o Neogaf, é que para se libertar um rumor sem sem banido há que indicar duas fontes. Caso tal não ocorra se o rumor não se confirmar, o resultado é um utilizador banido.

Thuway é um conhecido insider do Neogaf, com um grande historial de situações reportadas e confirmadas, e que agora vem afirmar que Battlefield 4 correrá a 900p na Playstation 4.

No seu Post no Neogaf, este refere (e desculpem o estilo telegráfico, mas está tal e qual ele escreveu):

Publicidade

Retomando o nosso artigo

 

FINALMENTE LUZ VERDE.

Battlefield 4 na PS4 é 900p. Daí que a especulação possa ser crescente, mas é nesse ponto que eles estão agora.
Ainda COD Ghosts possui problemas com o framerate que deverá ser resolvido antes do lançamento. Ambas as máquinas.
Mais um pedaço de informação, mas trabalhar para obter uma outra fonte para isto será quase impossível, informei o Kagari sobre isso.

Torna-se claro, que Thuway não possui as duas fontes necessárias, e como tal está a arriscar ser banido caso a situação não se confirme. Mas o seu historial parece comprovar que estamos perante uma fonte segura. Para além do mais a situação bate certa com algumas fugas que em tempos existiram vindas da Dice e que apontavam nesse sentido.

A informação prestada fala ainda de problemas de performance com Call Of Duty: Ghosts, e em ambas as máquinas. E se na PS4 tal até poderia ser compreensível dado correr a 1080p, na Xbox One a situação torna-se mais chocante.
Apesar de lidar com uma resolução bastante inferior, mesmo assim a consola possui problemas de performance???

Mas voltando a Battlefield, se juntarmos a afirmação de Thuway com uma outra de Jeremy Conrad, ex editor da IGN e que referia:

Então, tudo parece apontar para 900p na PS4 e 720p na Xbox One.

Considerando que nenhuma das versões está optimizada, esta diferença de resolução aponta para 56% de diferença de performance, o que cai dentro dos parâmetros normais que deveremos ver nestas consolas, e nos valores que, dada a versatilidade do motor, e capacidade de adaptação, eram previstas. Esperemos é que no futuro as optimizações permitam chegar aos 1080p/900p e acreditamos que isso só não acontece por uma questão de falta de optimização devida ao pouco tempo que as empresas tiveram com o hardware, e o facto de a DICE querer no jogo 60 fps estáveis.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A questão agora que parece ficar por responder é: Será que a resolução é a única diferença? Ou será que o nível de detalhe também é superior na PS4?

E porque motivo refiro isto? Pois como o nosso leitor Reinaldo Milheiro chamou a atenção (obrigado Reinaldo), há um Tweet de alguém chamado Nathan Jones, e dirigido a JackFrags que refere:

Traduzindo: “Ele está surpreendido que a versão multijogador da PS4 esteja melhor que a versão de jogador único da Xbox One.”

Para quem não está a perceber do que estamos a falar, JackFrags é um conhecido Youtuber que afirma ter tido acesso privilegiado às consolas, possuindo várias horas de gravação na componente multijogador da PS4 e no modo de campanha da XBox One. E este senhor vai revelar amanhã esses vídeos, sendo que no anuncio dessa situação foi referido que “a comparação deverá surpreender muita gente“.

Ora no seu Tweet, Nathan Jones está a especular sobre o que teria surpreendido JackFrags e que leva a que ele tenha feito essa afirmação, apostando na possibilidade de ser a versão Multijogador da PS4 que está superior à versão de jogador único da Xbox One.

Esta situação comprovaria que a versão PS4 possui um nível de detalhe bastante superior pois a versão de jogador único corre a apenas 30 Fps oferecendo gráficos melhorados. Já a versão multijogador, por ser 60 fps possui piores gráficos. E desta forma se a versão multijogador da PS4 batesse a de jogador único da Xbox One isso significaria que há diferença no nível de detalhe implementado.

Curiosamente a resposta de JackFrags a este Tweet refere apenas:

Para quem não percebeu, DING DING DING, etc, é o som de uma campainha. Tal e qual a que toca quando, numa competição, alguém tem direito ao prémio.

Esta sequência de Tweets pode ser confirmada aqui.

Por isso a dúvida fica: PS4 com maior resolução e maior nível de detalhe?

Amanhã já saberemos, pois os vídeos estarão disponíveis. Esperem por isso notícia sobre o assunto.

Publicidade

Posts Relacionados